Início Site Página 123

Operação conjunta prende dupla responsável por assalto e sequestro em Naviraí durante ação em Ponta Porã

Ponta Porã (MS) – Uma ação integrada entre a Polícia Civil, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), e policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultou na prisão de dois homens suspeitos de participação em crimes de assalto e sequestro em Naviraí. A captura ocorreu nesta quinta-feira (29), em um bar localizado na Avenida Brasil, no centro de Ponta Porã.

Durante patrulhamento rotineiro na região norte da cidade, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada pela equipe do SIG para dar apoio na operação de captura dos suspeitos. Segundo a Polícia Civil, os indivíduos estavam foragidos, com mandados de prisão por delitos cometidos na cidade vizinha, e foram encontrados em situação de flagrante.

Ao adentrar o estabelecimento indicado, as equipes localizaram os suspeitos no interior do bar. Foi realizada abordagem e revista pessoal, devido à suspeita de que estivessem armados. Após confirmação das identidades, os investigados foram prontamente reconhecidos pelas equipes do SIG como responsáveis pelos crimes.

Os dois receberam voz de prisão no local e foram encaminhados à Primeira Delegacia de Polícia de Ponta Porã, onde permanecem à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.

Durante cumprimento de mandado de prisão, PF apreende arma e dinheiro em Ponta Porã MS

Nessa quinta-feira (29), a Polícia Federal em Ponta Porã deu cumprimento a um mandado de prisão expedido contra um homem, foragido da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul.

O homem havia sido condenado pelo crime de tráfico de drogas e foi localizado no bairro Jardim Universitário, em Ponta Porã.

Durante a abordagem e busca pessoal, os policiais federais encontraram uma arma de fogo calibre 9 mm com a numeração suprimida, que estava na cintura do foragido. Além da arma, foram apreendidos dois aparelhos celulares e a quantia de aproximadamente R$ 7,5 mil em dinheiro.

O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Ponta Porã, onde foram realizados os procedimentos legais para lavratura do auto de prisão em flagrante e o cumprimento do mandado judicial.

Motorista de carro funerário é preso com droga em caixão

Um motorista de um carro funerário foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite de quinta-feira (29) na BR-262, em Terenos (MS). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou 162,37 quilos de cocaína dentro do caixão que estava na carroceria do veículo. A identidade do suspeito não foi divulgada.

Segundo a polícia, a ocorrência inusitada foi no KM 385 da rodovia, quando o veículo foi abordado. O motorista chegou a apresentar um documento do veículo, uma certidão de óbito e uma autorização de traslado, indicando que transportava um corpo.

Entretanto, durante vistoria dos equipamentos obrigatórios do veículo, a equipe sentiu forte odor de produto químico e, ao abrir a tampa do caixão, que estava apenas encaixada, encontraram vários tabletes de cocaína. 

O homem confessou que sabia da existência da droga e que foi contratado para fazer o transporte da carga de ilícito entre Corumbá e Campo Grande. 

O preso e a droga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Terenos.

Fonte: G1

Polícia realiza busca em propriedade rural e apreende arma de fogo ligada a disparo em Colônia Cadete Boquerón

Direção de Investigação de Fatos Puníveis
Departamento de Investigação de Amambay – Oficina Regional nº 1 Capitán Bado-Karapaai
Comunicação de busca e apreensão em estabelecimento rural e apreensão de arma de fogo em investigação de suposto delito relacionado a risco comum (disparo de arma de fogo) ocorrido na Colônia Cadete Boquerón.

Data / Hora / Local: 29/05/2025, às 06h00, no interior do estabelecimento rural localizado na Colônia Cadete Boquerón.

Objetos apreendidos:
1) Uma espingarda preta, número de série não visível, calibre a ser determinado.

Breve relato:
O pessoal da 4ª Delegacia de Capitán Bado, sob comando do Comissário Principal M.G.A.P Cristian Figueredo; agentes desta oficina regional sob a liderança do Subcomissário M.G.A.P Hernán Fernández; e a promotora da Unidade Penal nº 2, advogada Sarita Bonzi García, deslocaram-se até o endereço supracitado para cumprir o mandado judicial de busca A.I nº 250, datado de 21 de maio de 2025, referente ao processo Wilson De Quadra Gonzalvez sobre produção de risco comum.

