Início Site Página 54

Beneficiários com NIS final 9 recebem Auxílio Gás nesta segunda

Beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9 recebem nesta segunda-feira (22) o Auxílio Gás de dezembro, no valor de R$ 110.Beneficiários com NIS final 9 recebem Auxílio Gás nesta segunda 4Beneficiários com NIS final 9 recebem Auxílio Gás nesta segunda 5

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia 4,4 milhões de famílias neste mês. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no fim de 2022, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg.

O benefício é pago a cada dois meses e segue o calendário do Bolsa Família, com pagamentos até 23 de dezembro, para beneficiários com NIS final 0.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Gás do povo

Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que vai gradualmente substituir o Auxílio Gás.

Em vez do benefício em dinheiro, as famílias vão retirar a recarga do botijão de gás em revendedoras credenciadas.

O novo programa pretende triplicar o número de favorecidos, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. No fim de novembro, o Gás do Povo começou a ser distribuído a 1 milhão de famílias nas seguintes capitais: Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (22) a parcela de dezembro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9.Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9 6Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9 7

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 691,37. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 18,7 milhões de famílias, com gasto de R$ 12,74 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a gestantes e nutrizes (mães que amamentam), um de R$ 50 a cada filho de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a cada criança de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. No entanto, por causa das festas de fim de ano, o calendário de dezembro é antecipado em cerca de dez dias, para dar tempo de os benefícios serem depositados antes do Natal.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Pagamento unificado

Os beneficiários de 179 cidades receberam o pagamento no último dia 10, independentemente do NIS. A medida beneficiou os moradores de 120 municípios do Rio Grande do Norte e 32 do Paraná. Também foram beneficiadas cidades em cinco estados: Sergipe (9), São Paulo (7), Roraima (6), Amazonas (3) e Piauí (2). Entre as cidades paranaenses com pagamento unificado, está Rio Bonito do Iguaçu, que teve 90% das construções destruídas por um tornado.

Essas localidades foram afetadas por chuvas ou por estiagens ou têm povos indígenas em situação de vulnerabilidade. A lista dos municípios com pagamento antecipado está disponível na página do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,33 milhões de famílias estão na regra de proteção em dezembro. Essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Somente neste mês, 169,9 mil domicílios saíram do Bolsa Família e entraram na regra de proteção, informou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. 

Em junho, o tempo de permanência na regra de proteção foi reduzido de dois para um ano. No entanto, a mudança só abrange as famílias que entraram na fase de transição desde junho. Quem se enquadrou na regra até maio deste ano continuará a receber metade do benefício por dois anos.

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9 8

Polícia Civil Descobre Rota Internacional Do Tráfico Em Ponta Porã

A partir da investigação, os agentes descobriram uma rota internacional do tráfico, utilizada por criminosos para trazer entorpecentes da Bolívia e do Paraguai até o estado de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, a base do grupo ficava em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, cidade localizada na fronteira com o Paraguai. As drogas entravam no Brasil por países vizinhos e eram transportadas por rodovias até São Paulo.

De acordo com o delegado Tárcio Severo, responsável pela operação, a estrutura logística utilizada indica ligação com facções criminosas.

“Só pessoas que trabalham com facções como o PCC conseguiriam viabilizar esse tipo de logística”, afirmou o delegado.

Durante a investigação, quatro traficantes foram identificados. A Justiça decretou a prisão temporária dos suspeitos, mas eles fugiram antes do cumprimento dos mandados e seguem foragidos.

Com apoio da polícia do Mato Grosso do Sul, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Ponta Porã, em sete cidades da Grande São Paulo e em Sorocaba, no interior paulista.

Durante a ação, a polícia apreendeu três armas, incluindo um fuzil, munições, R$ 180 mil em dinheiro, US$ 3 mil, relógios, celulares, carros e motos de luxo.

O cunhado de um dos alvos foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

Provas encontradas na investigação

Em Ponta Porã, os investigadores encontraram vestígios de cocaína em prensas usadas para embalar drogas. Havia indícios de que os imóveis foram abandonados pouco antes da operação.

Segundo a polícia, áudios interceptados e mensagens comprovaram a negociação de drogas por meio de linguagem cifrada, com termos usados para indicar quantidade de entorpecentes e movimentação financeira por empresas de fachada.

