Início Site Página 63

Dois homens são mortos a tiros em frente a lava rápido no Jardim Marambaia, Ponta Porã

Na tarde desta terça-feira (18), dois homens ainda não identificados foram mortos a tiros em frente a uma lava rápido localizado no Jardim Marambaia, próximo ao mercado Sol Marambaia, em Ponta Porã.

A ocorrência mobilizou policiais civis e militares, que já estão no local realizando os primeiros levantamentos. Até o momento, não há informações oficiais divulgadas sobre a motivação do crime ou a identidade das vítimas.

As autoridades seguem em investigação e prometem divulgar mais detalhes assim que possível.

Em ação relâmpago, Polícia Civil de Ponta Porã esclarece homicídio na Vila Ferroviária e captura suspeito em flagrante

Policiais da 1ª Delegacia de Ponta Porã, efetuaram a prisão em flagrante, na manhã desta segunda-feira (17), do autor do homicídio que vitimou Anderson Alves Louriano, de 28 anos, ocorrido na noite de domingo (16). A rápida resposta foi possível graças às diligências contínuas realizadas pelas equipes de investigação logo após a notícia do crime.

O fato ocorreu na Vila Ferroviária, onde vítima e autor consumiam bebidas alcoólicas. Após um desentendimento, o autor, identificado como Marcos Barbosa (24), desferiu um golpe de canivete no pescoço da vítima. Anderson chegou a ser socorrido ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Imediatamente após o crime, a autoridade policial determinou o início das buscas, acionando equipes e compartilhando informações com a Polícia Militar para captura do suspeito. As diligências permaneceram ativas durante toda a noite.

Na manhã seguinte, sentindo-se cercado, o autor apresentou-se na delegacia e entregou a arma do crime. Diante perseguição ininterrupta desde o momento do fato, caracterizando o estado de flagrância a autoridade policial responsável ratificou a voz de prisão em flagrante.

O autor confessou o crime durante interrogatório. Diante da gravidade concreta do delito e do risco de fuga — testemunhas relataram que o autor planejava fugir para o Paraguai logo após o fato —, o Delegado representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, visando a garantia da ordem pública e a aplicação da lei penal.

O preso encontra-se recolhido à disposição da Justiça.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.941 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhõesMega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões 1

O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 20h30h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

Fonte: Agencia Brasil*

Aena entrega primeira etapa de obras no terminal de passageiros do Aeroporto de Ponta Porã (MS)

O Aeroporto de Ponta Porã concluiu a primeira etapa das obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros. Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a Aena inaugurou uma infraestrutura com 1.419 m² de área construída, quase o dobro do antigo espaço, que tinha 770 m². A entrega marca um importante avanço no desenvolvimento da região e proporciona mais conforto, eficiência e acessibilidade aos passageiros. 

A nova área oferece climatização em todos os ambientes, banheiros modernos, incluindo fraldário e instalações acessíveis, além de um amplo e confortável desembarque. O terminal agora conta com internet gratuita de alta velocidade. Também foi implantado um novo espaço destinado a lojas e restaurantes, proporcionando mais opções e conveniência a todos os usuários.

As obras no Aeroporto de Ponta Porã seguem em andamento. Ao final dos trabalhos, o terminal terá aproximadamente 3.950 m² de área construída, sendo cinco vezes maior que o espaço antigo. A ampliação e modernização faz parte da Fase 1B do contrato de concessão previsto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tem previsão de conclusão até junho de 2026. 

O estacionamento do Aeroporto de Ponta Porã também foi ampliado e completamente reformado pela Aena. Agora com 96 vagas para veículos, seis vezes mais do que antes, o novo espaço tem total acessibilidade para o terminal de passageiros, garantindo mais comodidade aos passageiros e visitantes. Até o fim das obras, mais vagas serão disponibilizadas.

