Início Site Página 38

Secretário de Saúde usa Tribuna da Câmara de Ponta Porã e aborda agendamentos de consultas

Durante a sessão ordinária houve questionamentos sobre o sistema e Daniel Kayatt usou espaço para esclarecimentos

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Ponta Porã desta terça-feira, 03, contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt.

Ele usou a Tribuna convidado pela presidência após anuência do plenário, para abordar a sistemática de funcionamento de consultas nas unidades de saúde, após indagação feita pelo vereador Daniel Puka Valdez.

Kayatt foi convidado pela vereadora Lourdes Monteiro a comparecer ao Legislativo. A parlamentar cedeu seu tempo regimental para o secretário usar a Tribuna e fazer esclarecimentos sobre o funcionamento do sistema de agenda de consultas nas unidades de saúde, que muitas vezes causa transtornos tanto para a secretaria de Saúde como para o usuário.

Kayatt iniciou agradecendo o convite para usar o espaço da sessão ordinária e a oportunidade de abordar a questão do agendamento de consultas.  

Ele explicou que o sistema de agendamento de consultas do Ministério da Saúde funciona principalmente pelo aplicativo ou site Meu SUS Digital (antigo Conecte SUS), integrado ao sistema PEC e-SUS APS das unidades básicas (UBS).

Cidadãos cadastrados no gov.br podem agendar, remarcar ou cancelar consultas e exames, além de receber notificações, facilitando o acesso e reduzindo filas.

Ele destacou que o sistema de agendamento é gerido pelo Ministério da Saúde, principalmente pelo aplicativo ou site Meu SUS Digital (antigo Conecte SUS), integrado ao PEC e-SUS APS das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os cidadãos cadastrados na plataforma gov.br podem agendar, marcar ou cancelar consultas e exames, além de receber notificações automáticas, o que facilita o acesso e reduz filas presenciais, agilizando o atendimento.

Conforme o secretário de Saúde, o objetivo é a modernização e a desburocratização, evitando a necessidade de madrugar nas unidades de saúde, sendo parte da transformação digital do SUS.

“Não é o prefeito, o secretário ou alguém querendo dificultar o acesso, mas pelo contrário, é agilizar. No sistema particular de saúde, o funcionamento funciona assim. O paciente chega ao consultório e faz seu agendamento. Muitas vezes demora alguns dias para que consiga o atendimento do médico”, citou Daniel Kayatt.

O secretário explicou ainda que o sistema implementado pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde veio para também melhorar a forma de distribuição de recursos, através do quantitativo de pacientes atendidos mês a mês. (citar detalhes do sistema de agendamento do ministério da saúde)

Ele enfatizou ainda que o sistema federal melhorou a distribuição de recursos públicos, com base no quantitativo de pacientes atendidos mensalmente nas unidades.

A implementação faz parte da transformação digital do SUS, promovendo eficiência e equidade no atendimento básico.

A explicação foi bem recebida pelo plenário, que anuiu ao convite da presidência, e reforça o diálogo entre o Executivo e o Legislativo em prol da população de Ponta Porã.

Da fronteira para o mundo: Team Oliveira disputa quatro títulos intercontinentais no Paraná

A força da fronteira estará representada no dia 7 de março, em Santa Helena (PR), quando a Team Oliveira sobe ao ringue para disputar quatro títulos intercontinentais em um dos maiores desafios da equipe até aqui.

Sob o comando do Mestre Jeová Evanilsom, a delegação leva ao evento quatro atletas que carregam não apenas seus nomes, mas também a bandeira de uma região marcada pela superação e pela garra.

Os lutadores que representarão a equipe são:

  • Lucas Fabian
  • Marco Vilhalba
  • Éverton Aguirre
  • Osmar Gonzales

Quatro atletas. Um propósito em comum: transformar esforço, disciplina e preparação em conquistas internacionais.

Muito além da luta

Para a Team Oliveira, o desafio vai além do confronto esportivo. A participação na disputa intercontinental simboliza o crescimento de um projeto que nasceu na fronteira e hoje projeta seus atletas para o cenário internacional.

