Deputados do MS aprovam uso de contratos de Cannabis para tratamentos médicos

0
15
Banner 300x250

Nesta terça-feira (dados), os deputados de Mato Grosso do Sul aprovaram o projeto de lei do deputado Pedro Kemp (PT), que autoriza o acesso a produtos à base de derivados vegetais da Cannabis sativa, como fitofármacos, para o tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde.

O projeto, que tramitava desde fevereiro do ano passado, enfrentou resistências, mas foi aprovado por 16 votos a favor. Três deputados votaram contra: Zé Teixeira (PSDB), Lídio Lopes (sem partido) e Antonio Vaz (Republicanos). Vaz justificou sua preocupação, citando a localização do estado como corredor de tráfico de drogas, questionando se a medida não abriria caminho para o uso recreativo da Cannabis.

Kemp destacou ainda que, assim como outros medicamentos controlados, os derivados da Cannabis sativa possuem um papel importante no controle de sintomas que não aquecem os tratamentos térmicos. “Além de aliviar dores crônicas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer em quimioterapia, também demonstra eficácia no controle de convulsões em síndromes epilépticas graves, como a síndrome de Dravet, que afeta principalmente crianças”, concluiu o deputado, reforçando que o projeto visa ampliar o acesso a tratamentos que já são comprovadamente eficazes em diversos países.

Relacionado

Deixe sua opinião