Aena entrega primeira etapa de obras no terminal de passageiros do Aeroporto de Ponta Porã (MS) 2

“São dois anos de gestão da Aena no Aeroporto de Ponta Porã, um período de intenso planejamento e execução para que fosse possível entregar uma infraestrutura moderna, eficiente e adequada às necessidades da população. A ampliação e a modernização do aeroporto reforçam o compromisso da Aena com a qualidade do serviço e o desenvolvimento da região. É uma conquista de todos os que acreditam no potencial da cidade”, destacou Thiago Neiva, diretor do Aeroporto de Ponta Porã.

Assessoria de imprensa – Fotos: Divulgação

Fronteira: Identificado como ‘Branca de Neve’, um dos mortos em confronto com o Choque

Confronto ocorreu durante operação para prender foragido que tentava deixar o país; polícia apreendeu duas armas e prendeu um suspeito por favorecimento real.

Dois homens morreram e um terceiro foi preso durante uma operação do Batalhão de Choque da Polícia Militar na noite de sexta-feira (14), em Ponta Porã (MS), na região de fronteira com o Paraguai. A ação tinha como objetivo cumprir um mandado de prisão contra um foragido de 46 anos, conhecido como “Branca de Neve”, procurado pela Justiça de São Paulo.

Segundo a PM, por volta das 23h, as equipes localizaram o foragido em uma área de mata, quando ele se preparava para deixar o país. Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem atirou diversas vezes com uma pistola 9mm.

Os policiais revidaram e conseguiram desarmá-lo. Ele ainda apresentava sinais vitais e foi socorrido ao Hospital Regional de Ponta Porã, mas morreu após atendimento médico. A polícia informou que o foragido possuía mais de 40 passagens criminais pelo Estado de São Paulo, incluindo roubos, além de registros por posse ilegal de arma de fogo, furto qualificado, tráfico de drogas e organização criminosa.

Enquanto isso, outra equipe fazia uma varredura no imóvel onde o grupo estava escondido. Os policiais foram surpreendidos por um segundo homem, de 48 anos, armado com um revólver calibre .32, que também abriu fogo. Ele foi atingido, socorrido e também não resistiu.

Fonte: G1

Dois criminosos morrem após confronto com Choque em Ponta Porã MS

O Batalhão de Choque da Polícia Militar realizou uma operação em Ponta Porã para capturar Alexandre Jesus da Silva, de 46 anos, conhecido como “Branca de Neve”, foragido da Justiça de São Paulo. Por volta das 23h, da última sexta-feira (14), os policiais localizaram o suspeito, que se preparava para fugir para o Paraguai.

Conforme apurado pelo Jornal da Nova, durante a tentativa de abordagem ao imóvel onde estava escondido, Alexandre reagiu e efetuou disparos com uma pistola calibre 9mm. A equipe revidou, e o criminoso ainda tentou tomar a arma do comandante da equipe, sendo novamente contido. Ferido, foi socorrido ao Hospital Regional, mas não resistiu.

Na varredura do imóvel, outra equipe do Choque foi surpreendida por Luciano Bonfim Rocha, de 48 anos, que também atirou contra os policiais usando um revólver calibre .32 com numeração suprimida. Ele foi alvejado no tórax, socorrido e morreu no hospital. Luciano usava tornozeleira eletrônica. O proprietário do imóvel, identificado por Romildo Camilo Rancy Junior, de 44 anos, detalhou ter recebido Alexandre a pedido do irmão, identificado como integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) e atuante na compra de drogas na fronteira. Por favorecer a fuga do foragido, ele foi preso e encaminhado à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.

As armas dos suspeitos usadas no confronto foram apreendidas, após a chegada da Polícia Científica que realizou perícia no local. A Polícia Militar adotou todos os procedimentos previstos para a investigação do caso.

Jovem de 23 anos morre após grave acidente entre moto e caminhonete no centro de Pedro Juan Caballero

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de Nilsa Mabel Ayala Mancuello, de 23 anos, em Pedro Juan Caballero. A jovem morreu instantaneamente após ser atingida por uma caminhonete enquanto tentava atravessar a Rua Cerro Corá.

