Evento aconteceu no Horto Florestal e fez parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal visando promover respeito e proteção aos animais
A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma “Cãominhada” no último dia 8 de maio no Horto Florestal. O evento faz parte da campanha Abril Laranja, inicialmente estava programado para o dia 25 de abril, mas devido as chuvas foi adiado para maio. O objetivo da ação foi de promover conscientização e combater atos de crueldade contra os animais.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Ponta Porã, Thiago Vedana, o evento reuniu um grande número de tutores que levaram seus animais de estimação. “Contamos com a presença de mais de 100 cães, registramos muitas doações, foram feitas mais de 70 vacinações entre cães e gatos e durante o evento tivemos também demonstrações de adestramento. Foi um evento muito bacana que reuniu a comunidade e despertou para a importância da conscientização através do movimento voltado para promover respeito e proteção aos animais”, disse Thiago Vedana.
Segundo o secretário, a “Cãominhada” serviu para uma troca de experiências e para demonstrar que a população pode atuar de forma efetiva para garantir o bem-estar dos animais e aproveitamos o momento para fazer um alerta para a comunidade no sentido de evitar maus-tratos. Além da violência física, existem outras formas de crueldade como negligência, abandono, falta de cuidados básicos e aprisionamento de animais em condições inadequadas.
Outra orientação importante é para que o cidadão que se deparar com casos de maus-tratos que denuncie imediatamente para a Polícia Militar, Polícia Civil ou Ministério Público. A campanha busca mostrar para a população que apesar de não se comunicarem com palavras, não significa que os animais não precisam de cuidados. Todos, cães e gatos, e as demais espécies precisam de carinho e amor.
