Mandetta diz que não sairá do Ministério da Saúde: “Nós vamos continuar”

0
2
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/04/balancando-no-cargo-mandetta-tem-o-passe-desejado-por-governadores.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.
Banner 300x250

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta afirmou, no início da noite desta segunda-feira (6), que irá continuar no cargo. No início da tarde, o presidente Jair Bolsonaro teria decidido demiti-lo, de acordo com o jornal O Globo.

Nos bastidores de Brasília se dizia que o presidente trocaria Mandetta por outro médico de sua confiança e mais alinhado com suas ideias: Osmar Terra. 

Bolsonaro, o vice Mourão e todos os ministros se reuniram às 17h. Por estar no encontro, Mandetta se ausentou da coletiva do dia e não participou da apresentação dos números da pandemia no Brasil.

A expectativa para a coletiva convocada pelo Ministério da Saúde era cercada de incertezas. Luiz Henrique Mandetta foi recebido pelos colegas secretários e servidores com aplausos na sala onde faria seu pronunciamento. 

—  Nós vamos continuar, porque continuando nós vamos enfrentar o nosso inimigo. Nosso inimigo tem nome e sobrenome: covid-19. Temos uma sociedade para lutar e proteger. Médico não abandona paciente. Eu não vou abandonar — declarou Mandetta.

O ministro afirmou que teve uma reunião “muito produtiva” com o governo, mas declarou que reiterou a necessidade do isolamento social e mostrou incômodo com as críticas que “trazem dificuldade” ao ambiente.

Bolsonaro tem contestado as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde nas últimas semanas. No domingo (5), o presidente foi mais contundente alegando que “usaria a caneta” para agir contra os integrantes do governo que estariam “se achando estrelas”. Mandetta ainda não havia respondido às declarações tão frontalmente quanto o fez no pronunciamento desta segunda.

— Gostamos da crítica construtiva. O que nós temos dificuldades é quando as críticas vêm para trazer dificuldade no ambiente de trabalho. E isso não preciso traduzir, vocês todos sabem, que isso tem sido uma constante. O ministério adota uma determinada linha e termos muitas vezes que voltar e fazer contrapontos para poder reorganizar a equipe que fica em sensação de angústia — afirmou.

O médico enalteceu por três vezes as qualidades de sua equipe. Segundo Mandetta, grupo de trabalho do Ministério é “experiente” e “preparado” para seguir lutando pela proteção da população brasileira. 

Seu discurso ficou marcado não só pela motivação expressa em seu já conhecido mantra em italiano, que diz “lavoro, lavoro, lavoro” (“trabalho, trabalho, trabalho”), mas também em outros conceitos repetidos:

— Vamos fazer pela ciência. Ci-ên-cia. Não vamos perder o foco. Ciência, disciplina, planejamento, foco. Ciência, disciplina, planejamento, foco — enfatizou, explicando que é preciso cautela para apontar medicamentos alternativos. 

Ele brincou com os servidores que se manifestaram a seu favor, dizendo que estavam limpando as suas gavetas e “ajudaram a limpar” as dele nesta segunda-feira.

— Aproveito para falar para todo mundo que estava pronto para protestar, bater panela: vamos trabalhar. Aqui nós entramos juntos, nós estamos juntos, e quando eu deixar o ministério, nós vamos colaborar muito para quem vem, mas essa equipe aqui vai sair junto — finalizou.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/04/mandetta-diz-que-nao-saira-do-ministerio-da-saude-nos-vamos-continuar-ck8p3h9sl00fy01qwajo9das4.html
Relacionado

Deixe sua opinião