O Cemtec explica que a mudança climática ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica que, associada ao transporte de calor e umidade, cria um cenário propício para a formação de tempestades
Após uma sequência de dias marcados por calor intenso, Mato Grosso do Sul se prepara para um final de semana chuvoso, com possibilidade de tempestades e quedas de granizo, de acordo com informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec). A mudança no tempo é esperada para sexta-feira (18) e sábado (19), com destaque para rajadas de vento e descargas elétricas.
O Cemtec explica que a mudança climática ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica que, associada ao transporte de calor e umidade, cria um cenário propício para a formação de tempestades. “A frente fria em avanço contribui para o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas intensas, que podem ultrapassar 40 mm em 24 horas”, detalha o centro meteorológico.
As regiões mais afetadas por essas condições climáticas serão o sul, leste e sudeste do Estado, onde as temperaturas mínimas devem variar entre 19°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 33°C. Nas regiões pantaneiras e sudoeste, as mínimas serão um pouco mais elevadas, entre 23°C e 25°C, com máximas variando de 29°C a 34°C. Para o bolsão e norte do Estado, as mínimas estarão entre 21°C e 24°C, e as máximas devem atingir entre 27°C e 34°C.
Em Campo Grande, capital do Estado, as temperaturas também devem oscilar. A mínima esperada é de 20°C, e a máxima pode chegar a 30°C, com chance de pancadas de chuva e ventos fortes.
Tempo começa a firmar no domingo, mas chuvas localizadas persistem – No domingo (20), o tempo tende a se estabilizar na maior parte de Mato Grosso do Sul. No entanto, ainda são esperadas chuvas e tempestades localizadas, especialmente nas regiões centro-norte e nordeste. Ventos de até 50 km/h são previstos, podendo, em casos pontuais, ultrapassar essa marca e chegar a valores acima de 50 km/h.
O Cemtec reforça a importância de a população se manter atenta às atualizações meteorológicas e seguir orientações das autoridades, já que tempestades acompanhadas de ventos fortes e granizo podem representar riscos à segurança.
acritica.net/