Resultado do Enem 2023 será publicado nesta terça

0
20
Banner 300x250

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, serão divulgados nesta terça-feira (16). A consulta às notas estará disponível na Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

O Ministério da Educação (MEC) informou que as notas dos “treineiros” – participantes que realizam o exame para autoavaliação, sem concorrer a vagas – serão divulgadas em março. O número total de participantes no exame ultrapassou 3,9 milhões.

O espelho das redações, contendo a avaliação, será disponibilizado 90 dias após a divulgação dos resultados. O MEC destaca que as redações são avaliadas conforme as cinco competências da matriz de referência, podendo alcançar até 1000 pontos. Entretanto, alguns fatores podem resultar em nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Além de avaliar o desempenho escolar ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados em processos seletivos e como critério para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Relacionado

Deixe sua opinião