Segundo o Mestre Jeová Evanilsom, a preparação foi intensa e focada não apenas na técnica, mas também no fortalecimento mental dos competidores. “Não se trata apenas de subir ao ringue. Trata-se de representar nossa identidade, nossa disciplina e a história de cada atleta”, destaca.

Orgulho da fronteira

A presença da equipe em Santa Helena reforça o papel do esporte como ferramenta de transformação social e formação de campeões dentro e fora do ringue.

No dia 7 de março, quando o gongo soar, a Team Oliveira não estará apenas disputando cinturões — estará escrevendo mais um capítulo de uma trajetória construída com trabalho, perseverança e espírito de equipe.

Team Oliveira: da fronteira para o mundo.

Indústria de máquinas e equipamentos começa 2026 em desaceleração

O setor de máquinas e equipamentos iniciou 2026 em desaceleração, após encerrar o ano passado com um crescimento moderado. Essa redução no ritmo de crescimento se deve principalmente à política monetária, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Indústria de máquinas e equipamentos começa 2026 em desaceleraçãoIndústria de máquinas e equipamentos começa 2026 em desaceleração 1

Em janeiro deste ano, a receita líquida total do setor somou R$ 17,3 bilhões, o que representou queda de 17% na comparação com janeiro de 2025 e de 19,3% em comparação a dezembro. Segundo a Abimaq, isso foi resultado de um recuo tanto nas vendas para o mercado doméstico quanto no mercado externo. 

No mercado doméstico, a queda foi de 19% devido a um “reflexo da política monetária contracionista”, o que provocou, segundo a entidade, inibição dos investimentos, encarecimento do custo de vida, comprometimento de renda e aumento da inadimplência. Já no mercado externo, a influência negativa foi em decorrência da valorização de 11% do real frente ao dólar.

As exportações de máquinas e equipamentos somaram US$ 838 milhões em janeiro, com queda de 41,5% em relação a dezembro, mas crescimento de 3,1% em relação a janeiro de 2025. De acordo com a associação, a retração na comparação mensal se deve a fatores sazonais e também à base elevada de comparação, já que dezembro de 2025 apresentou o segundo maior valor da série histórica.

As importações, por sua vez, tiveram queda em janeiro, somando US$ 2,48 bilhões. No entanto, ressalta a Abimaq, elas seguem em patamares elevados, o que vem ocorrendo pelo menos desde 2015 e se intensificou com a pandemia da covid-19, “quando a substituição da produção nacional por bens importados ganhou força”. 

De acordo com a entidade, o volume de importações demonstra que o país vem transferindo parcela relevante do dinamismo industrial para o exterior, principalmente para a China, responsável por mais de 32% das máquinas importadas pelo Brasil.

Exportações para os Estados Unidos

O setor de máquinas foi um dos mais prejudicados pela aplicação de tarifas de 50% pelo governo dos Estados Unidos, principal destino desses produtos no exterior. Apesar disso, o impacto acabou sendo menor do que o setor previa inicialmente.

“A medida que foi tomada pelo governo Trump impactou bem menos do que a gente previa no início. A gente achava que ia impactar brutalmente as vendas para aquele mercado, mas diversas empresas conseguiram se organizar, se estruturar e preservar aquele mercado, que é bastante importante”, avalia o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão Bastos. 

Em entrevista concedida na tarde desta terça-feira (3), na capital paulista, ele disse esperar que as exportações voltem a ganhar força após a decisão da Suprema Corte ter derrubado as tarifas sobre produtos importados que haviam sido impostas globalmente pelo presidente Donald Trump. Mas, por enquanto, ele diz que o setor está cauteloso. 

“Com relação ao futuro e com a reversão da medida, a gente espera conseguir reconquistar uma parte do mercado que foi perdido”, falou. “Mas há outros instrumentos que ele [Trump] pode utilizar e aí elevar a tarifa especificamente para o Brasil a outro patamar, além dos 10%. Então a gente tem conversado com as empresas do setor para ter cautela”, frisou.

Emprego

Em janeiro, o setor apresentou melhora no número de pessoas empregadas, somando 418,9 mil colaboradores. Na comparação com janeiro de 2025, isso representou um acréscimo de 18 mil pessoas.

Apesar disso, a Abimaq pondera que esse número é 2% inferior a outubro do ano passado, quando 422,7 mil pessoas estavam empregadas no setor.

Perspectivas

Para este ano de 2026, a associação projeta um crescimento de 3,5% na produção física de máquinas e equipamentos e de cerca de 4% na receita líquida. Para a Abimaq, esse avanço será sustentado pelo mercado doméstico, com a expectativa de expansão da demanda próxima de 5,6%.

“A gente está achando que, em 2026, vamos ter uma retração nas vendas em relação a 2025. De quanto vai ser ainda está muito cedo para a gente falar, mas talvez alguma coisa em torno de 5% seja bastante razoável”, disse Bastos. 

Segundo ele, essas previsões ainda não levam em consideração fatores externos como o recente conflito no Oriente Médio.

Os motivos que levaram BAP, presidente do Flamengo, a decidir pela demissão de Filipe Luís

Na calada da noite de segunda (2) para terça-feira, 3 de março, o atual campeão do Brasileirão e da Copa Libertadores anunciou uma decisão que simplesmente chocou o mundo do futebol: Filipe Luís não é mais treinador do Flamengo. A demissão, oficializada às 00h59 de hoje, pegou elenco, torcida e opinião pública de surpresa, culminando em uma série de teorizações, análises e apurações da imprensa especializada tomando conta dos noticiários ao longo da madrugada. Mas afinal, o que teria sido a “gota d’água” na relação entre o profissional e a atual gestão rubro-negra?Desgate em renovação e mais: o cenário da demissão de Filipe Luís

De acordo com a apuração do jornalista Marcelo Courrege (TV Globo), além do desgaste entre as partes oriundo da “novela” que se tornou a renovação contratual de Filipe Luís ao final da temporada 2025, a divergência escancarada entre o treinador e a gestão do clube com relação ao planejamento do início da temporada colaborou para que a relação azedasse. Segundo a fonte citada, Filipe não gostou da interferência direta de BAP na gestão do elenco e seu retorno antecipado em virtude do risco de não-classificação no Campeonato Carioca, ao passo que o presidente rubro-negro teria ficado irritado com as críticas públicas acerca da decisão.

Em meio a esse cenário de instabilidade e de certo estremecimento entre as partes, a aparente involução do trabalho em curso, com a perda dos importantes títulos da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana para Corinthians e Lanús, respectivamente, acabaram impulsionando a decisão da alta cúpula em romper com o profissional.Veja a nota oficial do Flamengo:

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, a partir desta terça-feira (3), Filipe Luís não seguirá no comando técnico da equipe profissional. Com ele, deixam o clube também Ivan Palanco (auxiliar técnico) e Diogo Linhares (preparador físico).

O Flamengo agradece ao ex-atleta e técnico Filipe Luís por tudo que foi conquistado e compartilhado nesta jornada. O clube deseja sucesso e muita sorte na continuidade de sua trajetória profissional”

Fonte: 90min

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 160 milhões

A Mega-Sena realiza nesta terça-feira o sorteio do concurso 2.979, com prêmio estimado em R$ 160 milhões para quem acertar as seis dezenas da faixa principal.

O sorteio acontece a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. A transmissão será feita ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e pelo Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser registradas até as 20h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país ou pela internet, por meio do Portal Loterias Caixa.

O valor da aposta simples, com seis números marcados, é de R$ 6.

Com o prêmio acumulado, a expectativa é de grande movimentação nas lotéricas e no site oficial da Caixa ao longo do dia.

Fonte: Agência Brasil

Ponta Porã terá dois representantes no Sul-Americano Sub-18 de Atletismo no Panamá

Kevin Tobias Aguero e José Antônio Escobar de Almeida foram convocados pela CBAt para defender o Brasil em abril

Dois atletas de Ponta Porã vão representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, que será disputado no mês de abril, na Cidade do Panamá, capital do Panamá. Kevin Tobias Aguero e José Antônio Escobar de Almeida, integrantes da Associação Pontaporanense Esporte é Vida (APEV), foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para integrar a seleção brasileira na competição continental.

