Edição deste mês apresenta uma seleção de talentos que representam a diversidade, a tradição e a criatividade da fronteira
A Fronteira Criativa idealizada pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, e que é realizada uma vez por mês pela Prefeitura de Ponta Porã na Praça Pedro Manvailler, chega neste mês de abril a sua 20ª edição com uma programação que incentiva o empreendedorismo e valoriza os artistas locais e regionais com espaço para apresentações.
A Fronteira Criativa é uma ação da Prefeitura de Ponta Porã que valoriza a produção artística local e fortalece a economia criativa na região de fronteira entre Brasil e Paraguai. Com edições mensais e apresentações culturais abertas ao público, o projeto incentiva a geração de emprego e renda por meio da arte, da gastronomia, do artesanato, da moda autoral e de outras expressões criativas, promovendo o encontro entre artistas, comunidades e empreendedores.
A programação cultural desta edição de abril promete emocionar o público com uma seleção de talentos locais que representam a diversidade, a tradição e a criatividade da nossa região de fronteira. Serão dois dias de shows gratuitos, reunindo música, dança e cultura popular, nos dias 4 e 5 de abril, na Praça Pedro Manvailler, ao lado da Prefeitura Municipal. Nesta edição ainda ocorre de forma concomitante o Encontro Regional de Economia Criativa nesta sexta-feira, dia 4, no Anfiteatro da Prefeitura, das 14 às 18 horas.
A programação cultural começa na sexta-feira, às 19h, com apresentação da bailarina Luana Gutierrez, de apenas 17 anos, que já atua como professora na Academia Petite e é voluntária no projeto Som Sem Fronteiras. Com um trabalho que une técnica, sensibilidade e compromisso social, Luana leva ao palco um espetáculo de dança que reflete a força da juventude e da arte transformadora. Na sequência, a cantora Ruth Mirelly Roa apresenta um show intimista com duas canções que ressaltam sua potência vocal e a delicadeza de sua interpretação. Ruth é uma das revelações da nova geração artística fronteiriça e integra o projeto Associação Fortalecendo Famílias (AFFA), que tem incentivado talentos locais em diversas expressões culturais.
Logo após, a multiartista Luna Yannel Ruiz traz ao palco a força da tradição gaúcha. Primeira Prenda Juvenil do CTG Querência da Saudade, Luna também é campeã sul-mato-grossense de acordeão na categoria juvenil pelo FEGAMS 2024. Com apenas 15 anos, sua performance une música e história, com um repertório que representa a identidade cultural do sul do Brasil. Luna já está classificada para o FENART – Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha, que acontecerá em Cristalina (GO).
JERRY ESPÍNDOLA & BANDA
Nesta sexta-feira, dia 4, com grande estilo, o show principal traz o consagrado cantor e compositor Jerry Espíndola, acompanhado por Sandro Moreno (bateria), Rodrigo Teixeira (baixo) e Renan Nonato (sanfona). No espetáculo “Regional”, Jerry apresenta um repertório que celebra os pilares da música sul-mato-grossense, com clássicos de Geraldo Espíndola, Paulo Simões, Almir Sater, Renato Teixeira e Geraldo Roca, como Vida Cigana, Tocando em Frente e Trem do Pantanal. O show também inclui canções autorais (Meu Vício, Colisão), releituras de grandes nomes da música brasileira como Refazenda (Gilberto Gil) e Escrito nas Estrelas, da irmã Tetê Espíndola, além de momentos instrumentais marcados pela sanfona em ritmo de polca. Com 10 discos lançados e mais de 140 músicas gravadas, Jerry Espíndola comemora em 2025 seus 60 anos de vida e 40 de carreira, sendo uma das maiores referências da música sul-mato-grossense e precursor do estilo “polca-rock”. Já teve projetos selecionados pelo Itaú Cultural, Petrobras Cultural e venceu o prêmio Composição Popular da Funarte. Suas composições, inclusive parcerias com Alzira E e com Arruda, foram gravadas por grandes artistas como Ney Matogrosso e Zélia Duncan. Uma apresentação histórica, que celebra a riqueza da nossa música com alma, talento e identidade!
SÁBADO COM MÁRIO MOREL
Neste sábado, 5 de abril, o palco da Fronteira Criativa recebe o músico Mário Morel, em um show que mistura rock alternativo, pop rock nacional e MPB, criando uma atmosfera de pura nostalgia e conexão emocional com o público. Mário iniciou sua trajetória musical em 2011, em Ponta Porã, e desde então vem construindo uma carreira sólida no cenário alternativo, com composições que resgatam os sentimentos dos anos dourados da música brasileira. Com presença de palco marcante, autenticidade e uma sonoridade que dialoga com diferentes gerações, Mário Morel promete uma apresentação memorável, celebrando a diversidade sonora da fronteira.



