O ator pedrojuanino, Rodrigo Reichardt, está entre os finalistas do “Prêmio PLATINO”

0
27
Banner 300x250

Os filmes paraguaios com mais pré-seleções são Lucette, com 13 indicações, e Ka’avo e Pedro Undercover: Um amor encoberto, ambos com 7. O ator de Pedro Juan, Rodrigo Reichardt, para o filme “Lucette” foi um dos pré-selecionados na categoria “Melhor Interpretação Masculina”.

Orsai, a série é a série paraguaia que lidera esta lista com 6 pré-seleções

• Amambay Narvaez, Borja Garcia-Enriquez, Chrystina Knapp e Rodrigo Reichardt por Lucette e Coral Gabaglio, Enrique Pavon, Lali Gonzalez e Renato Gomez por Pedro Undercover: Um amor encoberto são os artistas paraguaios que concorrerão ao prêmio nas categorias de cinema

• Amanda Gómez, Belén Fretes, Héctor Silva e Roberto Grange para Orsai, a série entra na corrida ao PLATINUM nas categorias de atuação de minissérie de ficção e telessérie

• Os PLATINOS incluem um novo prémio para o Melhor Filme do Género Comédia Ficcional Ibero-Americana.

Madri, 2 de fevereiro de 2023. – Os Prêmios PLATINO Ibero-americanos do Audiovisual anunciaram as produções finalistas dos 23 países em cada uma das categorias que participarão de sua X Edição, que será realizada no sábado, 22 de abril, no IFEMA Municipal Palácio, Madri. Desta fase de pré-seleção, realizada pela FIPCA em colaboração com as associações de produtores e as Academias de Cinema Ibero-Americanas, as obras paraguaias com mais pré-seleções são os filmes Lucette, com 13 indicações, e Ka’avo e Pedro Undercover : Un amor encubierto, ambos com 7.

Os PLATINOS, que renovam sua imagem corporativa para sua décima edição, também trazem novidades: os prêmios da indústria audiovisual ibero-americana agregam uma nova categoria ao Melhor Filme do Gênero Comédia Ficcional Ibero-americana. Podem participar produções cinematográficas com mais de 60 minutos de duração e que sejam consideradas filmes de ficção do gênero comédia, sem protagonista de documentário ou filme de animação.

Com um total de 812 obras ibero-americanas estreadas, 2021 foi um ano de acerto para a produção audiovisual após a situação de pandemia que o setor enfrentou em 2020. A indústria disparou com as 994 obras estreadas em 2022 (com 834 filmes e 160 séries) , das quais um total de 237 produções foram selecionadas (com 194 filmes e 43 séries) para estar entre os 20 candidatos à indicação por categoria, lista que será divulgada em breve.

Da lista de 20 indicações por categoria, serão selecionados os quatro finalistas de cada uma das 23 categorias dos Prêmios PLATINO. Por fim, os vencedores serão anunciados no sábado, 22 de abril, na cerimônia de premiação a ser realizada no IFEMA Madrid Municipal Palace, o mesmo local que sediou o evento em 2021 e 2022.

Os Prêmios PLATINO reconhecerão mais uma vez o melhor da indústria audiovisual ibero-americana, que demonstra, por mais um ano, a competitividade do setor de língua espanhola e portuguesa; e 21 países têm pré-candidatos aos prêmios, sendo que os países com mais pré-seleções nas categorias de filmes são Espanha, Cuba, México, Argentina, Brasil, Chile, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela; enquanto os países com maior representação nas séries são, por ordem de número de pré-candidatos, México (23), Colômbia (22), Argentina (20), Espanha (19) e Chile (16).

AQUELES SELECIONADOS PARA O X PLATINO AWARDS

Na categoria de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, o Paraguai concorrerá à indicação com as produções Ka’avo, de Héctor Rodríguez, Lucette, de Mburucuyá Fleitas e Óscar Ayala Paciello, e Pedro Undercover: An Undercover Love, de Robert Rodríguez. Na nova categoria premiada do PLATINUM, Melhor Filme do Gênero Comédia de Ficção Ibero-Americana, será pré-candidato o já citado Pedro Undercover: Un amor encubierto. Por sua vez, os diretores escolhidos para representar o país que escolherão estar presentes entre os finalistas na seção de Melhor Diretor são os já mencionados Héctor Rodríguez (Ka’avo) e Mburucuyá Fleitas e Óscar Ayala Paciello (Lucette).