Ao chegar ao local, foram recebidos pelo senhor Juan Agustí Benítez, paraguaio, solteiro, maior de idade, proprietário do estabelecimento. Ele foi informado sobre o motivo da presença da comitiva policial e judiciária, sendo-lhe entregue uma cópia do mandado judicial.

Em seguida, foi realizada a verificação das dependências do imóvel, ocasião em que foi encontrada e apreendida uma arma de fogo conforme descrita acima.

Também foi determinado pela promotora que o senhor Juan Agustí compareça à unidade fiscal para prestar depoimento em interrogatório no dia 30/05/2025.

Foi lavrada a ata com o registro detalhado de todo o procedimento realizado.

Corpo carbonizado de morador rural é encontrado com sinais de homicídio brutal em Aral Moreira

O corpo carbonizado de Luiz Carlos Campelo, 54 anos, residente na zona rural de Aral Moreira, foi encontrado sem vida na manhã desta quinta-feira em uma área de mata próxima ao assentamento Santa Catarina. Campelo havia sido dado como desaparecido na tarde de quarta-feira, após sair de casa com destino ao bairro Sanga Puitã, em Ponta Porã, para comprar bebidas.

O achado ocorreu durante a madrugada, quando o corpo da vítima foi localizado sob a motocicleta que ele usava. Tanto os restos de Luiz Carlos quanto a moto estavam completamente queimados. Além das queimaduras, foram encontradas feridas causadas por arma branca em várias partes do corpo, indicando um ato extremo de violência.

Informações preliminares apontam que, antes do desaparecimento, Luiz Carlos foi convocado para prestar explicações sobre o sumiço de produtos e dinheiro em um bar da região onde trabalhava. O filho do proprietário do estabelecimento compareceu à sua residência solicitando sua presença no local para esclarecimentos.

Parentes relataram que, após essa reunião, Luiz Carlos retornou à sua casa mencionando que iria comprar alguns litros de conhaque e desapareceu em seguida. A Polícia Civil de Aral Moreira investiga o caso e analisa diversas linhas para esclarecer os fatos.

Ainda não voltaram: Casal de adolescentes desaparecido posta vídeo nas redes sociais

O desaparecimento do casal de adolescentes Bárbara Damazzini e Vitor Augusto Fonseca segue em investigação pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron). Porém, nesta quarta-feira (28), os dois publicaram um vídeo nas redes sociais para tranquilizar a família.

A última vez que os dois foram vistos foi no dia 6 de maio, saindo da casa da mãe de Bárbara, em Laguna Carapã (MS).No vídeo publicado nesta quarta-feira (28), a jovem, de 16 anos, diz que não foi sequestrada e que tem acompanhado o apelo da família. Ao lado do namorado, de 17 anos, ela tranquiliza a família dizendo que está muito bem.

“Só estou vindo aqui para falar que estou bem, que não está faltando nada. A gente está bem, está tudo certo”, disse Bárbara. Ao lado dela, Vitor reforça a decisão do casal. “É isso, vocês proibiram nosso namoro e a gente decidiu ir embora. A Bárbara está bem, não está faltando nada pra ela e, como eu falei, não vai faltar nunca. Estou cuidando muito bem dela e a gente está bem e não vamos voltar por enquanto”, finaliza.

g1 falou com a mãe de Vitor, Rute, que disse querer que o filho volte, assim como os pais de Bárbara, mas que é tranquilizante saber que os dois estão bem.

“Eu me senti mais tranquila, sabendo que realmente eles estão bem. São muitos comentários maldosos que a gente não sabe a realidade. Mas graças da Deus, com esse vídeo a gente se tranquiliza, se acalma, sabendo que eles estão bem”.

Cruz Vermelha Brasileira Estabelece Novo Núcleo em Ponta Porã para Ampliar Ações Humanitárias na Fronteira

Camila Mahmoud de Aguiar, bacharel em Direito e Corretora de Seguros, cursando Medicina, assume a coordenação da nova unidade. Sede provisória será na Sala Vermelha Cursos.

Ponta Porã, MS – 28 de maio de 2025 – A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Mato Grosso do Sul (CVBMS) anuncia uma significativa expansão de suas atividades com a criação oficial do Núcleo Municipal em Ponta Porã. A iniciativa, formalizada pela Presidente da CVBMS, Aline Tagliaferro, por meio da Portaria 08/2025 (de 27 de maio de 2025), visa fortalecer a capacidade de resposta humanitária e a oferta de serviços essenciais na estratégica região de fronteira.

Reconhecida como Utilidade Pública Estadual pela Lei Nº 618/1985, a CVBMS atua desde 1983 como sociedade de socorro voluntário e auxiliar dos poderes públicos, dedicada a fornecer assistência em emergências e a populações em vulnerabilidade social.

A liderança do novo núcleo em Ponta Porã será confiada a Camila Mahmoud de Aguiar, nomeada Coordenadora Geral. Camila é bacharel em Direito, atua como Corretora de Seguros desde 2018 e atualmente cursa o 4º semestre de Medicina na Universidad Autónoma San Sebastián. Sua missão será desenvolver um plano de trabalho abrangente, formar a equipe de coordenadores municipais e impulsionar o voluntariado na cidade.

“A instalação do núcleo em Ponta Porã é um passo estratégico para a CVBMS, permitindo-nos estar ainda mais próximos das necessidades da população local. Confiamos plenamente na capacidade e no entusiasmo de Camila Mahmoud para liderar esta importante frente de trabalho”, declarou Heubert Morinigo, Coordenador Estadual de Núcleos Municipais da CVBMS. E continuou: “Pretendemos estruturar as coordenações em Ponta Porã à semelhança das estaduais, conforme a viabilidade, cobrindo áreas como Juventude, Doações, Primeiros Socorros, Educação em Saúde, Assistência Social, Gestão de Risco e Desastres, entre outras.”

A Cruz Vermelha é a principal e mais antiga instituição de ajuda humanitária do mundo, presente em 192 países. Sua missão é prevenir e atenuar os sofrimentos humanos com toda imparcialidade, sem distinção de raça, nacionalidade, sexo, nível social, religião e opinião política, contando para isso com um grande contingente de voluntários. As atividades globais incluem desde a minimização dos efeitos de desastres naturais até a promoção da saúde, programas comunitários e gestão de projetos sociais.

O Núcleo Municipal da Cruz Vermelha Brasileira em Ponta Porã funcionará provisoriamente na sede da Sala Vermelha Cursos, localizada na Rua Eraldo Saldanha Moreira, S/N – Centro.

A CVBMS convida a comunidade de Ponta Porã a se informar sobre as formas de colaboração e a se juntar ao movimento de voluntariado, contribuindo ativamente para o bem-estar da população.

Contatos CVBMS:

Instagram: @cruzvermelhaams
Facebook: Cruz Vermelha Brasileira MS
Site: www.cruzvermelhams.org.br
Whatsapp: 4042-7022

Contato para a Imprensa:

Heubert Morinigo
Coordenador Estadual de Núcleos Municipais da CVBMS
[67 98417-2727 | [email protected]]

Lilian Galeano
Coordenadora Estadual de Comunicação da CVBMS
[67 99912-2361 | [email protected]]

Camila Mahmoud
Coordenadora Geral do Núcleo de Ponta Porã da CVBMS
[67 99917-6821 | [email protected]]

Governo abre inscrições para cursos gratuitos no interior de MS; confira

Com foco na capacitação profissional e na valorização das economias locais, o programa MS Qualifica está com vagas abertas para cursos de qualificação nos chamados territórios criativos de Mato Grosso do Sul: Pantanal +Criativo, Bioceânica +Criativa e Fronteira +Criativa.

A ação contempla os municípios de Ponta Porã, Corumbá, Porto Murtinho, Maracaju, Jardim e Bonito, com dois cursos voltados para áreas estratégicas da cultura e empreendedorismo: Fotografia com celular: promova seu negócio nas redes sociais e Organização de palco e camarim.

As capacitações são gratuitas e abertas à população em geral, com prioridade para pessoas desempregadas e maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas no site: ww3.ms.senac.br/Cursos/MS-Qualifica, onde também tem informações sobre local e data dos cursos.Fotografia com o celular – promova seu negócio nas redes sociais:

Ponta Porã: 26/05 à 03/06 – das 19h às 22h

Corumbá: 02/06 à 06/06 – das 18h às 22h

Jardim: 10/06 à 18/06 – das 19h às 22h

Bonito: 16/06 à 18/06 – das 8h às 18h

Porto Murtinho: 24/06 à 26/06 – das 8h às 18h

Organização de palco e camarim:

Corumbá: 17 e 18/06 – das 18h às 22h

Maracaju: 01 e 02/07 – das 18h às 22h

Bonito: 15/07 – das 8h às 18h

Jardim: 16/07 – das 8h às 18h

Porto Murtinho: 22/07 – das 8h às 18h

A iniciativa integra o esforço do Governo do Estado, por meio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), em parceria com o Senac MS, para incentivar a inclusão produtiva e ampliar oportunidades de emprego e renda no interior.

Mistério no Jardim Primor: Galinha Amarela ‘Pirica’ Desaparece e Deixa Jovem Aluno triste

Estamos diante de um caso que esta mobilizando moradores do Jardim Primor na cidade de Ponta Porã. A galinha amarela chamada “Pirica”, considerada a maior do quintal, desapareceu misteriosamente da residência do jovem João Victor, aluno da escolinha de futebol Nunestar um projeto social muito conhecido no bairro, na Rua Manoel Guedes Gerdon, número 269.

O sumiço deixou o garoto profundamente abalado, pois Pirica não é apenas uma ave comum, mas um verdadeiro amigo para ele.

A familia Pede encarecidamente que qualquer informação sobre o paradeiro de Pirica seja comunicada imediatamente para que possamos ajudar João Victor a reencontrar sua companheira tão querida , e recuperarsua alegria.

 “Hospital binacional deixou de ser um sonho, é um projeto de toda a fronteira”, diz Carlos Bernardo

CEO da UCP de Pedro Juan fala de investimentos na fronteira, projetos e nova universidade de medicina
 
Em entrevista ao PodCast do pontaporainforma, apresentado por Tião Prado e Dora Nunes, o empresário Carlos Bernardo fez uma referência especial ao projeto do hospital binacional e destacou os investimentos realizados na fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, dando ênfase à nova universidade, a Interamericana que já está em andamento e em breve também oferecerá o curso de medicina.
Bernardo fez um resumo de sua viagem à China, quando participou da agenda do presidente Lula naquele país em busca de investimentos. Carlos Bernardo disse que trará para a fronteira empresas do setor elétrico, dentre as quais de bicicleta e moto elétrica.
“Na China tudo que se fala tem a energia em primeiro lugar. Tudo é pensado na geração de energia, tanto que o país está investindo em megaprojeto de uma gigante usina de energia, maior que a de Itaipu”, destacou Bernardo. Ele citou que sua visita a China trará bons resultados para Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.
“Nós sempre investimentos aqui na fronteira, tanto no lado paraguaio quanto no brasileiro. No setor imobiliário, agropecuário, temos muitos funcionários que estão conosco em Pedro Juan residindo em Ponta Porã e vamos continuar investimento cada vez mais”, destacou Bernardo.
Sobre o futuro político, ele disse que hoje está na condição de pré-candidato a deputado federal pelo PT dentro de um amplo e moderno projeto de desenvolvimento para toda a região de fronteira. Carlos Bernardo salientou que o projeto do hospital binacional vem recebendo amplos apoios do governo federal do Brasil e do Paraguai.
“Aqui em Ponta Porã, o presidente da Câmara Agnaldo Pereira Lima, o Agnaldo Miudinho, tem dado sua parcela de apoio e contribuição para ampliarmos esse debate, levar esse projeto que já deixou de ser um sonho há muito tempo. Hoje é uma realidade”, disse ele, citando que o prefeito Eduardo Campos também vem apoiando o projeto.
“Hoje quem diz que o hospital binacional não se tornará realidade não sabe o que diz e tampouco conhece o que está sendo feito. Para mim é uma questão de honra, um ideal”, afirmou Carlos Bernardo.
 
LEGENDA
 
Carlos Bernardo concedeu entrevista ao Podcast