Governo Federal determina que Exército, Marinha e Aeronáutica ajudem no combate aos incêndios do Pantanal

0
31
Banner 300x250

O Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, determinou nesta sexta-feira (28) que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica apoiem às ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Neste ano, mais de 680 mil hectares foram consumidos pelo fogo no bioma que abrange os dois estados.

Ainda em 2024, mais de 3,4 mil focos de incêndio foram registrados em todo o Pantanal. O número é 2000% maior do que o de 2023, quando 157 focos de calor foram detectados.

A portaria assinada pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, estabelece que sejam disponibilizados seis helicópteros, dois aviões e embarcações para transporte de militares e brigadistas, além de equipamentos como rádios, rastreadores via satélite e antenas de internet.

Ao todo, o investimento previsto é de R$ 60 milhões para o apoio.

Ainda de acordo com a portaria, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) também deve apoiar a operação com o “fornecimento de imagens de sensoriamento remoto, dados de interesse e equipamentos de comunicação”.

G1

Relacionado

Deixe sua opinião