Governo Federal inclui Ponta Porã no Pronasci 2 para impulsionar medidas de segurança e prevenção à violência

0
135
Homicídio registrado em maio deste ano em Ponta Porã (arquivo)
Banner 300x250

Campo Grande – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou a inclusão de três cidades de Mato Grosso do Sul no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). Campo Grande, Dourados e Ponta Porã fazem parte dos 163 municípios brasileiros selecionados para o programa, que é um dos principais projetos do Governo Federal voltados para prevenção, controle e repressão da criminalidade. O foco do Pronasci 2 é atuar em regiões que concentram 50% das mortes violentas intencionais, de acordo com os indicadores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O objetivo do Pronasci 2 nesses territórios é não apenas combater a criminalidade, mas também promover uma cultura de paz, apoiar o desarmamento e combater sistematicamente os preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural.

Em 2021, a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, registrou 140 mortes violentas intencionais, sendo apenas 4,3% dessas resultantes de intervenções policiais, abaixo da média nacional, que é de 12,9%. No mesmo ano, 69% das vítimas de mortes violentas eram negras, e ocorreram 511 casos de violência física contra mulheres em suas residências, com uma taxa próxima à média nacional.

Dourados, outra cidade incluída no programa, teve 55 mortes violentas intencionais em 2021, sendo 7,3% delas decorrentes de intervenções policiais. A taxa de homicídios na cidade atingiu 24,1 por 100 mil habitantes. Em 2020, 54,4% das vítimas de mortes violentas eram negras, e a taxa de homicídios entre jovens de 15 a 29 anos chegou a 35,1 por 100 mil jovens.

Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã registrou 91 mortes violentas intencionais em 2021, sendo 11% dessas relacionadas a intervenções policiais. A cidade alcançou uma taxa de 95,5 mortes violentas por 100 mil habitantes, e em 2020, 77,5% das vítimas de mortes violentas eram negras.

Com a inclusão dessas três cidades no Pronasci 2, espera-se que a segurança pública seja fortalecida e que a cultura de paz seja estimulada, promovendo um ambiente mais seguro e inclusivo para os cidadãos dessas regiões.

Relacionado

Deixe sua opinião