A novela “Terra e Paixão”, da Globo, que se passa em Mato Grosso do Sul, ensinou uma receita de chipa no capítulo desta terça-feira (7). No entanto, a receita apresentada pelo folhetim foi diferente da tradicional, o que dividiu opiniões nas redes sociais.
Na cena, a protagonista Aline (Bárbara Reis) decidiu cozinhar com o filho João (Matheus Assis) para “se alegrar e mandar a tristeza embora”. “O que você acha da gente fazer uma chipa?”, convidou ela, tarde da noite. “Huum, chipa! Meu preferido”, respondeu o menino.
Aline então preparou a massa da chipa com polvilho, queijo, ovos, sal e, para a surpresa de muitos, mel e canela. “É pra dar um toque especial”, explicou ela.
A receita apresentada pela novela foi recebida com entusiasmo por alguns telespectadores, que elogiaram a criatividade da autora. “Amei a ideia de colocar mel e canela na chipa”, escreveu um internauta. “Ficou um sabor diferente, mas muito gostoso”, comentou outro.
Por outro lado, muitos moradores de Mato Grosso do Sul criticaram a receita, afirmando que ela não é tradicional. “Chipa com mel e canela? Isso é uma aberração”, disse um internauta. “A Globo não sabe de nada sobre nossa cultura”, comentou outro.
A novela “Terra e Paixão” estreou em junho de 2023, e até então não havia mencionado a chipa, um dos pratos típicos de Mato Grosso do Sul. A receita apresentada no capítulo desta terça-feira foi a primeira vez que o folhetim abordou o assunto.