Na madrugada desta segunda-feira, a perícia da Interpol localizou e prendeu um homem foragido após um trabalho de inteligência. Trata-se de Alcides Meireles Morais, 48 anos, conhecido em Pedro Juan Caballero como “cientista”, cidadão brasileiro com documento paraguaio, procurado pela justiça brasileira por falsificação de moeda, conforme o artigo 289 do Código Penal Brasileiro.
Alcides é acusado de fabricar, a partir de agosto de 2006, no Paraguai e em Ponta Porã (MS), uma grande quantidade de notas falsas de real (moeda brasileira), que foram apreendidas em 24 de fevereiro de 2007, por volta das 16h, na rodoviária de Samambaia/DF.
A pena máxima para esse crime é de 12 anos. A prisão foi realizada em cumprimento a um ofício judicial datado de 19/05/2024, expedido pelo Juizado de Garantias Criminal nº 10 da capital. Alcides estava sendo procurado desde 16/04/2024 pela justiça do país vizinho.
O “cientista” Alcides foi preso na cidade de Mariano Roque Alonso, após a polícia rastreá-lo através das redes sociais, onde ele anunciou um evento de boxe que havia planejado. A Interpol do país emitiu um alerta “código vermelho” sobre o caso e espera-se que nos próximos dias ele seja extraditado para o Brasil para responder ao processo judicial.