Treinados pelo professor Fredy Salomão Miranda, os jovens atletas vêm se destacando em âmbito nacional. Kevin é um dos principais nomes do país nos 400 metros, enquanto José Antônio tem se sobressaído nas provas de lançamento do martelo.

Além dos pontaporanenses, outros dois atletas de Mato Grosso do Sul também foram convocados: Maria Eduarda, que compete no salto em distância e salto triplo, e Max Alves da Silva, nos 800 metros.

Ao comentar a convocação, o prefeito Eduardo Campos — que recentemente recebeu os atletas em seu gabinete — ressaltou a importância do momento na trajetória esportiva dos jovens.

“São dois jovens valores do nosso esporte, cada um na sua modalidade. São aguerridos no esporte que praticam e nos enchem de orgulho com conquistas sucessivas. Temos certeza de que continuarão trilhando um caminho de sucesso. Merecem todo o nosso reconhecimento”, afirmou.

O prefeito também destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e pela APEV na formação de novos talentos. “Temos que parabenizar os professores, os treinadores, a APEV, a Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul. Vamos torcer muito para que os atletas convocados pela Confederação Brasileira consigam os melhores resultados”, completou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Torraca, enfatizou que o município vem investindo na valorização do esporte. “Nossa atuação na promoção esportiva reflete em conquistas tanto em nível estadual quanto nacional. Agora, vamos representar o Brasil em uma importante competição sul-americana. É uma grande honra ver nossos atletas competindo em grandes eventos”, destacou.

O presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul, professor Ageu de Oliveira, também comemorou as convocações. “Estamos muito felizes. Isso é resultado do trabalho sério que vem sendo feito pelos clubes e treinadores. Engrandece o Estado e confirma que os resultados vêm ao encontro do trabalho inovador que a federação desenvolve em parceria com os municípios”, ressaltou.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Ponta Porã participa de reunião estadual e reforça planejamento esportivo para 2026

Ponta Porã participa de reunião estadual e reforça planejamento esportivo para 2026

Secretário Ricardo Torraca representou o município em encontro da Fundesporte que definiu calendário dos Jogos Escolares e da Melhor Idade

A Prefeitura de Ponta Porã participou, por meio do secretário municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Torraca, da reunião de Gestores e Técnicos dos Jogos Escolares e da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul. O encontro foi realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Prime Estoril, em Campo Grande, reunindo representantes de 77 dos 79 municípios do Estado.

Além do secretário, também participaram representando Ponta Porã, os servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Ageu de Oliveira, Francisco Esquivel e Eduardo Gimenez, além de Nicole Avelar, que representou a Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social.

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) e da Fundesporte, a reunião teve como objetivo alinhar o calendário oficial das competições e os regulamentos que irão nortear as etapas ao longo do ano. Mais de 260 participantes estiveram presentes.

A diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, Karina Quaini, destacou que o encontro é estratégico para o bom andamento das atividades esportivas. Segundo ela, além do planejamento de 2026, também foi feita uma avaliação das ações desenvolvidas em 2025, com análise de pontos positivos e aspectos que podem ser aprimorados. O evento ainda abriu espaço para sugestões dos municípios e esclarecimento de dúvidas sobre inscrições, critérios de participação e organização das fases municipais, que funcionam como seletivas para as etapas estaduais.

Para o secretário Ricardo Torraca, o alinhamento antecipado é fundamental para garantir bons resultados. “O planejamento é essencial para mantermos Ponta Porã entre as principais colocações, tanto nas modalidades que envolvem nossos jovens quanto nas competições da Melhor Idade. Promover o esporte e a vida saudável é uma das metas da gestão do prefeito Eduardo Campos”, afirmou.

Durante a reunião, Torraca também destacou que Ponta Porã será sede do Campeonato Estadual de Bocha, entre os dias 14 e 19 de abril. A competição deve reunir representantes de aproximadamente 30 municípios. “A bocha já foi muito forte em nosso município e, com novas competições, esperamos fortalecer novamente essa modalidade e incentivar a participação da comunidade”, finalizou.

