Gcmfron participa da palestra dezesseis dias de ativismo no combate aos crimes contra a mulher

PONTA PORÃ-MS, 04 DE DEZEMBRO DE 2019 – 11H00MIN – ASSECOM – GCMFRON

Na data de hoje 04/12/2019 pela manhã, agentes da GCMFron participaram da palestra “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, ocorrida na sede da Coordenadoria Mun. de Trânsito e Transportes. O evento é uma iniciativa da Sec. Mun. de Assistência Social em convênio com a Polícia Militar, precursora do Programa Mulher Segura (PROMUSE). Segundo dados do (CNJ,2017), o Estado de Mato Grosso do Sul lidera o nº de processos por violência doméstica, sendo o 9° estado da federação no ranking da violência contra as mulheres, segundo fonte do (Senado Federal, 2018).

Só em Ponta Porã-MS, de janeiro à 19 de novembro de 2019 foram registrados 525 Boletins de ocorrência na Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), envolvendo crimes de violência corporal dolosa, vias de fato, ameaças, injúria e descumprimento de medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça. Os números de feminicídios também são elevados em Mato Grosso do Sul: ocorreram 32 casos (de Jan à dez de 2018) e 24 casos já ocorreram (até setembro de 2019). Segundo uma oficial da Policia Militar, (2ª Ten. Luzia) os números de ocorrências poderiam ser ainda maiores, pois muitas mulheres não denunciam os seus agressores que normalmente é o próprio marido, por medo de represálias.

Segundo a gestora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Ariadne Lauxen Torraca, os crimes de violência doméstica são de natureza complexa e, portanto, necessita do envolvimento de toda uma rede formada por órgãos públicos, onde a Segurança Pública tem importância fundamental. Diante dos exposto, por determinação do prefeito Hélio Peluffo Filho-PSDB, atualmente a GMCFron conta com um efetivo de 70 Guardas Municipais prontos para atuarem em conjunto com as demais Forças de Segurança e em especial, com a Sec. Mun. de Assistência Social, no combate à violência contra a mulher em Ponta Porã, disse o Secretário Mun. de Seg. Pública Marcelino Nunes de Oliveira. A palestra acontece em Ponta Porã-MS, cidade situada a 320 km da capital Campo Grande.

  A Assessoria de Comunicação Social da GCMFron
🔥95

Deixe sua opinião