“Panfleto misterioso” em cena de atentado em Pedro Juan Caballero era desenho de criança, confirma polícia

O panfleto encontrado no local do atentado a tiros que deixou um morto e um ferido no bairro San Gerardo, em Pedro Juan Caballero, não tinha relação com os autores do crime. A informação foi confirmada por familiares de uma criança e pelo comissário Ignacio Muñoz, diretor policial de Amambay. Segundo eles, a escrita — feita com pincel vermelho — foi obra de uma menina de 4 anos que brincava na área antes do ataque

A polêmica ganhou força após a imagem do papel, com traços indecifráveis, viralizar nas redes sociais e ser replicada por veículos de comunicação. A caligrafia gerou uma série de interpretações e teorias, chegando a motivar tentativas de “tradução” com uso de ferramentas de inteligência artificial.

A situação foi esclarecida quando a mãe da menina, ao ver as fotos no celular, ouviu a filha afirmar: “Esse é o meu desenho”. A família apresentou outros rabiscos e desenhos feitos com o mesmo pincel e cor, reforçando que o papel havia permanecido na rua após a brincadeira.

Autoridades pedem cautela com a disseminação de informações não verificadas, especialmente em casos de violência que mobilizam a opinião pública. O atentado segue sob investigação pela polícia paraguaia, que não divulgou, até o momento, detalhes sobre motivação, autoria ou dinâmica do crime. Testemunhas e imagens de segurança da região estão sendo analisadas.

Deixe sua opinião