´Saúde Mais perto de Você´ volta ao Marambaia e Sanga Puitã

0
4
Ação vem realizando atendimentos e volta a regiões já atendidas
Banner 300x250

O programa ´Saúde Mais Perto de Você´, desenvolvido pela prefeitura de Ponta Porã através da secretaria municipal de Saúde, volta a atender a região do grande Marambaia e nesta semana o distrito de Sanga Puitã. O atendimento vem ampliando com as Carretas da Saúde e a ação “Saúde mais perto de Você”, com apoio das carretas equipadas já realizou mais de 30 mil atendimentos especializados na cidade e na área rural, nos últimos quatro meses. Desde esta segunda-feira, 02, o atendimento acontece no distrito de Sanga Puitã.

Adquiridas pela Prefeitura de Ponta Porã, as carretas estão equipadas para atendimento médico e odontológico, dispondo de todos os recursos para a assistência à saúde. O objetivo é levar serviços especializados até onde as pessoas moram, reduzindo as filas e o tempo de espera.

As Carretas da Saúde já atenderam várias regiões, como na unidade de saúde do bairro São João, onde os atendimentos agilizaram consultas e exames em várias especialidades médicas, dentre as quais cardiologista, urologista, endocrinologista e oftalmologista. Os encaminhamentos estão agilizados, já que o agendamento prévio permite rapidez no atendimento em um curto espaço de tempo.

O mutirão “Saúde Mais Perto de Você” é uma ação que percorre todas as regiões do município desde o ano passado, desde distritos e bairros. A primeira edição ocorreu no distrito de Sanga Puitã, já tendo passado pelo Grande Marambaia, chegando ao distrito de Nova Itamarati. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames. Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati.

As unidades básicas de saúde da região do Ipês realizaram triagem com os moradores para efetuar os encaminhamos na ação. Foram consultas, exames e diversos serviços disponíveis para a comunidade. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi está coordenando os detalhes ao lado de toda a equipe da pasta.

Os atendimentos são agendados para serem realizados na unidade de saúde ´Estratégia de Saúde da Família´ em cada região. Toda a estrutura é montada para recepcionar a população e efetuar os atendimentos de forma ágil e desburocrática. A carreta da oftalmologia atendeu no local.

Com a triagem feita pelas equipes das unidades de saúde, todos os que receberam atendimento foram encaminhados de forma rápida e ágil com uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente já foi imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Durante todas as ações de atendimentos foram realizadas conultas de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral.

Em exames são ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas.

O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. Também integram o programa os setores de Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

Assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião