Início Site Página 57

Comitiva de Ponta Porã visita Fundação Shunji Nishimura

Instituição é referência nacional em educação técnica, inovação e formação profissional

Uma comitiva da Prefeitura de Ponta Porã, formada por representantes das Secretarias de Governo e de Educação, realizou no dia 2 de dezembro uma visita técnica à Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), localizada em Pompeia, interior de São Paulo. A instituição é reconhecida no país pelo modelo integrado que articula educação fundamental, média, técnica e superior, conectando escolas, laboratórios e empresas em um ecossistema contínuo de aprendizagem.

A equipe foi composta pela secretária municipal de Governo, Paula Consalter Campos, pela secretária de Educação, Eliana Fernandes, além de professores e assessores das duas secretarias. O objetivo da visita foi conhecer de perto o ecossistema educacional, tecnológico e produtivo estruturado pela Fundação Shunji Nishimura e por instituições parceiras, buscando referências que possam fortalecer as políticas de educação e inovação em Ponta Porã.

Durante a programação, a comitiva teve acesso detalhado aos pilares que sustentam o modelo de ensino da Fundação, baseado em metodologias ativas e aprendizagem por projetos (PBL), que integram educação e setor produtivo, estimulam criatividade, inovação e resolução de problemas, e promovem formação de alta empregabilidade com impacto social.

A equipe visitou o espaço de criatividade, inovação e prototipagem, onde estudantes desenvolvem soluções para desafios reais da indústria e da comunidade. No local, os representantes puderam observar laboratórios, fluxos de projetos e processos de integração entre tecnologia e criatividade. Também conheceram o Centro de Tecnologia, Engenharia e Robótica, núcleo técnico da Fundação com foco em automação, indústria 4.0 e inovação aplicada.

Outra parada foi o Senai de Pompeia, instalado no moderno Edifício Paulo Skaf. Lá, a comitiva conheceu a infraestrutura dedicada à formação técnica e profissional, além das metodologias utilizadas, como aprendizagem por projetos e avaliação por competências, alinhadas às demandas industriais. A Fundação e o Senai trabalham em parceria para impulsionar a empregabilidade na região, incluindo cursos superiores tecnológicos voltados à manufatura, inovação e desenvolvimento de software.

Encerrando as atividades do dia, o grupo visitou o Museu Shunji Nishimura, um espaço de memória que preserva a história da família Nishimura e sua influência no desenvolvimento local, destacando valores como trabalho, disciplina e inovação. A visita inspirou reflexões importantes para o CEIMPP (Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré de Ponta Porã), especialmente na integração entre cultura, desenvolvimento e educação.

A secretária Paula Consalter Campos avaliou a visita como extremamente positiva. Segundo ela, as experiências vivenciadas servirão de base para modernizar a educação municipal, estruturar trilhas de tecnologia e inovação no CEIMPP, aproximar as escolas de metodologias ativas e projetos reais e identificar oportunidades de cooperação técnica, intercâmbios e iniciativas conjuntas. “Nosso foco é fortalecer a articulação entre educação, tecnologia e cultura em Ponta Porã”, destacou.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Unidades Básicas de Saúde de Ponta Porã já estão recebendo equipamentos doados pela Uniderp

Equipamentos estão sendo entregues em 10 unidades de saúde dos bairros e distritos do município

As Unidades Básicas de Saúde de Ponta Porã já começaram a receber os equipamentos doados pela Faculdade de Medicina Uniderp. Os itens, entregues oficialmente ao prefeito Eduardo Campos e ao secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, estão sendo identificados pelo setor de patrimônio, separados e distribuídos às unidades dos bairros e distritos do município.

Na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, o prefeito Eduardo Campos informou que equipes da Saúde e do Patrimônio estão realizando visitas para efetivar as entregas dos materiais, que irão reforçar a estrutura de atendimento da rede municipal.

“Temos avançado com parcerias importantes, como a firmada com a Faculdade de Medicina Uniderp, responsável pela implantação do primeiro curso de Medicina em Ponta Porã. Os equipamentos estão passando pelo processo de incorporação ao patrimônio do município e já estão sendo entregues para uso nas unidades de saúde”, destacou o prefeito.

Ao todo, são 334 materiais e equipamentos, entre eles: mesas ginecológicas; cadeiras para soroterapia; cadeiras de rodas; carrinhos de parada com monitor multiparâmetro; desfibriladores externos automáticos; oxímetros; bombas de infusão; kits de sutura; aparelhos de eletrocardiograma; autoclaves; balanças adultas e pediátricas; mobiliários; aparelhos de ar-condicionado; máscaras laríngeas; entre outros itens essenciais ao atendimento nas unidades básicas.

Unidades já contempladas

A USF Nelson Machado Dias, no bairro Ipê II, recebeu: 6 kits de sutura; 1 balança digital antropométrica BK 200; 1 balança pediátrica antropométrica Balmak; 3 poltronas para coleta de sangue; estadiômetro infantil portátil; mesa ginecológica esmaltada; autoclave; 3 cestos plásticos; 3 lixeiras de aço inox de 50 litros; 1 foco clínico. A USF Anderson Godoy Monteiro, na Vila Áurea, foi contemplada com os mesmos itens, acrescidos de um oxímetro de pulso.

Também serão beneficiadas as seguintes unidades: José Issa (Residencial Ponta Porã II), Dr. Rodrigo Lima Villanueva (Kamel Saad), Nery Alves Azambuja (São Domingos), José Vieira Boch (Jardim Estoril), José Alberto Neves (Jardim Alegrete), José Bataglin (Sanga Puitã), Rosângela Pereira (Itamarati Sede), AMA – Atendimento Médico Ambulatorial (Parque de Exposições).

UNIDERP

Durante o ato de entrega, o diretor da Faculdade de Medicina Uniderp, Cristiano Cupertino, destacou que a doação faz parte do compromisso firmado com o Programa Mais Médicos. “Este é um momento simbólico, que marca o avanço de um projeto de longo prazo, capaz de trazer investimentos significativos para a saúde do município e de toda a região. É uma satisfação ver que a parceria entre a Uniderp e a Prefeitura avança com resultados concretos”, ressaltou.

O coordenador do curso de Medicina, José Ricardo Scalise, reforçou que os benefícios vão além da formação acadêmica. “Nosso compromisso vai além da formação de profissionais. Contribuímos para aprimorar as condições de funcionamento das unidades e fortalecer o atendimento oferecido à comunidade. Esta doação reforça as políticas públicas voltadas à atenção básica”, afirmou.

Ele acrescentou que a parceria também amplia o campo de atuação dos estudantes de Medicina na rede municipal, garantindo vivência prática e contribuindo diretamente para o fortalecimento do sistema de saúde de Ponta Porã.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Famílias da Vila São Vicente de Paula são beneficiadas com rede de água tratada

Solicitação do prefeito Eduardo Campos já está sendo atendida pela Sanesul

Uma solicitação feita pelo prefeito Eduardo Campos está sendo atendida pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), que iniciou a implantação da rede de água tratada para atender famílias residentes na Vila São Vicente de Paula. Há cerca de três décadas, esses moradores vivem no local sem acesso à água encanada.

O prefeito Eduardo Campos reforçou o compromisso da gestão em priorizar políticas voltadas às pessoas, especialmente às que mais precisam.

“Nosso trabalho atende todos os setores, mas temos dispensado um olhar mais atento às famílias em situação de maior vulnerabilidade, como os moradores da Vila São Vicente de Paula, que ainda não contavam com água tratada e que, a partir dos próximos dias, terão esse benefício dentro de casa”, destacou.

A execução dos serviços foi alinhada pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã, e a Sanesul já deu início às escavações e à instalação da nova tubulação. A obra permitirá ampliar a oferta de água tratada para a comunidade, reforçando o compromisso conjunto de promover segurança hídrica, qualidade de vida e desenvolvimento para a região.

Histórico

A secretária municipal de Habitação, Luciana Chaves, explicou que uma faixa da vila, onde residem 11 famílias, ainda não dispunha de água tratada — situação que agora está sendo solucionada. Ela relatou que conversou com os moradores e que a sensibilidade do prefeito em articular com a Sanesul agilizou o atendimento.

“Na vila residem 11 famílias em uma área onde, a partir de agora, vamos iniciar o processo de regularização fundiária. Conversamos com os moradores na Secretaria de Habitação, solicitamos o estudo de viabilidade à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e não se trata de área de risco. Diante da necessidade, a Prefeitura entrou em contato com a Sanesul, que já está realizando os serviços”, afirmou Luciana Chaves.

Edilson José,

Caso do cabelo humano: ex-vereador preso em Ponta Porã publica Nota de Esclarecimento

Resumo do Caso

Rodrigo Junior de Morais Rodrigues, ex-vereador de Dourados (MS), foi detido no último domingo (30) após policiais do DOF encontrarem 257 kg de cabelo humano escondidos dentro do veículo que ele conduzia na MS-164, em Ponta Porã. A carga, avaliada em cerca de R$ 2,5 milhões, estava distribuída em fardos ocultos no automóvel.

Durante o depoimento, Rodrigues afirmou que apenas realizava o transporte do material entre Ponta Porã e Dourados e que receberia R$ 1 mil pelo serviço, alegando não saber a origem exata do produto. Após pagar R$ 3 mil de fiança, ele foi liberado pela Polícia Federal na segunda-feira (1º), seguindo à disposição da Justiça enquanto o caso continua sob investigação.

Caso do cabelo humano: ex-vereador preso em Ponta Porã publica Nota de Esclarecimento

Jovem de Ponta Porã morre ao capotar caminhonete abarrotada de maconha

Segundo a polícia, o veículo era roubado e carregava mais de 1,5 tonelada de maconha. Vítima, de 29 anos, morreu no acidente em Iguatemi (MS).

C. P. G. Marques, de 29 anos, morreu nesta quarta-feira (3) em um acidente na rodovia MS-295, em Iguatemi (MS). Ele dirigia uma caminhonete que transportava mais de 1,6 tonelada de maconha.

A placa do veículo estava adulterada e tinha registro de roubo em Paranavaí, no Paraná, segundo a Polícia Civil.

Conforme o Boletim de Ocorrência, a Polícia Civil foi acionada por volta das 5h. No local, os agentes encontraram a caminhonete capotada, a vítima e os fardos de droga espalhados pela rodovia.

O motorista chegou a ser levado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como tráfico de drogas e acidente de trânsito com vítima fatal. As circunstâncias serão investigadas pela Delegacia de Polícia Civil de Iguatemi.

Histórico de Conflitos na Fronteira

C. Patrick Gabilão em julho de 2019, ele foi alvo de um atentado em Ponta Porã, quando acabou ferido a tiros em meio à guerra pelo controle de áreas estratégicas entre organizações criminosas. Desde então, seu nome segue ligado a episódios de conflito e investigações policiais, tornando-se um dos alvos mais procurados na região.

Fonte: G1

Black Friday NT Gás é estendida: preço promocional vai de 1º a 31 de dezembro!

A NT Gás decidiu prolongar sua Black Friday e garantir economia para os clientes durante todo o mês de dezembro.
De 1 a 31 de dezembro, o botijão de gás estará com R$ 10 de desconto, saindo de R$ 134 por apenas R$ 124 no preço promocional.

A promoção é exclusiva da NT Gás e válida enquanto durarem os estoques — por isso, quem quiser aproveitar deve garantir o seu o quanto antes.

📞 Peça agora pelo WhatsApp: (67) 9 9336-8424
💥 Preço especial de dezembro: R$ 124
🔥 Entrega rápida e garantida

Aproveite o mês de descontos e garanta seu gás com preço reduzido.
NT Gás – qualidade, confiança e o menor preço do mês!

Jeová Evanilsom anuncia sua próxima luta de Kickboxing Profissional em Foz do Iguaçu

O ponta-poranense Jeová Evanilsom, atleta reconhecido internacionalmente e detentor de um impressionante currículo com 80 lutas profissionais de Muay Thai e 47 combates no Kickboxing, confirmou oficialmente sua próxima luta profissional. O evento está marcado para março, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), onde o lutador representará mais uma vez o nome de Ponta Porã.

Com vasta experiência em competições dentro e fora do Brasil, Jeová se prepara para mais um grande desafio nos ringues. Conhecido pela técnica apurada, resiliência e histórico de vitórias expressivas, o atleta reforça que carregar o nome da fronteira é motivo de orgulho e responsabilidade.

“Levo comigo a responsabilidade de representar minha cidade e meu trabalho em cada luta. Cada ringue me ensinou algo novo, e sigo evoluindo sempre.” — declarou Jeová Evanilsom.

A luta, que será realizada na modalidade Kickboxing Profissional, deve atrair atenção de fãs, equipes esportivas e apoiadores do atleta, que acompanham sua trajetória vitoriosa dentro das artes marciais.

Com promessa de muita técnica, força e intensidade, Jeová afirma estar pronto para mais uma batalha importante na carreira.

Março promete impacto. Jeová Evanilsom está preparado para fazer história novamente.

Condenada pelo 8 de janeiro, brasileira foragida é presa na Argentina ao tentar entrar no Paraguai

Sirlene de Souza Zanotti aguarda audiência de custódia antes da extradição

A brasileira foragida Sirlene de Souza Zanotti, de 53 anos, condenada a 14 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, foi presa nesta terça-feira (2) por militares argentinos ao tentar entrar no Paraguai.

