Prefeitura realiza ´fumacê´ na região sul contra a dengue

0
1
Banner 300x250

Trabalho vem sendo intensificado em todas as regiões visando combater proliferação do mosquito

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, coordenação do Controle de Vetores e Endemias do município vem intensificando trabalho de conscientização e mutirão de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Nesta época do ano, os focos multiplicam de forma avassaladora e a conscientização quanto ao combate é prioridade. Chuvas esparsas e frequentes criam clima propício para proliferação do mosquito transmissor da doença. Nesta semana, os trabalhos estão concentrados na região sul da cidade, principalmente no grande Marambaia.

O alerta vermelho foi dado no final do ano passado, quando a prefeitura já realizava trabalho de monitoramento. Ponta Porã está com índice dentro do limite estabelecido pelo Ministério da Saúde. Os bairros estão recebendo mutirão.

Conforme dados do LIRA (Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti) realizado pela secretaria de Saúde, Ponta Porã reduziu o índice significativamente. Desde o início do ano, as equipes intensificam neste o trabalho de combate e prevenção à dengue, chikungunya e o vírus Zica. Os trabalhos estão concentrados na região norte da cidade, percorrendo diversos pontos considerados de risco devido ao acumulo de locais favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da doença.

Já receberam mutirão onde os trabalhos foram concentrados na região da grande Vila Áurea, onde o monitoramento prévio encontrou focos considerados preocupantes. Denis Freitas, coordenador do trabalho de controle de vetores afirma que o acúmulo de lixo e recipientes com água têm sido os principais problemas encontrados nas residências. “Infelizmente nossas equipes estão encontrando muitos locais propícios à reprodução da larva transmissora do mosquito Aedes aegypti. Além da fiscalização, retirada do lixo, estamos conscientizando a população quanto a importância dos cuidados básicos”, disse Denis Freitas.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi afirma que o trabalho é intenso. “A mobilização pretende mostrar que a união de todos é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente de novembro a maio, considerado o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Nesse período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação”, afirma.

O objetivo é reduzir os índices de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença naquela região, onde segundo o Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, foi o bairro que mais alto índice de proliferação indicou.

O trabalho de mutirão acontece regularmente em vários pontos da cidade e deve se estender em toda a cidade, dando ênfase aos locais onde a infestação do mosquito é maior.

Os números aferidos pelo LIRAA – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, trabalho efetuado a cada dois meses, apontou redução no índice de infestação, mas o alerta vermelho continua. O trabalho consiste na pesquisa dos domicílios com a coleta de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Os pontos de concentração da larva são criadouros do mosquito no lixo domiciliar como sacos plásticos, potes de margarina, materiais descartáveis e depósitos móveis de fácil remoção como bebedouros de animais, água armazenada em baldes, tonéis e caixas.

O período de chuvas esparsas aliado ao forte sol predominante é fator de alto risco.

Assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião