Queda de avião em SP: “Não há sobreviventes”, dizem prefeituras

0
125
Banner 300x250

Prefeituras de Vinhedo e de Valinhos afirmaram que não há sobreviventes da queda de um avião com 62 pessoas

As prefeituras de Vinhedo e de Valinhos, no interior do estado de São Paulo, afirmaram que não há sobreviventes da queda de um avião com 62 pessoas na região nesta sexta-feira, 9 de agosto.

O Departamento de Gestão e Jornalismo de Valinhos chegou a publicar uma nota oficial sobre o tema: “A Prefeitura de Valinhos participou da operação conjunta para assistência ao acidente aéreo que ocorreu na cidade de Vinhedo, no bairro Capela, na tarde desta sexta-feira”

O que aconteceu?

Um avião de passageiros caiu por volta das 13h30 da tarde desta sexta-feira, 9 de agosto, em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Segundo a prefeitura de Valinhos, cidade vizinha que ajuda no trabalho de resgate, não houve sobreviventes. Com capacidade para 68 pessoas, o avião transportava 62, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes, informou a companhia aérea Voepass.

O avião de matrícula PS-VPB é um ATR 72-500 da Voepass, antiga Passaredo, que fazia o voo 2Z-2283 de Cascavel (PR) para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.O avião caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, enquanto iniciava a descida para pousar em Guarulhos. Vídeos que circulam na internet (abaixo) mostram o avião caindo em espiral antes de atingir o solo.

É o primeiro acidente de aviação comercial no Brasil desde o voo da Noar que caiu no Recife, em 2011, matando todos os seus 16 ocupantes. No evento de lançamento da fragata Tamandaré, a primeira das quatro novas fragatas da Marinha do Brasil, em Itajaí (SC), Lula pediu um minuto de silêncio em razão do acidente em Vinhedo.

Os governadores Tarcísio de Freitas (SP) e Ratinho Júnior (PR), que estavam no encontro do Cosud Espírito Santo, decidiram antecipar o retorno aos respectivos estados ao receber a notícia do acidente.

Nota da FAB

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que “por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).

Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.”

Nota da Anac

Em nota, a Anac lamentou “profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nessa sexta-feira (9) e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”. A Agência afirmou que está “monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.

O Antagonista

Relacionado

Deixe sua opinião