Sirlene é psicóloga e dizia estar exilada na Argentina. Ela foi detida por militares da Gendarmería Nacional Argentina na cidade de Posadas, na província de Misiones, enquanto tentava entrar no Paraguai.

A psicóloga teve a transferência realizada para a prisão de Ezeiza, em Buenos Aires, e passará nesta quarta-feira (3) por uma audiência de custódia. A extradição de Sirlene foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes em junho de 2024.

A bolsonarista recebeu condenação do STF a 14 anos de prisão, sendo 12 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Em dezembro de 2024, Sirlene publicou uma carta na qual afirmou que o Supremo fez uma “falsa acusação de crime” em um “processo cheio de ilegalidades”. 

Fonte: odia

Prefeitura faz adequação em Lei Municipal e mantém gratificação para servidores da saúde

Pagamento segue vinculado ao alcance de indicadores definidos pelo Ministério da Saúde

O prefeito Eduardo Campos sancionou o Projeto de Lei nº 4.703, que altera a Lei nº 4.450 e garante a continuidade da gratificação por desempenho para servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã. A medida, proposta pelo Poder Executivo, foi debatida e aprovada pela Câmara de Vereadores.

Segundo o Executivo Municipal, a atualização da lei foi necessária para adequá-la ao novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde. A alteração mantém a gratificação por desempenho vinculada ao cumprimento dos indicadores definidos pelo Ministério da Saúde, conforme a metodologia do Programa Nacional de Financiamento da Atenção Primária.

A legislação contempla diversos profissionais da saúde, como enfermeiros, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos em saúde bucal, agentes comunitários de saúde, além de servidores administrativos e de serviços gerais lotados em recepção e farmácia.

O incentivo também abrange trabalhadores das equipes de Saúde da Família (ESF), Atenção Primária (EAP), Saúde Bucal (ESB), multiprofissionais (eMulti) e profissionais técnicos vinculados à Atenção Primária e à Gestão Estratégica, como Sistemas de Informação e Programa Bolsa Família.

Pagamento

A Lei Municipal estabelece que o pagamento da gratificação será condicionado ao desempenho apurado no Sistema e-Gestor Atenção Básica/SIAPS, do Ministério da Saúde, considerando os resultados obtidos pelas equipes credenciadas e cadastradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Simplificado (SCNES).

O acompanhamento e monitoramento das metas ficarão sob responsabilidade dos Técnicos de Apoio à Gestão Estratégica. A gratificação continuará sendo custeada exclusivamente com recursos do Incentivo de Qualidade, vinculado ao Programa de Cofinanciamento Federal do Piso da Atenção Primária à Saúde, transferidos mensalmente pelo Ministério da Saúde em modalidade fundo a fundo.

De lixão a floresta: jovens de Ponta Porã lideram transformação com apoio do Senar/MS

Projeto vencedor do programa Jovem Sucessor Rural 2025 recuperou área degradada e mobilizou a comunidade na região de fronteira

Um antigo lixão desativado de Ponta Porã, antes marcado por resíduos, mau cheiro e solo degradado, hoje começa a dar lugar a uma nova paisagem de uma floresta urbana em formação. A mudança é conduzida pelo grupo Agrofronteiras, vencedor da edição 2025 do programa Jovem Sucessor Rural, iniciativa pioneira do Senar/MS voltada à formação de novas lideranças para o campo.

A ação uniu recuperação ambiental, educação, identidade cultural e mobilização social. Com planejamento técnico, parcerias institucionais e orientação adquirida a partir do programa, os jovens deram início ao reflorestamento da área, utilizando espécies nativas e técnicas que favorecem a retomada da vida no solo e a regeneração do ecossistema local.

“O resultado ficou muito maior do que imaginávamos. Conseguimos recuperar parte da área, envolver escolas, trazer estudantes de agronomia, mobilizar poder público e sociedade civil. O resultado não é só ambiental, é social, educativo e cultural. Foi extremamente gratificante ver tudo isso acontecer”, comenta o representante do grupo, Ronaldo Gonçalves.

A ideia de atuar no lixão surgiu quando o grupo tomou conhecimento de que a área estava em processo de desativação. Em vez de aceitar o abandono do espaço, viram ali uma oportunidade de ressignificação. O ponto de partida foi uma visita técnica ao local para avaliar o nível de degradação e a viabilidade de recuperação.