Enrique Pavón por Pedro Undercover: A Covert Love e Rodrigo Reichardt por Lucette foram finalistas na categoria de Melhor Performance Masculina. Por seu lado, Amambay Narváez por Lucette e Lali González por Pedro Undercover: A Covert Love serão nomeados para Melhor Performance Feminina.

Os atores e atrizes coadjuvantes paraguaios que optarão pela indicação serão Chrystina Knapp (Lucette) e Coral Gabaglio (Pedro Undercover: A Covert Love) de Melhor Performance Feminina Coadjuvante e Borja Garcia-Enriquez (Lucette) e Renato Gomez (Pedro Undercover: A Covert Love) em Melhor Performance de Elenco Masculino. 

Na categoria de Melhor Minissérie ou Telessérie Cinematográfica, Orsai, a série, de Emiliano Gómez será a produção televisiva que optará pela indicação para o Paraguai. Por sua vez, quem opta pela indicação de Melhor Criador de Séries é o já citado Emiliano Gómez por Orsai, a série.

Héctor Silva ha sido preseleccionado por Orsai, la serie en la categoría de Mejor Interpretación Masculina en Miniserie o Teleserie Cinematográfica, mientras que en la categoría a la Mejor Interpretación Femenina en Miniserie o Teleserie Cinematográfica Amada Gómez está entre las precandidatas, de nuevo, por Orsai , a série.

Por sua vez, Belén Fretes opta pela candidatura de Melhor Elenco em Minissérie ou Telessérie por Orsai, a série da categoria feminina, enquanto Roberto Grange, seu co-protagonista em Orsai, foi finalista para a contraparte masculina. 

Na categoria de Melhor Documentário Longa, foi finalista de Paraguay Eami, de Paz Encina. Ao prêmio que reconhece o compromisso dos produtores com os novos talentos da indústria ibero-americana, o Prêmio PLATINO de Melhor Estreia Ibero-americana, parte com opção pela indicação Lucette, de Mburucuyá Fleitas e Óscar Ayala Paciello.

No caso do reconhecimento de Melhor Roteiro, Katia Marmori optará pelo libreto de Ka’avo, categoria em que também concorrem Mburucuyá Fleitas e Néstor Amarilla Ojeda com Lucette. Também há pré-candidatos paraguaios a Melhor Direção de Arte, categoria que conta com a presença de Ka’avo e Lucette, enquanto os referidos Lucette e Pedro Undercover: A Covert Love tentarão se aproximar do prêmio de Melhor Música Original.

Nas demais indicações técnicas, haverá representação paraguaia no reconhecimento de Melhor Direção de Montagem, categoria na qual os citados Ka’avo e Lucette lutarão pela indicação. Na nomeação para Melhor Direção de Fotografia, Ka’avo e Lucette poderão novamente optar pelos mesmos trabalhos que estão indicados para Melhor Direção de Som.
 
Por fim, a candidata do Paraguai ao Prêmio PLATINUM de Cinema e Educação em Valores é Eami, da Paz Encina.

A X edição dos Prémios PLATINO é possível graças ao apoio e intensa colaboração da Comunidade de Madrid e da Câmara Municipal de Madrid com a indústria audiovisual ibero-americana.

Os Prémios PLATINO são promovidos pela EGEDA (Entidade Gestora dos Direitos dos Produtores Audiovisuais), com a FIPCA (Federação Ibero-Americana dos Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) e contam com o apoio da Organização Mundial do Turismo, WAWA e das Academias e Institutos Ibero-americanos do Cinema, assim como com a colaboração de patrocinadores como Iberia, Volvo, LaLiga, ¡Hola!, AIE, TNT, Movistar+, RTVE ou Agencia EFE; e reúnem os grandes talentos das indústrias dos 23 países ibero-americanos para enaltecer as produções já os criadores mais destacados de cada ano com vinte e três prêmios e um Prêmio de Honra PLATINUM. 

Desde a sua primeira edição em 2014, têm trabalhado na divulgação dos audiovisuais ibero-americanos, para que os sucessos alcançados nos mais prestigiados festivais se traduzam também em excelentes resultados nas salas comerciais e que os nossos filmes e séries de ficção tenham a distribuição que merecem .

Relacionado

Deixe sua opinião