Após a divulgação da lista de 372 pessoas pré-selecionadas para concorrer às 186 casas populares do Residencial Professora Edith Elfrida Winckler Antunes, começaram a circular nas redes sociais e aplicativos de mensagens diversas especulações e informações falsas. Em resposta, a Secretaria Municipal de Habitação de Ponta Porã reforçou que somente os nomes divulgados pelos canais oficiais da Prefeitura são legítimos e válidos para o processo.
De acordo com a Secretaria, o processo atual está na fase de comprovação documental. As 372 pessoas pré-selecionadas estão sendo contatadas por telefone para comparecerem à sede da Secretaria, onde devem apresentar documentos que comprovem os dados informados no momento do cadastro no programa habitacional. A validação da pontuação será feita com base nos critérios do programa federal Minha Casa, Minha Vida.
A Secretaria alerta ainda sobre a circulação de listas falsas de contemplados e orienta a população a não compartilhar esse tipo de conteúdo, que pode gerar confusão e desinformação. “Se você quer saber qual é a lista oficial, consulte os canais oficiais da Prefeitura, como o site, Instagram e a própria Secretaria de Habitação. Estamos disponíveis para tirar dúvidas e atender a população”, afirmou a equipe da pasta.
Além disso, já está disponível um canal de denúncias na Secretaria de Habitação para casos em que moradores identifiquem possíveis irregularidades na pré-seleção. Qualquer cidadão que souber de pessoas que não atendem aos critérios do programa e ainda assim foram pré-selecionadas pode fazer a denúncia. A identidade do denunciante será preservada.
A Prefeitura reforça que o objetivo do programa é garantir que as casas cheguem a quem realmente precisa, com transparência, responsabilidade e controle social.