Hospital Regional promove palestra sobre higienização das mãos

0
8
Banner 300x250

Ação forneceu orientação para pacientes, acompanhantes e colaboradores; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu na última quarta-feira (27/11) orientação de higienização das mãos para pacientes, acompanhantes e colaboradores. A ação prevê minimizar infecções cruzadas no hospital. 

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos adequadamente reduz em até 40% o risco de contrair doenças, tais como: gripes, diarreias e infecções. A lavagem das mãos é a maneira mais simples, barata e eficaz na prevenção de infecção, mesmo que as mãos pareçam limpas elas podem ser portadoras de bactérias nocivas”, explicou a coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), Maria Helena Machado Cardoso. A ação faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e promoveu orientação de forma lúdica, roda de conversa e entrega de panfletos em todos setores da unidade hospitalar. A enfermeira Luciana Licha explicou a importância da ação.

“Somos participantes do Programa Segurança do Paciente e este é o primeiro passo para que tenhamos a garantia de uma assistência de qualidade e segura. Com essa iniciativa, promovida pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), contribuímos para a minimização de riscos, incidentes e eventos adversos aos pacientes relacionados à assistência prestada”, disse. Programa Nacional de Segurança do Paciente  O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer assistência segura.

Assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião