Nesta quarta-feira foi realizada a extradição do cidadão alemão Robin Maltés Schneider, de 34 anos, procurado no seu país por fraude num caso particularmente grave.
O agente fiscal de Assuntos Internacionais Abg. Manuel Doldan realizou os trâmites correspondentes para efeitos da extradição do cidadão alemão Robin Maltés Schneider. O procedimento obedeceu a uma ordem judicial do Juizado Penal de Garantias nº 1, assinada pela juíza Clara Ruiz Díaz.
O cidadão alemão foi detido no paraguai em Agosto do ano passado pela Polícia Nacional, depois de lhe ter sido emitido um mandado de detenção internacional por fraude massiva e outros crimes.
A prisão foi realizada em via pública, no dia 24 de agosto de 2023, na esquina das ruas Lillo e Dr. Morra, na cidade de Assunção.O estrangeiro era procurado em seu país como suposto responsável por um golpe milionário em plena pandemia de Covid-19. Segundo as autoridades alemãs, o maltês Schneider defraudou a Associação dos Médicos de Seguros de Saúde do Estado da Baixa Saxónia ao facturar os custos dos testes à Covid-19 (PoCantigen), que acabaram por não ser realizados.