Segundo o Comissário Chefe Juan Ortiz, as primeiras informações apontam que a vítima atravessava a via quando foi atingida por uma caminhonete que trafegava pela Rua Tenente Herrero. Com o impacto, ela e a motocicleta foram arremessadas e colidiram contra um carro estacionado.

O médico legista Marcos Prieto confirmou que a morte foi imediata, devido ao forte impacto e à queda subsequente.

A promotora Mirta Martínez informou que o motorista do veículo passou por teste do bafômetro. Ela também revelou que, conforme os dados iniciais, a condutora da caminhonete não possuía carteira de habilitação no momento do acidente.

Posteriormente, a motorista foi identificada como Bruna Marlene Lezcano González, de 20 anos, que realmente não era habilitada.

As autoridades seguem investigando as circunstâncias que levaram ao acidente.

Ponta Porã realiza Seminário Cidades Sustentáveis

Evento será no dia 19 de novembro com debates sobre meio ambiente, saúde e saneamento

 O município de Ponta Porã será sede, no dia 19 de novembro, do Seminário Cidades Sustentáveis, que reunirá autoridades locais e estaduais, técnicos e profissionais de diversas áreas para debater temas ligados ao meio ambiente, saúde e saneamento. O evento acontece durante todo o dia, no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã, e deve reunir cerca de 200 participantes.

A abertura oficial contará com a presença do prefeito Eduardo Campos, do secretário adjunto da Semadesc, Artur Falcette, do presidente da Sanesul, Renato Marcílio, e do presidente da MS Pantanal, Gabriel Buim.

De acordo com a organização, o seminário tem como objetivo demonstrar, de forma prática e integrada, como projetos de recuperação de corpos d’água e áreas degradadas representam investimentos diretos na melhoria da qualidade da água e na segurança hídrica regional. Outro foco é destacar como a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) no tema do saneamento ambiental se tornou uma estratégia de alto impacto para prevenir doenças, ampliar a eficácia dos investimentos em infraestrutura e fortalecer o conceito de Saúde Única de forma prática e mensurável.

O evento também pretende evidenciar como a convergência entre tecnologias inovadoras, o Novo Marco do Saneamento e a gestão eficiente dos recursos hídricos e materiais é essencial para transformar o saneamento em base de cidades economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente responsáveis.

A cooperação entre Brasil e Paraguai será outro ponto de destaque do seminário. Segundo os organizadores, essa relação vai além do comércio e da energia — trata-se de uma parceria estratégica pela sustentabilidade. O sucesso de Itaipu é citado como exemplo de governança conjunta, e o desafio atual é ampliar esse modelo colaborativo para áreas críticas, como a gestão das águas compartilhadas, a crise dos resíduos e as mudanças climáticas.

O público-alvo inclui prefeitos, gestores públicos de saúde, técnicos de saneamento, profissionais de meio ambiente e desenvolvimento urbano, além de coordenadores da Estratégia Saúde da Família (ESF), Vigilância Sanitária e Epidemiológica, ACS e ACE, representantes de concessionárias de água e esgoto, ONGs, estudantes e lideranças comunitárias.

Programação dos Painéis

7h30 – Abertura Oficial

Com fala das autoridades presentes.

Painel 1 – 8h30: Saneamento, Resíduos e Cidades Sustentáveis – Integração, Avanços e Inovação – Com Artur Falcette (Secretário-Adjunto de Meio Ambiente de MS) e Leopoldo Godoy (Diretor de Engenharia e Meio Ambiente).

Painel 2 – 10h00: Reconectando a Cidade com a Água: Restauração de Córregos, Qualidade Hídrica e Segurança para o Futuro – Com Thiago Vedana (Secretário de Meio Ambiente de Ponta Porã), Joanilson Santos (Secretário de Obras e Urbanismo) e Clayton Bezerra (Diretor-Executivo da Ambiental MS Pantanal).

