A atividade física é conhecida por ser recompensada para a saúde física e mental em todas as faixas etárias. Na adolescência, quando as emoções estão à flor da pele, é ainda mais importante manter o corpo em movimento para reduzir o estresse, os sintomas de ansiedade e depressão e aumentar a autoestima e a sensação de bem-estar. Para entender melhor a importância da atividade física na adolescência, conversamos com o Professor Doutor Rodrigo Antunes Lima, um pesquisador na área de atividade física e saúde de crianças e adolescentes. Aqui estão 5 fatos que você precisa saber:
- Impulso no desenvolvimento: Ser ativo fisicamente durante a adolescência pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar, além de melhorar o desenvolvimento ósseo, muscular e ajudar no controle do peso corporal. A atividade física também pode reduzir o risco de obesidade e outras doenças crônicas.
- Plantando agora para colher depois: A adolescência é uma fase de consolidação pessoal e de hábitos. Os hábitos adotados durante essa fase têm grandes chances de serem pedidos na idade adulta. Praticar atividade física durante a adolescência pode contribuir para um futuro mais saudável.
- Descobrindo a identidade por meio da atividade física: Na adolescência, o corpo passa por muitas mudanças, e a prática de atividade física pode ajudar os adolescentes a lidar com essas mudanças e conhecer melhor a si mesmos.
- Uma excelente oportunidade para fazer amigos: A atividade física pode ser uma ótima oportunidade para socializar de maneira saudável. A socialização é um aspecto central para a saúde mental dos adolescentes, e a atividade física pode ter um impacto positivo nas emoções
Fonte: Ministério da Saúde