Saúde nas fronteiras, aeroporto binacional e integração legislativa fizeram parte da agenda de trabalho
A comitiva da Câmara Municipal de Ponta Porã iniciou, nesta segunda-feira, uma série de compromissos em Santana do Livramento e na vizinha Rivera (UY) para fortalecer a cooperação entre cidades-gêmeas e avançar pautas estratégicas de saúde, mobilidade e desenvolvimento regional.
Desde segunda-feira, 25, a comitiva cumpre extensa agenda de trabalho na fronteira. A delegação foi recebida pelo vereador Felipe Torres (PL), presidente da Câmara de Santana do Livramento, na sede do Legislativo municipal.
O encontro, articulado pelo vereador Dagberto Reis (PT) — que atua junto ao Parlamento do Mercosul (Parlasul) em Rivera, no Uruguai — tratou de boas práticas de gestão em regiões de fronteira e de ações conjuntas para qualificar serviços públicos compartilhados.
A delegação também participou da assinatura do Acordo de Cooperação entre as Câmaras Municipais de Ponta Porã (MS) e Santana do Livramento (RS).
O presidente do Legislativo pontaporanense, vereador Agnaldo Pereira Lima, destacou a relevância do acordo, haja visto as particularidades comuns enfrentadas na região de fronteira do país, casos de Ponta Porã na divisa com o Paraguai e Santana do Livramento com o Uruguai.
O instrumento prevê intercâmbio técnico-legislativo, compartilhamento de experiências em transparência, tecnologia e participação social, além de agendas integradas em temas como saúde transfronteiriça, turismo, economia e segurança viária.
Da programação também constou a visitação ao Parque Internacional, símbolo da integração Brasil–Uruguai, para avaliar iniciativas de urbanismo, sinalização binacional e uso compartilhado do espaço público.
Na agenda dos trabalhos houve deslocamento para Rivera, com visita técnica ao Aeroporto Binacional de Rivera, a
fim de conhecer protocolos e governança do terminal — referência útil para o projeto de transformação do Aeroporto Internacional de Ponta Porã em infraestrutura binacional.
Segundo o presidente da Câmara de Ponta Porã, Agnaldo Pereira Lima, a agenda é preparatória para os encontros no âmbito do Parlasul, que terá como um dos destaques a discussão sobre saúde em regiões de fronteira e financiamento diferenciado para municípios conurbados — realidade de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.
Na bagagem da comitiva, houve debates em torno das questões sobre saúde de fronteira, tendo como pauta os municípios conurbados vivem fluxo diário de pacientes e precisam de modelo de financiamento e gestão específicos.
OAeroporto binacional conhecendo a experiência de Rivera acelera o planejamento técnico e regulatório em Ponta Porã.
Outra etapa importante é a questão da Integração legislativa, com assinatura do acordo entre as Câmaras cria canal permanente para projetos, capacitações e transparência.