Em uma das casas, um banco chamou a atenção dos investigadores. No encosto, havia desenhos de fuzis e granadas, além de uma homenagem ao narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Ao lado, a frase: “A fé move montanhas, mas o dinheiro faz o mundo tremer”.

Escala Da Saúde No Fim De Ano é Divulgada Em Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na manhã desta sexta-feira a escala de funcionamento dos serviços de saúde durante o período das festas de final de ano. Por determinação do prefeito Eduardo Campos, os atendimentos serão mantidos no centro, bairros e distritos do município, sem prejuízo à população.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 22 e 23 de dezembro, todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionarão normalmente. O mesmo ocorrerá nos dias 29 e 30 de dezembro.

Já nos dias 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo), as ESF estarão fechadas. Nestas datas, o atendimento será realizado no Ambulatório Médico Municipal (AMA), que funcionará até as 21h.

Nos dias 25 de dezembro (Natal), 26 de dezembro de 2025, 1º de janeiro (Ano Novo) e 2 de janeiro de 2026, os atendimentos de saúde ocorrerão no AMA, das 7h às 23h. No Itamarati Sede, o atendimento será mantido 24 horas, enquanto as ESF permanecerão fechadas. No dia 26 de dezembro, o CIS atenderá das 7h às 17h.

Durante o período de final de ano, as unidades ESF Anderson Monteiro Godoy, na Vila Áurea; ESF José Issa, no Residencial Ponta Porã; e ESF Rodrigo Lima, no bairro Kamel Saad, funcionarão das 7h às 11h e das 13h às 17h, assim como o CIS, que também atenderá das 7h às 17h. No distrito de Sanga Puitã, a ESF José Bataglin atenderá a população das 7h às 19h.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que, nos dias em que as ESF funcionarem normalmente, serão mantidas as escalas habituais de atendimento do AMA e do Itamarati Sede. Em caso de necessidade, a orientação é que a população procure a unidade disponível ou acompanhe as redes oficiais da Prefeitura Municipal, onde todas as informações sobre os atendimentos serão divulgadas.

Outro serviço mantido no período é o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funcionarão nos dias 22 e 23 de dezembro, das 7h às 13h, e nos dias 29 e 30 de dezembro, também das 7h às 13h. O Hospital Regional “Dr. José de Simone Neto”, que é administrado pelo Governo do Estado manterá o atendimento sem qualquer interrupção.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Homem é assassinado a tiros em Pedro Juan Caballero

Um homem identificado como Alfredo Peralta Rivarola, de 40 anos, foi assassinado na noite desta sexta-feira (19) na porta da própria residência, no bairro Defensores del Chaco, em Pedro Juan Caballero.

No local do crime, a Polícia Nacional encontrou um bilhete com ameaça, que passou a integrar a investigação. Até o momento, não há informações oficiais sobre os autores ou a motivação do homicídio.

👉 Acompanhe todos os detalhes e atualizações no Brasiguaio News, portal de notícias da fronteira Brasil–Paraguai.

Um homicídio foi registrado na região do bairro Jardim Primor, em Ponta Porã

Um homicídio foi registrado no início da noite desta sexta-feira nas proximidades do antigo Xiru, região próxima ao bairro Jardim Primor, em Ponta Porã, na fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

De acordo com as primeiras informações, o crime aconteceu em frente ao Bar do Trilho, nas imediações da Escola João Carlos Pinheiro Marques. Ainda não há confirmação oficial sobre a identidade da vítima ou as circunstâncias em que o fato ocorreu.

O local foi imediatamente isolado para o trabalho das equipes da Polícia Militar e da Perícia, que realizam os procedimentos técnicos necessários para a apuração do caso.

Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes adicionais sobre a motivação ou autoria do crime. A orientação é para que a população evite a disseminação de boatos ou imagens não confirmadas.

Líder de facção criminosa catarinense é preso após perseguição em Pedro Juan Caballero

Agentes da Polícia Nacional do Paraguai durante operação que prendeu foragido brasileiro em Pedro Juan Caballero
Operação da Polícia Nacional do Paraguai terminou com a prisão de foragido da Justiça brasileira após perseguição em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã.

