Imagens viralizaram nos grupos do WhatsApp da fronteira se tornando alvo de críticas.
Na fronteira do Brasil com o Paraguai em Pedro Juan Caballero, estudantes do ensino médio do Colégio C.R.E, promoveram uma festa clandestina em uma chácara da cidade com direito a algazarra no trânsito , bebidas alcoólicas e baderna em ambientes públicos da cidade.
As imagens que repercutiram nos grupos de WhatsApp da fronteira, causou repercussão a nível nacional no Paraguai mostrando jovens embriagados fazendo baderna no trânsito e passando longe dos protocolos de saúde em tempos de pandemia.
O último primeiro dia , ou mais conhecido pela sigla UPD , é uma celebração que os alunos adolescentes realizam em referência ao seu último primeiro dia de Ensino Médio. A celebração é originária da Argentina e se expandiu para outros países como Uruguai e Paraguai.
Esta celebração é muitas vezes criticada pelos bloqueios de estradas, alguns atos de vandalismo,o ruído das primeiras horas da manhã , o uso de sinalizadores, a sujidade gerada na via pública e, sobretudo, o consumo de álcool.
Representantes do colégio C.R.E informaram à imprensa paraguaia que não possuem nenhum vínculo com o ato que causou repercussão no país e que, os estudantes fazem a comemoração por fora da instituição.
Wagner Junior*