Na sequência, os jovens pesquisaram quais espécies nativas seriam mais adequadas para a recuperação de um solo tão comprometido.  O primeiro plantio, realizado com mudas de ipê, revelou a dimensão do desafio. “O solo era extremamente compactado, cheio de entulhos e resíduos, faltavam ferramentas adequadas e não tínhamos como garantir a irrigação diária necessária para que as plantas sobrevivessem”, relembra Ronaldo.

Foi então que, com o respaldo do Sindicato Rural de Ponta Porã, o projeto começou a ser apresentado a órgãos públicos e parceiros estratégicos. A partir disso, vieram as doações de mudas, ferramentas, insumos, o uso de hidrogel para retenção de água no solo e o terraceamento do terreno, garantindo melhores condições para o reflorestamento.

O IFMS também se juntou à iniciativa, envolvendo professores e acadêmicos de Agronomia no processo de plantio, transformando a ação em uma verdadeira aula prática a céu aberto.

Eles optaram por espécies nativas e adaptadas ao bioma local, Priorizando plantas com potencial de recuperação do solo, como pata-de-vaca e moringa, além da erva-mate, escolhida não apenas pela resistência, mas pelo valor histórico e cultural para a cidade fronteiriça, conhecida como a “Princesinha dos Ervais”.

De lixão a floresta: jovens de Ponta Porã lideram transformação com apoio do Senar/MS 1
Grupo se conheceu nas aulas do programa do Senar/MS (Foto: Arquivo Pessoal)


Segundo o grupo, o impacto do projeto vai além da recuperação ambiental. A ação envolveu poder público, estudantes, instituições e a população em geral, despertando a reflexão sobre o destino dos resíduos, a importância da recuperação de áreas degradadas e o protagonismo da juventude rural.

Com formação, apoio técnico e protagonismo juvenil estimulados pelo Senar/MS, o que era um símbolo de abandono começa a se tornar um exemplo de recuperação, consciência e futuro.

“Ver mudas novas ganhando vida ali dá a sensação de que estamos devolvendo dignidade para o espaço. É um sentimento de esperança, de transformação real. Como grupo jovem, sentimos que deixamos uma marca positiva para o futuro da cidade”, complementa Gonçalves.

A conquista do primeiro lugar no Jovem Sucessor Rural 2025 foi recebida como uma validação do esforço coletivo. Agora, os planos incluem a formalização da associação, a ampliação do reflorestamento e a transformação do espaço em um projeto permanente para o município.

De lixão a floresta: jovens de Ponta Porã lideram transformação com apoio do Senar/MS 2
Centenas de mudas nativas foram plantadas onde antes havia degradação (Foto: Arquivo Pessoal)


Jovem Sucessor Rural

O Jovem Sucessor Rural é um programa pioneiro do Senar/MS criado para preparar as novas gerações para a liderança no campo. Voltado a jovens ligados ao meio rural, o curso aborda temas como sucessão familiar, responsabilidade social, oratória, inovação, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e gestão no agronegócio. A proposta é capacitar esses futuros líderes com uma formação sólida, tanto técnica quanto comportamental, para que estejam prontos a dar continuidade aos negócios rurais com visão estratégica e sustentável.

Com duração de até nove meses, o programa é gratuito e realizado em parceria com os Sindicatos Rurais de diversos municípios. As aulas acontecem duas vezes por mês e incluem dinâmicas práticas, oficinas, visitas técnicas e desenvolvimento de projetos voltados a soluções reais para desafios do setor agropecuário. Além da formação, o programa promove uma premiação entre os grupos participantes, reconhecendo as melhores ideias com potencial de transformação no campo.

Muito além de um prêmio

A proposta apresentada pelo Agrofronteiras se destacou justamente por sua ousadia, relevância ambiental e conexão direta com a comunidade urbana e rural de Ponta Porã. Para eles, o Jovem Sucessor Rural foi mais do que uma capacitação: foi o ponto de encontro entre jovens que nem se conheciam, mas compartilhavam o mesmo propósito de transformação. O tema escolhido “Cruzando fronteiras e colhendo sucessos” não ficou apenas no discurso. O grupo é formado por brasileiros, paraguaios e jovens de diferentes cidades, que encontraram no programa um espaço de união, aprendizado e liderança coletiva. Foi nas aulas que perceberam afinidades, alinharam objetivos e entenderam que poderiam gerar impacto real na comunidade.

O curso ampliou a visão dos participantes sobre o papel da juventude rural, fortaleceu competências de comunicação, organização e trabalho em equipe e despertou o senso de responsabilidade socioambiental. A experiência prática do projeto aplicado consolidou o aprendizado teórico recebido durante a formação.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul