França venceu todos os jogos de Copa do Mundo em que Mbappé foi titular

0
9
Banner 300x250

Em seu segundo Mundial, astro tem 10 vitórias em 10 jogos sempre que começou jogando na competição. E, por isso, faz Didier Deschamps modificar formação para dar liberdade ao camisa 10

A seleção francesa está a dois jogos de concretizar o sonho de ser bicampeã mundial e colocar a geração comandada por Didier Deschamps em outro patamar da história do futebol. E, caso a equipe europeia supere o Marrocos nesta quarta-feira e depois vença Argentina ou Croácia na decisão, não seria exagero rotular esta equipe histórica como a França de Mbappé. Ao menos é o que deixam claro as estatísticas.

A que chama mais a atenção é o aproveitamento do time quando o camisa 10 começa atuando como titular. Em Copas do Mundo, isso aconteceu 10 vezes – e em todas as 10 a França saiu vitoriosa. Nestes confrontos, Mbappé tem grandes números: nove gols e duas assistências, sendo decisivo em muitos deles. Só passou “em branco” em quatro dessas partidas, apesar de sua influência em campo nem sempre poder ser medida por participações diretas em gol.

Mbappé está em sua segunda Copa do Mundo com a França — Foto: AFP

Nesta Copa do Mundo, por exemplo, Mbappé é um dos jogadores que mais tenta arrancadas de um contra um: foram 36 até agora, mais que Lionel Messi, com uma porcentagem de acerto de 41%. Carregando a bola, ele já criou seis chances concretas para os companheiros – mas apenas uma delas terminou em gol. No total, foram nove chances criadas por Mbappé até agora, com duas assistências.

E, além do papel de garçom, o camisa 10 francês sabe bem definir algumas jogadas. Ele finalizou 22 vezes no gol – ficando atrás apenas de Messi nesta estatística. Em 10 delas, acertou o alvo, mas teve aproveitamento bem melhor que o do argentino: ele marcou cinco vezes, enquanto Messi fez “apenas” dois gols assim – os outros dois foram de pênalti.

França invencível em Copas com Mbappé titular

  • 16/06/2018 – França 2 x 1 Austrália (Grupo C)
  • 21/06/2018 – França 1 x 0 Peru (Grupo C) – 1 gol de Mbappé
  • 30/06/2018 – França 4 x 3 Argentina (Oitavas de final) – 2 gols de Mbappé
  • 06/07/2018 – França 2 x 0 Uruguai (Quartas de final)
  • 10/07/2018 – França 1 x 0 Bélgica (Semifinal)
  • 15/07/2018 – França 4 x 2 Croácia (Final) – 1 gol de Mbappé
  • 22/11/2022 – França 4 x 1 Austrália (Grupo D) – 1 gol e 1 assistência de Mbappé
  • 26/11/2022 – França 2 x 1 Dinamarca (Grupo D) – 2 gols de Mbappé
  • 04/12/2022 – França 3 x 1 Polônia (Oitavas de final) – 2 gols e 1 assistência
  • 10/12/2022 – França 2 x 1 Inglaterra (Quartas de final)

De promessa a protagonista

Sendo assim, é inegável que a influência de Mbappé no estilo de jogo e até mesmo no papel de centro das atenções da seleção francesa aumentou da Rússia até o Catar. No início da Copa de 2018, o atacante tinha 19 anos e estava em sua primeira temporada no PSG, após explodir no Monaco, e havia feito apenas 15 jogos pela França, com quatro gols marcados.

Mbappé em 2018: antes da Rússia, jovem tinha história pequena na seleção francesa — Foto: Catherine Ivill/Getty Images

Apesar de já ser um dos nomes badalados do futebol mundial naquele momento, ainda não tinha o status atual, de candidato a melhor jogador do mundo e dono de um contrato astronômico. Em termos táticos, Mbappé era um dos trunfos daquela França que viria a ser campeã mundial diante da Croácia, mas ainda não era “o cara” da equipe. O time não tinha um estilo de jogo em que as ações do camisa 10 eram centrais. Hoje, é diferente, a ponto de Didier Deschamps ter modificado um pouco sua a formação para deixar a estrela mais livre.

– Em 2018, o Mbappé era o escape de velocidade do time. Já era um grande jogador e ganhou a Copa sendo protagonista, mas era muito mais um jogador de lado, um ponta que entrava na área. Hoje ele é mais um segundo atacante, tanto que joga assim no PSG, num ataque com o Messi e o Neymar como 10. Isso fez com que o Deschamps mudasse um pouco o time para ele não voltar tanto na defesa. A França defende com o Dembelé fazendo uma espécie de terceiro volante, para que o Mbappé fique na frente e puxe contra-ataques – afirma Leonardo Miranda, do blog Painel Tático, do ge.

A mudança para ter Mbappé mais no papel de comandante do time tem justificativa. O camisa 10 chegou ao Catar não só com o rótulo de um dos melhores jogadores do planeta, mas com uma trajetória densa na seleção. Antes do Mundial, já tinha 59 partidas defendendo a França, com 29 gols marcados – um salto com relação ao cenário pré-2018.

O próprio jogador também modificou seu estilo em campo neste intervalo de quatro anos e meio. Com suas arrancadas com grande poder físico e de velocidade e a capacidade de cortar para o pé direito e finalizar de forma certeira – como nos golaços contra a Polônia – Mbappé é muito perigoso caindo pelo lado esquerdo do campo. Porém, não é incomum que o camisa 10 apareça em outros setores, inclusive mais centralizado.

– O lado preferencial do Mbappé é o lado esquerdo. A diferença é que como ele se tornou um jogador mais completo, ele flutua mais e passa a circular pelo campo. No primeiro gol contra a Inglaterra, ele tabela, vem por dentro e dá o passe que termina na finalização de fora da área. Mas é pela esquerda que ele corta, faz essa jogada e vem se tornando mais finalizador. Ele esperando a bola na esquerda faz o time procurar mais ele – comenta Leonardo Miranda.

Com tanta importância, Mbappé só não começou jogando pela França em Copas do Mundo no último jogo da fase de grupos, tanto em 2018 como em 2022. Ou seja: é indispensável para o sucesso do time no torneio. Em 2022, a trajetória do camisa 10 no Mundial pode ter ainda mais destaque: o jogador é o artilheiro do torneio até o momento, com cinco gols marcados, e pode levar não só o troféu de melhor marcador, mas como o de craque da competição.

É com essa expectativa que o astro do PSG irá a campo diante de Marrocos, nesta quarta-feira, quanto a França tenta chegar à sua segunda final de Copa do Mundo consecutiva. A bola rola no Estádio AL Bayt às 16h (de Brasília). O ge, a TV Globo e o sportv transmitem o jogo ao vivo.

Fonte: GE

Relacionado

Deixe sua opinião