Fazenda de “Terra e Paixão” é alvo do MP por despejo ilegal de agrotóxicos, desvio de rio e desmate

0
16
Banner 300x250

Localizada no Mato Grosso do Sul, propriedade onde novela foi gravada teria cometido irregularidades ao longo dos anos; entenda

Escrita por Walcyr Carrasco, a novela das nove “Terra e Paixão” é um dos assuntos mais comentados dessa semana. A história dos embates entre Antônio La Selva, Caio e Aline vai se encerrar nesta sexta-feira (19) e a propriedade rural conhecida como Fazenda Annalu, local onde ocorreram as gravações, está sendo investigada por diversos infrações ambientais.

Entre eles, despejo ilegal de agrotóxicos, desmatamento, sonegação de impostos no valor de 79 milhões e desvio do curso de rio. As informações são do observatório De Olho nos Ruralistas, que obteve acesso ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), elaborado em março de 2022 pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS), antes do início da produção da novela. 

O imóvel coordenado por Aurélio Rolim Rocha, jovem titular da pasta de Agricultura no governo de Jair Bolsonaro e diretor do grupo Valor Commodities, possui mais de 50 mil hectares no estado. Na época, o documento do MP exigia a “outorga do direito do uso de recursos hídricos e a regularização ambiental da atividade de piscicultura explorada na propriedade”, a “promoção da recuperação ambiental de toda a área de 335,34 hectares (20,6% de toda a propriedade)”, “”a recuperação ambiental da Área de Preservação Permanente das margens do Rio Dourados” e “a regularização ambiental da atividade de pecuária explorada na propriedade”.

Irregularidades

Para estabelecer a aquicultura, foram realizadas múltiplas intervenções no leito de um córrego na região do Rio Dourados. Conforme evidenciado por imagens do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), houve uma modificação significativa no curso d’água. Além disso, a propriedade rural ainda emprega a prática de pulverização intensiva de agrotóxicos para a monocultura de grãos, impactando propriedades nas vilas agrícolas próximas.

Fonte: revistaforum

Relacionado

Deixe sua opinião