O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade o registro da candidatura de Pablo Marçal (PRTB) à Presidência da República nas eleições de 2026. Os sete ministros da Corte votaram contra o pedido de registro da chapa formada por Marçal e pelo candidato a vice, Leonardo Avalanche.
A decisão foi tomada após o tribunal analisar os requisitos legais para a participação do influenciador na disputa presidencial. Entre os pontos considerados pela Justiça Eleitoral está a ausência de comprovação de filiação partidária de Marçal ao PRTB dentro do prazo exigido pela legislação.
Decisão foi unânime no TSE
O julgamento terminou com placar de 7 a 0 pela rejeição do registro. Com isso, a chapa apresentada pelo PRTB não foi validada para a eleição presidencial deste ano.
Além da questão relacionada à filiação partidária, Marçal permanece inelegível em razão de decisões anteriores da Justiça Eleitoral. Segundo informações divulgadas pelo TSE, a inelegibilidade se estende até 2032.
Disputa presidencial fica com 12 candidaturas
Com a rejeição do registro da chapa de Pablo Marçal e Leonardo Avalanche, a Justiça Eleitoral contabiliza 12 candidaturas validadas para a disputa pela Presidência da República em 2026.
O caso de Marçal vinha sendo acompanhado desde a apresentação do pedido de registro. A análise de candidaturas é uma das etapas previstas no calendário eleitoral e verifica se candidatos e chapas atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação.
A decisão do TSE encerra, no âmbito do registro eleitoral analisado pela Corte, a tentativa da chapa do PRTB de participar da corrida presidencial de 2026.
Redação Brasiguaio News
Com informações da Agência Brasil e do Tribunal Superior Eleitoral.













