Farid Afif pede implantação de base da Polícia Ambiental para combater queimadas em Ponta Porã

0
8
Banner 300x250

O vereador Farid Afif apresentou na sessão ordinária de 17 de agosto, uma indicação em que solicita, em caráter emergencial, a implantação de uma base da Polícia Militar Ambiental em Ponta Porã.

O pedido do parlamentar foi formalizado por meio de uma indicação, lida em Plenário durante a sessão, e encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho, ao deputado estadual Neno Razuk e ao senhor Antônio Carlos Videira, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública SEJUSP.

“Precisamos com urgência de uma base da Policia Militar Ambiental em nossa cidade para reprimir e combater os mais diversos crimes contra a natureza que vem acontecendo em nossa região, não só as queimadas urbanas, como também o desmatamento urbano e rural, invasões indevidas de terras, poluição dos rios da região, o uso indevido de agrotóxicos, caça predatórias entre outros. A ausência de policiamento e de fiscalização efetiva acaba permitindo ações que destroem a natureza criminalmente”, argumentou o parlamentar.

Segundo Farid Afif, “hoje não contamos com um posto de controle, onde a população possa fazer suas denúncias e nem quem faça o controle corretamente, apurando as denúncias e aplicando a lei seja ela em forma de multas ou não, amparados na Lei de Crimes Ambientais n° 9.605 de 1998. Após levantamento feito por nossa equipe, no período de trinta (30) dias, em vários bairros da cidade, nos horários entre 17 e 19 horas, podemos ver o caos que vem acontecendo diariamente, onde os moradores queimam seus lixos orgânicos e outros, sem nenhuma restrição causando transtornos as pessoas, principalmente aos idosos e as crianças, que por conta da pandemia estão em casa em quarentena. Foram constatados 156 focos de queimadas nesse período, em média 5,2 focos diários, denúncias recebidas via mídias sociais que foram apuradas 124 focos, flagrantes 32 focos”.

De acordo com Farid, “estratégias de prevenção e combate as queimadas terão que ser tomadas com urgência, porque já estamos nos meses mais secos do ano, onde temos o menor índice de umidade, por conta da estiagem das chuvas e com isso vem os problemas respiratórios que atingem a população, resultando para a saúde pública a lotação nos hospitais e postos de saúde, por exemplo. Nós temos o dever de implementar políticas públicas de controle e prevenção da criminalidade e da ordem

social, conto com o apoio de Vossas Excelências, e com certeza quem vai ganhar com isso é a nossa população. Desta forma, esperamos ser atendidos o mais breve possível”, declarou o parlamentar.

Homenagem ao Professor Adir

Farid Afif também apresentou indicação propondo que seja atribuído como forma de homenagem, o nome do saudoso Professor Adir Teixeira de Oliveira, na pista de atletismo que será construída no complexo esportivo da FUNCESPP.

O pedido foi encaminhado ao prefeito Hélio Peluffo Filho com cópia à secretária municipal de Educação, Cultura, esporte e Lazer, Mirta Eloíza Landolfi Salinas.

“Adir Teixeira de Oliveira foi professor de Educação Física, também secretário de Educação de Ponta Porã e recentemente exerceu a função de coordenador regional do Governo do Estado. Pessoa exemplar, pai de uma linda família, membro ativo partidário no município, era um homem conciliador e eficiente sempre disposto a ajudar a quem precisasse. Nada mais justo que homenagearmos o nome deste que foi um grande homem, um grande profissional e uma pessoa exemplar em nossa sociedade e que deixa muitas saudades”, declarou Farid Afif, justificando o pedido de homenagem.

Complexo esportivo no Estoril

Farid Afif também apresentou indicação, reiterando pedido feito anteriormente por meio da indicação 411/2020, em que solicitou recursos para a construção de um complexo esportivo no bairro Jardim Estoril, no lote entre as ruas Policarpo D´Ávila, Avenida Estoril e México.

A indicação contendo a solicitação foi encaminhada ao prefeito Hélio Peluffo Filho com cópias ao senador Nelsinho Trad, Neno Razuk, deputado estadual, ao secretário municipal Obras, André Messias Manosso e à professora Mirta Eloíza Landolfi Salinas, secretária municipal de Educação e Esporte Cultura e Lazer.

Segundo ele, “esta solicitação visa proporcionar um ambiente perfeito de integração entre crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais e também aos amantes das mais variadas práticas esportivas. Com a construção de um complexo esportivo, os moradores dos bairros São João, Jardim Estoril e Jardim Nova Ponta Porã e adjacentes, poderão encontrar uma série de atividades para seu entretenimento e bem-estar, além da possibilidade de rever amigos e praticantes de vários esportes”.

O parlamentar acrescentou que dentro do complexo, os frequentadores encontrarão uma grande estrutura voltada ao esporte e lazer, com iluminação adequada para qualquer hora do dia, como: Quadra de esportes coberta (Vôlei, Futsal e Basquete); Campo de futebol de grama sintética; Pista de caminhada; Ciclovia; Playgrounds com brinquedos adaptados e academia ao ar livre, com aparelhos adaptados. “Ambientes como esses ajudam com que as pessoas quebrem um pouco a tensão do dia a dia, sem falar nos cuidados com a saúde, principalmente para aqueles que praticam pela primeira vez esportes, fazendo com que se sintam mais à vontade e mais saudáveis. Desta forma, esperamos ser atendidos na solicitação ora apresentada”, afirmou Farid Afif.

Assessoria*

Relacionado

Deixe sua opinião