Por que os idosos acordam cedo?

0
15
Banner 300x250

Os adultos mais velhos podem acordar cedo por vários motivos, como fatores ambientais ou condições de saúde. Saiba mais sobre os fatores que afetam o sono à medida que uma pessoa envelhece, bem como dicas de sono para adultos mais velhos. 

Por que os padrões de sono mudam com a idade

As alterações normais do sono em adultos mais velhos incluem ir dormir e acordar mais cedo. O processo de envelhecimento pode fazer com que os ritmos circadianos de uma pessoa , flutuações corporais diárias que incluem o padrão sono-vigília, enfraqueçam. Essas mudanças no ritmo circadiano podem causar sono interrompido e mais cansaço durante o dia. 

Além disso, os adultos mais velhos tendem a ter um sono menos profundo , fazendo com que acordem com mais frequência durante a noite. Devido a essa tendência, os adultos mais velhos podem sentir que dormem mais levemente em comparação com quando eram mais jovens, e a transição entre dormir e acordar pode parecer abrupta. 

“Com o avanço da idade, a necessidade de sono não diminui, mas sim a capacidade de dormir de forma contínua e ininterrupta.” Dr. Abhinav Singh , médico do sono.

No entanto, o envelhecimento normal não é totalmente responsável para alterações do sono em idosos. De fato, pesquisas descobriram que muitos adultos mais velhos têm problemas de sono como resultado de problemas de saúde subjacentes. Muitos outros fatores podem contribuir para essas alterações do sono, incluindo enjôo, dor ou uso de medicamentos que atrapalham o sono. 

O que faz com que os idosos acordem tão cedo?

Os adultos mais velhos tendem a acordar cedo por vários motivos, Institutos Nacionais do Envelhecimento (NIA)A NIA lidera um amplo esforço científico para entender a natureza do envelhecimento e prolongar os anos de vida ativos e saudáveis. Além das consequências gerais do envelhecimento normal, os idosos podem ter distúrbios do sono decorrentes de várias causas, como fatores ambientais, fatores hormonais e de saúde e doenças crônicas. 

Causas Ambientais 

Muitas mudanças ambientais e de estilo de vida ocorrem à medida que as pessoas envelhecem, o que pode contribuir para problemas de sono. Por exemplo, idosos aposentados podem não ter um horário fixo, o que pode afetar seus hábitos de sono. Além disso, indivíduos aposentados tendem a ser menos ativos fisicamente e menos envolvidos em atividades sociais, o que pode contribuir para distúrbios do sono. 

Muitos adultos mais velhos podem se mudar para novas casas ou instalações de cuidados de longo prazo mais tarde na vida. Essa transição pode ser física e mentalmente desgastante, e esses estressores também podem causar problemas de sono ou piorar problemas de sono existentes. Outros fatores ambientais, como ruído , temperatura ambiente e exposição à luz , também podem afetar o sono em adultos mais velhos. 

Apnéia do sono 

A apneia do sono é um distúrbio do sono que causa pausas na respiração durante o sono, muitas vezes devido a uma obstrução nas vias aéreas para os pulmões. Os dois tipos de apnéia do sono, apnéia do sono obstrutiva e apnéia do sono central , são os distúrbios do sono mais comuns na vida adulta. Pesquisas mostram que a prevalência de apneia do sono é 1,7 vezes maior em adultos com mais de 60 anos, em comparação com adultos de 40 a 60 anos. 

A apneia do sono se apresenta da mesma forma em adultos mais velhos e mais jovens. Muitas vezes envolve roncar e acordar de manhã ainda sentindo-se cansado. Em adultos mais velhos, outros sintomas como problemas cognitivos e acordar durante a noite para urinar também são mais comuns.

Melatonina e outros hormônios

Os hormônios relacionados ao sono e como eles afetam o padrão de sono de um indivíduo podem mudar com o envelhecimento normal. 

A melatonina é um hormônio produzido pelo corpo que ajuda a regular o sono. Os níveis de melatonina são mais baixos pela manhã e ao longo do dia. Então, a melatonina aumenta à noite, levando a pessoa a se sentir cansada. Em adultos mais velhos, os níveis noturnos de melatonina podem não aumentar tanto em comparação com adultos jovens. Esses níveis mais baixos de melatonina podem contribuir para problemas de sono em adultos mais velhos.

Além da melatonina, a produção de outros hormônios, como cortisol, testosterona e hormônio do crescimento, também tende a se alterar com o envelhecimento. Essas alterações hormonais podem resultar em acordar mais cedo ou em outros padrões de sono interrompidos. 

Relacionado

Deixe sua opinião