Posso comer de tudo sem sentir culpa?

0
9
Banner 300x250

Nutricionista do Fort Atacadista afirma que sim! O segredo é manter o equilíbrio e fazer escolhas saudáveis em 80% do tempo

Pizza, pastel, lasanha, hambúrguer, chocolate, bolo recheado, sorvete, batata frita, cachorro-quente, maionese, bacon e churrasco são alimentos que apenas de pensar dão água na boca. Mas, é possível comer de tudo sem se sentir culpado? A resposta é sim, segundo a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, que enaltece que é possível permanecer saudável sem deixar de comer essas delícias.

O segredo, de acordo com Tizziani, é manter o equilíbrio e fazer escolhas saudáveis em 80% do tempo. “Poucas pessoas conseguem ingerir diariamente apenas saladas, verduras, frutas, frango cozido e batata doce. Sair da rotina e comer o que se tem vontade não é um pecado. Não é um lanche ou uma guloseima que fará você ganhar peso, mas sim a quantidade ingerida ao longo da semana. A dica de ouro é: você pode comer de tudo um pouco”, argumenta.

A culpa depois de comer determinado alimento está diretamente relacionada com a maneira que a pessoa lida com a comida e pode ser um sinal de transtorno alimentar. Tizziani alerta que esse sentimento é resultado da falta de controle, quando a pessoa come compulsivamente e por isso, muitas vezes, escolhe comer sozinho ou escondido para não receber julgamento em relação à quantidade ou o que está comendo. Os comportamentos associados são levantar de madrugada para comer, continuar comendo mesmo sem fome e se alimentar mais rápido do que seria normal.

“É preciso estar atento e observar os sinais, porque estresse, desconforto emocional, insatisfação com a imagem corporal e dietas restritivas podem ser gatilhos para ansiedade e compensação na comida. Se a culpa for constante é necessário acompanhamento multidisciplinar com nutricionista e psicólogo. Agora, também é importante esclarecer que é comum, em algum momento, exagerar no consumo de alguns alimentos, por isso não entre em pânico”, explica a nutricionista ao reforçar que uma alimentação equilibrada ajuda a transformar hábitos.

Entre as orientações da nutricionista para evitar a culpa após a refeição estão: comer sem distrações (televisão ou celular), mastigar devagar (o cérebro demora cerca de 20 minutos para registrar que está saciado), não pular refeições (comer em intervalos regulares é uma alternativa para evitar o consumo excessivo) e aproveitar o momento (se desligue dos problemas e curta a refeição).

DIA F no Fort Atacadista – Para garantir mais conforto e comodidade ao cliente, as ofertas podem ser conferidas de modo virtual, pelo site fortatacadista.com.br/ofertas. O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, possui oito lojas em Campo Grande. Neste sábado, 02 de abril, as lojas funcionarão das 6h à meia noite em todas as suas unidades localizadas nos seguintes endereços:

Loja Cafezais – Av. dos Cafezais, 01 – Jardim Centro Oeste
Loja Coronel Antonino – Rua São Borja, 586 – Vila Rica
Loja Getúlio Vargas – Av. Pres. Vargas, 1336 – Papa João Paulo II
Loja Guanandi – Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 – Jardim Jacy
Loja Parati – Rua da Divisão, 1208
Loja Shopping Norte Sul Plaza – Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300
Loja Tiradentes – Rua Antônio Bicudo, 112 – Jardim São Lourenço
Loja União – Rua Petrópolis, nº 1080 – bairro União

Sobre o Grupo Pereira 

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 94 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 48 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 10 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 640 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

Relacionado

Deixe sua opinião