Após tiros e uma perseguição por diversas ruas de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, agentes do Departamento de Investigações da Polícia Nacional prenderam, na tarde deste domingo (14), Maykon de Souza, de 39 anos. A ação ocorreu na região do Jardim Aurora, área próxima à Linha Internacional com Ponta Porã (MS).

Maykon é foragido da Justiça brasileira e apontado como líder da facção criminosa Primeiro Comando Catarinense, considerada uma dissidência do Primeiro Comando da Capital (PCC). Segundo as autoridades, ele estava escondido em Pedro Juan Caballero, de onde coordenava parte das atividades do crime organizado no sul do Brasil.

Conhecido pelos apelidos de Maykon Gordo ou Marcolinha, o suspeito também utilizava o nome Maykon Dutra Dias, o que levantou dúvidas sobre sua real identidade. Por esse motivo, ele está passando por exames de papiloscopia, cujos resultados serão encaminhados à Polícia Federal em Ponta Porã para confirmação oficial dos dados.

De acordo com a Polícia Nacional, Maykon foi abordado enquanto dirigia uma caminhonete. Ao perceber a aproximação dos agentes, ele acelerou o veículo, dando início a uma perseguição. Durante a fuga, diversos tiros foram disparados. O foragido acabou sendo interceptado e preso poucos quilômetros depois.

Após a prisão, o brasileiro foi encaminhado sob custódia das autoridades paraguaias. A expectativa é que, nas próximas horas, ele seja entregue às autoridades brasileiras na Linha Internacional.

As diligências seguem em andamento para identificar e prender integrantes da rede de apoio que teria dado proteção ao suspeito em território paraguaio.

A região de fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero é considerada estratégica para organizações criminosas devido à circulação intensa de pessoas e veículos. Facções brasileiras frequentemente utilizam o lado paraguaio como rota de fuga ou base de apoio logístico.

Prisões desse tipo reforçam a cooperação entre forças de segurança do Brasil e do Paraguai e impactam diretamente a segurança local e regional.

Maykon de Souza permanece sob custódia e deve ser entregue à Polícia Federal brasileira para o cumprimento dos mandados de prisão em aberto. As investigações continuam para localizar possíveis comparsas e aprofundar a apuração sobre a atuação do grupo criminoso na faixa de fronteira.

Turista americano é agredido após filmar mulher sem consentimento na Praia do Campeche, em Florianópolis

Turista americano contido por banhistas na Praia do Campeche, em Florianópolis
Praia do Campeche, em Florianópolis, onde ocorreu a confusão envolvendo o turista. Foto: Reprodução/Redes sociais

Homem foi contido por banhistas após gravação considerada inadequada e acabou encaminhado à Polícia Militar

Um turista americano foi agredido por banhistas após ser flagrado filmando o corpo de uma mulher sem consentimento na Praia do Campeche, em Florianópolis, capital de Santa Catarina. O caso foi registrado em vídeo e passou a circular nas redes sociais, gerando grande repercussão.

As imagens mostram o homem no chão, cercado por várias pessoas, sendo xingado, agredido e contido até a chegada da Polícia Militar. A revolta dos banhistas ocorreu após a suspeita de que o turista estaria registrando imagens íntimas de uma mulher que aproveitava o dia na praia.

De acordo com informações apuradas no local, quando a Polícia Militar chegou, os agentes realizaram uma averiguação no celular do turista. No aparelho, foi encontrado o vídeo mencionado pelas testemunhas, confirmando a gravação apontada pelos banhistas.

O homem alegou aos policiais que estava apenas filmando a paisagem da praia e que, de forma não intencional, acabou registrando a mulher. Ele pediu desculpas pelo ocorrido ainda no local.

Apesar disso, o turista recebeu atendimento médico na própria praia devido às agressões sofridas e, posteriormente, foi encaminhado para os procedimentos legais. A Polícia Militar informou que ele foi qualificado como autor do crime de registro não autorizado da intimidade sexual e, ao mesmo tempo, como vítima de lesão corporal leve dolosa.

O caso foi registrado e será analisado pelas autoridades competentes.

O registro não autorizado de imagens íntimas é considerado crime no Brasil, especialmente quando envolve partes do corpo com conotação sexual e ocorre sem consentimento. A prática fere o direito à privacidade e à dignidade da pessoa.

Casos como esse chamam atenção em regiões turísticas, onde a convivência entre moradores, visitantes nacionais e estrangeiros exige respeito às leis e costumes locais. Para regiões de fronteira e áreas com grande fluxo de turistas, o tema reforça a importância da informação e da prevenção.

Até o momento, não há informações sobre prisão. O caso foi formalmente registrado, e as circunstâncias da agressão e da gravação serão analisadas pelas autoridades. A investigação deve apurar as responsabilidades de todos os envolvidos.

Prefeitura de Ponta Porã esclarece Projeto de Lei sobre atualização da PGV dos imóveis

Município afirma que proposta visa apenas atualizar valores e reforça que não há criação de novos impostos

A Prefeitura de Ponta Porã divulgou um esclarecimento oficial a respeito do Projeto de Lei que trata da atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) dos imóveis no município. O tema tem gerado dúvidas e debates entre moradores, especialmente em relação a possíveis impactos tributários.

De acordo com a administração municipal, a proposta enviada ao Legislativo tem como objetivo atualizar os valores de referência dos imóveis urbanos, adequando-os à realidade atual do mercado imobiliário local. A prefeitura destaca que a medida não cria novos impostos, nem altera alíquotas já existentes.

O Executivo municipal explicou que a PGV é um instrumento técnico utilizado para definir parâmetros de avaliação dos imóveis, servindo de base para cálculos administrativos e fiscais previstos em lei. A atualização, segundo a prefeitura, ocorre de forma periódica e é uma prática adotada por diversos municípios brasileiros.

Ainda conforme o esclarecimento, qualquer mudança relacionada à cobrança de tributos depende de aprovação específica da Câmara Municipal, além de respeitar princípios legais como transparência, legalidade e anterioridade.

Em uma cidade de fronteira como Ponta Porã, onde o crescimento urbano e imobiliário acompanha a dinâmica econômica da região com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, a atualização de dados urbanos é apontada pela prefeitura como necessária para o planejamento e a gestão pública.

A Planta Genérica de Valores (PGV) é um cadastro que define valores estimados dos imóveis por localização, tipo e infraestrutura urbana. Ela é utilizada como referência para políticas públicas, planejamento urbano e, em alguns casos, cálculos tributários.

O tema é relevante para a região de fronteira porque o desenvolvimento urbano acelerado, aliado à valorização imobiliária típica de cidades gêmeas, exige dados atualizados para garantir equilíbrio fiscal e organização urbana.

A proposta segue em tramitação no Legislativo municipal e poderá ser debatida em sessões da Câmara de Vereadores. A prefeitura informou que continuará prestando esclarecimentos à população e reforçou que eventuais decisões futuras dependerão de análise técnica e discussão pública.

Alunos da Rede Municipal recebem premiação da 1ª Expomaker Educação que Transforma

Solenidade no Paço Municipal também reconheceu as melhores redações do PROERD

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, 12 de dezembro, a cerimônia de premiação dos alunos da Rede Municipal que participaram da 1ª Expomaker – Educação que Transforma, evento que marca o calendário educacional do município.

Na abertura, a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, ao lado da secretária municipal de Educação, Eliana Fernandes, transmitiu a mensagem do prefeito Eduardo Campos, destacando o trabalho de todos os profissionais que atuam na educação pública de Ponta Porã. O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, major Ryo Sato, também participou da solenidade e parabenizou os alunos que se destacaram com as produções de redação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido em parceria com a Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Educação, a Expomaker representa a culminância de uma jornada iniciada com as feiras maker internas realizadas entre agosto e novembro nas unidades escolares.

“Nos próprios ambientes, os estudantes puderam colocar a mão na massa e transformar conhecimento em soluções criativas. Essas feiras internas foram essenciais para incentivar o pensamento inovador, a experimentação e a resolução de problemas em um contexto colaborativo e interdisciplinar. Elas demonstram o quanto a educação municipal está alinhada às metodologias ativas e ao uso de tecnologias educacionais”, destacou a pasta.