Painel 3 – 13h30: O Elo Vital: Educação, Participação Social e os Agentes de Saúde na Construção da Saúde Única – Com Daniel Kayatt (Secretário de Saúde de Ponta Porã) e Crhistinne Maymone (Secretária-Adjunta de Saúde de MS).

Painel 4 – 15h30: Governança e Cooperação Internacional Brasil–Paraguai: Água, Resíduos e Clima na Agenda Binacional – Com Paula Consalter Campos (Secretária de Governo e Comunicação de Ponta Porã) e representante do Governo Paraguaio.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Adolescente sofre queimaduras graves em MS e companheiro é suspeito

Um homem de 28 anos foi preso nesta quinta-feira (13) em Nova Alvorada do Sul (MS), suspeito de atear fogo na companheira de 17 anos. A adolescente permanece internada na Santa Casa de Campo Grande, com queimaduras de segundo grau, há 11 dias.

O caso foi registrado como lesão corporal qualificada pela violência doméstica. A mãe da vítima afirma que o suspeito omitiu informações, controlava a adolescente e dificultava o acesso da família durante o atendimento médico.De acordo com o boletim de ocorrência, a adolescente foi transferida em vaga zero para a Santa Casa no dia 2 de novembro, apresentando queimaduras significativas na parte superior do corpo.

A mãe relatou que só tomou conhecimento do ocorrido por meio de uma vizinha e colega de trabalho da filha, e não pelo companheiro da jovem. Inicialmente, em Nova Alvorada do Sul, foi informada que a adolescente teria se queimado enquanto queimava fraldas com álcool em um buraco, quando houve uma explosão.

Já em Campo Grande, o suspeito apresentou outra versão. Segundo ele, a jovem teria derramado diesel próximo a um fogão aceso, provocando o incêndio que atingiu seu corpo.

A mãe contestou essa versão, afirmando que o local do suposto acidente não apresenta vestígios de incêndio. No imóvel, havia apenas um colchão queimado em outro cômodo e um banheiro com grande quantidade de cabelo queimado. O galão citado pelo suspeito não foi localizado.

Funcionários da fazenda também relataram que a casa não apresentava cheiro de queimado ou de combustível, contrariando a versão dele. Roupas chamuscadas foram guardadas por uma colega da jovem, apesar do pedido do companheiro para descartá-las, conforme a polícia.

Restrições durante atendimento hospitalar

Durante o atendimento, a mãe afirma que enfrentou resistência do suspeito, que acompanhava todas as visitas e impedia que familiares se aproximassem. A adolescente chegou a apertar a mão de uma enfermeira pedindo ajuda para ver a mãe.

Após despertar do coma induzido, a jovem teria relatado à mãe que foi ameaçada de morte pelo companheiro caso contasse a verdade sobre o ocorrido.

A família também demonstra preocupação com a bebê de dois meses do casal, que estaria sob os cuidados da avó paterna. Há relatos de que o suspeito teria tentado fugir com a criança.

A adolescente possui diagnóstico de TDAH, dislexia e discalculia, com indicação de uso contínuo de medicamentos controlados, interrompido por dificuldades financeiras. A mãe relatou que, desde que passou a morar com o companheiro, a jovem deixou de frequentar consultas, afastou-se da família e foi submetida a comportamentos abusivos.

O caso é investigado pela Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) como lesão corporal qualificada, com agravante de violência doméstica. Denúncias de ameaça, omissão de socorro e possível tentativa de manipulação de provas também serão analisadas.

Fonte: G1

Homem é preso após tentar matar a esposa com álcool

Um homem de 44 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (13), em Três Lagoas-MS após tentar matar a própria esposa, jogando álcool no corpo dela. A mulher conseguiu escapar com a ajuda do genro.

O agressor fugiu, mas passou dois dias sendo perseguido pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), até ser capturado.

A Polícia Civil de Tres Lagoas MS representou pela prisão preventiva para garantir a segurança da vítima.