Moraes autoriza Bolsonaro a receber estímulo elétrico craniano contra soluços na prisão

BRASÍLIA – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele inicie um novo tratamento contra crises de soluço por meio de um Estímulo Elétrico Craniano (CES).

De acordo com a decisão de Moraes, o médico Ricardo Caiado poderá visitar Bolsonaro três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, às 19h, portando os equipamentos para o tratamento. Os aparelhos médicos precisam ser vistoriados, segundo a decisão do ministro.

Bolsonaro está preso no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, também conhecido como Papudinha. Ele foi transferido para a unidade em 15 de janeiro após uma articulação da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O ex-presidente foi condenado em 11 de setembro do ano passado a 27 anos e 3 meses de prisão por comandar uma tentativa de golpe. Ele foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a petição feita pela defesa de Bolsonaro, o tratamento será feito por meio de clipes auriculares bilaterais, com sessões de 50 minutos a uma hora, enquanto o paciente permanece em repouso consciente.

“Quando das primeiras aplicações da neuromodulação, então por oito dias, foi possível documentar melhoras perceptíveis tanto nos parâmetros gerais de saúde, incluindo sono e ansiedade/depressão, como também no quadro de soluços”, argumentam os advogados.

De acordo com a defesa do presidente, os soluções chegaram a parar durante a aplicação do tratamento elétrico.

Com base nessas informações, os advogados sustentam que a neuromodulação seria uma complementação necessária ao tratamento medicamentoso atualmente utilizado por Bolsonaro.

Os advogados pediram que as sessões ocorressem, preferencialmente, ao final do dia, em horário próximo ao repouso noturno, respeitadas as regras de segurança, o que foi atendido por Moraes.

Os advogados argumentam que o tratamento precisa ser realizado de forma constante e por prazo indeterminado.

Rui Costa se manifesta após eliminação do São Paulo e critica arbitragem

Rui Costa deu entrevista coletiva após a eliminação do São Paulo na semifinal do Campeonato Paulista, após ser derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1. O diretor executivo falou sobre as polêmicas de arbitragem e sobre o suposto pênalti não marcado em favor ao Tricolor.

O lance polêmico aconteceu ainda no começo do segundo tempo. A bola bateu no braço de Gustavo Gómez, mas a árbitra Daiane Muniz não consultou o VAR e mandou seguir. Rui Costa revelou uma conversa que teve com a juíza.– Eu estou aqui em respeito ao torcedor do São Paulo, à comissão técnica. Trinta e três atletas estiveram aqui porque esse jogo seria importante para nós. Não me lembro de vir aqui reclamar de arbitragem, o São Paulo não tem essa prática, outros times fazem isso. Quero começar essa fala dizendo que estava em uma reunião na FPF.

A Daiane ficou na minha frente na mesa, eu a parabenizei porque, contra o Bragantino, fez uma arbitragem de Premier League. Porém, hoje ela não está sozinha. O futebol evoluiu, a dinâmica de jogo evoluiu, é impossível que o VAR não tenha recomendado. Ela tem o privilégio de checar cinco, dez, 70 vezes. Na 70ª, era pênalti – disse.

Como foi a eliminação do São Paulo

O Palmeiras garantiu vaga na final do Campeonato Paulista ao vencer o São Paulo por 2 a 1, neste domingo (1º), na Arena Barueri. Mauricio e Flaco López anotaram para o Alviverde, e Calleri descontou para os visitantes. Na decisão, o time comandado por Abel Ferreira enfrentará o Novorizontino.

Na outra semifinal, o Novorizontino venceu o Corinthians por 1 a 0 e assegurou vaga na decisão. Com melhor saldo de gols em relação ao Palmeiras, o time do interior terá a vantagem de disputar o segundo jogo como mandante. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ainda irá detalhar a tabela da final do torneio estadual, cujas partidas estão previstas para os dias 4 e 8 de março.

Fonte: Lance

Três militares norte-americanos abatidos no Irão e nove civis mortos em Israel após ataque iraniano

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) anunciou, este domingo, que três militares norte-americanos foram mortos e cinco ficaram gravemente feridos no âmbito da Operação Fúria Épica, que envolve ataques conjuntos com Israel ao Irão. Além disso, o Pentágono informou que vários outros soldados sofreram lesões ligeiras.

Aumentou também o número de baixas civis em resultado da retaliação de Teerão. Na cidade de Beit Shemesh, no centro de Israel, pelo menos nove pessoas morreram após o bombardeamento iraniano de uma zona residencial. Os Emirados Árabes Unidos reportaram três mortes e o Kuwait uma desde sábado.Do outro lado da barricada, Donald Trump deu conta, em entrevista à Fox News, de que a operação israelo-americana, que “está a avançar rapidamente”, matou 48 líderes iranianos. Benjamin Netanyahu já garantiu, este domingo, que as ações militares de Israel e dos EUA em solo iraniano vão intensificar-se nos próximos dias.

Entretanto, foi nomeado o líder supremo interino do Irão após a morte de Ali Khamenei. Trata-se de Alireza Narafi, um reliogioso da confiança do aiatola que comandava o país desde 1989.

Os ataques de Israel e EUA ao Irão terão já fizeram mais de 200 mortos e de 700 feridos, de acordo com o Crescente Vermelho. O número de mortos do ataque a uma escola no sul do Irão terá feito pelo menos 153 vítimas mortais, incluindo crianças, segundo as autoridades iranianas.

Donald Trump disse que esta é uma “operação maciça” que “está a acontecer neste preciso momento” e prometeu “arrasar a indústria iraniana de mísseis” no anúncio televisivo feito este sábado de manhã, transmitido também na rede social fundada pelo próprio presidente dos EUA, Truth Social:A confirmação dos ataques norte-americanos surge minutos depois da notícia de que Israel tinha lançado ataques contra a capital do Irão, Teerão, e outras cidades, segundo confirmou o ministro israelita da Defesa Israel Katz. O ataque foi efetuado “para eliminar ameaças”, segundo Katz. Foram vistas e ouvidas várias explosões na capital iraniana e outras grandes cidades.

Segundo os meios de comunicação social iranianos, foi vista uma nuvem de fumo no centro da cidade e ouvidas três explosões no centro de Teerão. Há também notícia de longas filas nas bombas de gasolina de Teerão, com os habitantes a tentar deixar a cidade.

O ataque ocorre no momento em que os Estados Unidos montaram uma vasta frota de caças e navios de guerra na região para tentar pressionar o Irão a chegar a um acordo sobre o seu programa nuclear. Esta frota pode agora ser alvo de retaliação por parte das forças iranianas.Mísseis lançados contra Israel, Netanyahu reage

Entretanto, Israel confirmou que havia mísseis iranianos a caminho de alvos no país e que a força aérea israelita estava preparada para os intercetar.

O comunicado das Forças de Defesa de Israel diz que as sirenes tocaram em várias cidades israelitas, depois de identificado o lançamento de vários mísseis em direção de Israel. O comunicado pede à população que “siga as instruções do comando militar”.

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu emitiu um comunicado no qual diz que “as forças israelitas e norte-americanas lançaram um ataque concertado para eliminar a ameaça existencial que o regime terrorista iraniano representa” e agradece ao “grande amigo Donald Trump” pela sua liderança forte.

O chefe do governo de Israel disse ainda que este ataque contra o Irão iria permitir ao povo iraniano “derrubar o regime” e estabelecer um Irão “livre e em busca da paz”.

Em Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu uma nota, publicada na rede social X, onde diz estar a acompanhar a situação e que “a prioridade é a segurança dos cidadãos portugueses”.

Estados do Golfo sob ataque

Além de Israel, a retaliação iraniana está também a atingir vários Estados do Golfo Pérsico aliados dos países ocidentais, nomeadamente os Emirados Árabes Unidos, o Kuwait, o Bahrein e o Qatar. Uma pessoa terá morrido em Abu Dhabi, vítima dos destroços de um míssil.

A Cidade do Bahrein e uma base militar norte-americana neste país foram alvos de Teerão.