Durante sua fala, a secretária Paula Consalter Campos reforçou a importância do evento para a formação integral dos alunos da Rede Municipal:

“Quero parabenizar todos os estudantes que participaram da 1ª Expomaker Educação que Transforma e também aqueles que integram o PROERD. Agradeço à parceria da Polícia Militar e, em nome do prefeito Eduardo Campos, manifesto nossa gratidão aos professores, coordenadores, diretores, equipe administrativa, merendeiras, vigias e a todos que contribuem diariamente para uma educação pública de qualidade. Este é o momento de coroação do trabalho coletivo de profissionais que nos enchem de orgulho”, afirmou.

Premiação

Categoria Hora do Desafio

– 1º lugar – Escola Municipal Professora Conceição Capiberibe Saldanha

Alunos: Davi Marques Tellecher e Nicolas Eduardo Alem

– 2º lugar – Escola Manoel Martins

Alunos: Joab Airan Dutra Pereira e Fabrício Flores Nunes

– 3º lugar – Escola Professora Dora Landolfi

Alunos: Crysthopher David Palosqui Diaz e Crystian Daniel Palosqui Diaz

Categoria A – Pré II e 1º ano

-1º lugar – Ceinf Joana Ferreira Franco Barrios

Projeto: Robô Wall-E

Alunos: Sophia Araújo Gonçalves, Eloá da Silva Irala, Manuela Valentina Pereira Creim Rosa e Lucas Gabriel Boucher Ferraz

– 2º lugar – Escola Municipal Cooporã

Projeto: Corporeidade Identitária

Alunos: Helber Mikael Painho Insarauld e Marcos Guilherme Vargas Roa

– 3º lugar – Escola Marly Cavalheiro Rojas

Projeto: Jardim Encantado

Alunos: Lorenzo Martins Medina, Emma Valentina Ramires Gonzalez, Enzo Glenzel Benites, César Luís Duarte Benitez e Pedro Velásques Darold

Categoria B – 2º e 3º anos

-1º lugar – Escola Conceição Capiberibe Saldanha

Projeto: Alimentação Saudável

Alunos: Davi Lucas da Silva Sandoval, Gabriel Moreira Zacarias, Estela Emanuely Cabrera Ormedo, Lara Yasmim Lopez Santos e Kawany Jazmin Cavalheiro Freitas

– 2º lugar – Escola João Carlos Pinheiro Marques

Projeto: Foot Tech

Alunos: Isaak Afonso Chaves, Fabiano Aguilera Fernandez, Dylan Gabriel O. Romero e Angelo Mizael Medina

– 3º lugar – Escola Marcondes Fernandes Pereira

Projeto: Fazenda Sustentável

Alunos: Kathleen Ryassa Aquino Risaldi, Érick Gomes Ferreira, Larissa de Campos Romero, Antonio Lêla da Cruz e Geovana Vitória Alves Malikoski

Categoria C – 4º e 5º anos

– 1º lugar – Escola Manoel Martins

Projeto: Pequenos Engenheiros

Alunos: Arthur de Oliveira Ramos, Dário Henrique de Souza Loeschke e Giovana Adrielly Penha Barreto

– 2º lugar – Escola Dora Landolfi

Projeto: Novo Mundo 2.0

Alunos: Ayrton de Lana Moura, Adrieli Dávalos Ledesma, Eliander Rafael Tirelli Rodrigues, João Rodrigo Martinez Salinas e Jesus Alberto Alen Arguelho

– 3º lugar – Escola Prefeito Adê Marques

Projeto: Corrida das Bolas

Alunos: Henrique Gabriel Gonzales Benitez, Renan Ayala Cabana, Anaju Wider Coelho e Gustavo Emanuel Santos Gonçalves

PROERD – Destaques de Redação

– Óscar Anibal Domingues Lugo, 5º ano B – Escola Municipal Conceição Capiberibe Saldanha

– Marceli Aparecida Riveiro Duré, 5º ano A – Escola Municipal Lydio Lima

– Liz Gomercinda Orue Rodrigues, 5º ano A – Escola Municipal Ignêz Andreazza

– Sofia Rafaelly Duarte Lopes, 5º ano A – Escola Jardim Ivone

Fonte: Assessoria*