COVID-19 e transmissão comunitária: prefeitura não descarta regras mais restritivas em Ponta Porã

0
1
Banner 300x250

Falta de conscientização tem sido maior inimigo das ações de prevenção ao coronavírus

Parte do comércio que não está atendendo ao protocolo de segurança na prevenção ao Covid-19 terá maior rigor na fiscalização e autuação da Vigilância em saúde da prefeitura de Ponta Porã, conforme Decreto assinado pelo prefeito Hélio Peluffo visando conter a disseminação do coronavírus no município. Em reunião com a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã na manhã desta terça-feira, 16, no anfiteatro da prefeitura de Ponta Porã, ficaram definidas novas ações.

A falta de conscientização tem sido o maior inimigo da equipe responsável pela fiscalização. Parte do comércio como bares e lanchonetes, principalmente, não está cumprindo a normativa estabelecida, gerando a contaminação comunitária verificada pela secretaria de Saúde. Na reunião, o prefeito Hélio Peluffo agradeceu o constante apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã no sentido de orientar e conscientizar todo o comércio ao cumprimento das normativas dos decretos estabelecidos, mas lembrou que uma parcela do comércio não tem correspondido as regras restritivas, o que é altamente perigoso para um maior contágio.

A presidente da ACEPP, Fabrícia Dias lembrou que o comércio associada à entidade por ela presidida tem correspondido e tomado todas as precauções nas regras de segurança estabelecidas, lembrando que tem recebido queixas sobre a falta de cuidados por parte do comércio, principalmente bares e lanchonetes que não cumprem as normas. Ela pediu maior rigor na fiscalização, reiterando que a entidade não representa esse setor do comércio. “É necessário impor maior rigor”, pediu.

O prefeito Hélio Peluffo disse que a equipe da Vigilância em Saúde está monitorando a situação por conta do último fim de semana, devido ao registro de intensa movimentação por conta do Dia dos Namorados. “os reflexos diretos teremos daqui 15 dias”, disse Hélio.

O prefeito lembrou das agressões verbais que a equipe da vigilância em saúde tem sofrido quando da fiscalização. “Estamos para orientar, conscientizar, mas estão entendendo de outra forma nossa ação. Temos a responsabilidade de zelar pela saúde pública, mas estamos sendo incompreendidos”, reiterou o prefeito Hélio Peluffo.

Participaram da reunião, além do prefeito Hélio Peluffo e da presidente Fabrícia Dias e diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, os secretários municipais Patrick Derzi (Saúde), Fabrício Cervieri (Finanças), Ricardo Soares (Governo), Dulce Manosso (Administração), e técnicas da secretaria de Saúde.

*assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião