Muitas pessoas acreditam que o talento é o fator mais importante para alcançar o sucesso, mas na verdade, o trabalho duro é o que diferencia as pessoas bem-sucedidas daquelas que não alcançam seus objetivos.
Ao entrevistar diversas pessoas de sucesso, o autor Richard St. John constatou que todas elas trabalharam muito para alcançar seus objetivos. Martha Stewart, por exemplo, afirmou que é uma trabalhadora muito ansiosada e trabalha o tempo todo. Rupert Murdoch, magnata da mídia, disse que nada vem fácil e que é necessário trabalhar muito, mas que ele se diverte nesse processo. Jim Pattison, presidente do Jim Pattison Group, considera os negócios sua diversão e prefere estar em suas fábricas do que na praia. Bill Gates, mesmo após se tornar multimilionário, mantinha quase todas as noites e tirava apenas duas semanas de folga em sete anos.
Oprah Winfrey é outra pessoa bem-sucedida que trabalha muito. Ela afirmou que nunca vê a luz do dia, chegando ao trabalho às 5h30 da manhã e saindo às 7 ou 8 horas da noite. O autor do texto também se considera um “workafrolic” e já passou muitos dias sem dormir, apenas porque estava se divertindo trabalhando.
Muitas pessoas acreditam que o talento é o fator mais importante para o sucesso, mas as entrevistas realizadas pelo autor mostram que o trabalho árduo é fundamental. Arthur Benjamin, considerado o melhor gênio da matemática da América, afirmou que seu “talento” se deve ao tempo e ao trabalho dedicado a essa área. Michael Jordan, por sua vez, teve que trabalhar duro para se tornar o maior jogador de basquete de todos os tempos.
Conclusão: O trabalho árduo é a segunda característica das pessoas bem-sucedidas. Muitas pessoas subestimam o trabalho e superestimam o talento, mas no final, é o trabalho que vence a inteligência. As pessoas bem-sucedidas são workafrolics e se divertem trabalhando. Por isso, se você quer alcançar o sucesso, deve estar disposto a trabalhar duro e se dedicar ao que faz.
(Richard St. John, um canadense empresário e palestrante da fundação TED)