Hospital Regional de Ponta Porã (MS) completa mais de 2 mil atendimentos psicológicos

Psicólogo da unidade realiza consultas nos leitos para acompanhantes e familiares como auxílio ao tratamento e recuperação; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), registrou 2.400 atendimentos psicológicos no período de janeiro a dezembro de 2019. Os atendimentos ambulatoriais são individuais nos leitos para acompanhantes e familiares que necessitam de amparo, comunicados de diagnóstico e identificação de doenças mentais. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Atuamos principalmente na identificação de diagnósticos dos pacientes como quadros de depressão, ansiedade ou violência. Se necessário realizamos encaminhamentos dependendo do caso de cada paciente”, explicou o psicólogo da unidade, Gabriel Flores.

O profissional realiza amparo psicológico para familiares e acompanhantes e faz visita periódica nos leitos das enfermarias. Após avaliação, se houver necessidade, mesmo após alta, o paciente recebe um encaminhamento para continuar o tratamento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde.

“O amparo emocional é fundamental para a recuperação dos pacientes. Por mais que o ambiente seja humanizado, a rotina no hospital é estressante para ambos e pode gerar angústia e eclodir problemas emocionais anteriores. Por isso, a equipe tem um trabalho multidisciplinar com o propósito de tratar do corpo e da mente”, esclareceu.

Sueli Aparecida Silva, 43 anos, teve o amparo psicológico durante um tratamento para dores e agradeceu o atendimento que recebeu. “O psicólogo é excelente, atencioso e profissional para lidar com os pacientes. Me ajudou durante a recuperação”, disse.

Estrutura – Com 107 leitos, a unidade oferece atendimento de urgência e emergência, ambulatorial, internação nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, gineco-obstétrica, pediátrica, ortopédica e UTI adulto. Possui, ainda, ampla estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico. Sob gestão Acqua, o hospital terá serviços renovados que garantem conforto aos pacientes. A atenção à saúde oferecida envolve assistência humanizada, integral e contínua, acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco, além de equipe multiprofissional.

ASSESSORIA

🔥166

Deixe sua opinião