Na Câmara, urologista divulga Novembro Azul e alerta para aumento de casos de câncer

0
0
Banner 300x250

A sessão ordinária de 16 de novembro, na Câmara Municipal de Ponta Porã, foi marcada pela abertura da Tribuna Livre para que o médico urologista Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib, divulgasse a campanha do Novembro Azul, desenvolvida para incentivar a população, especialmente a masculina para cuidar da prevenção ao câncer de próstata e outras doenças.

Faisal disse que o câncer de próstata é o segundo com maior número de casos no Brasil Só perde para os tipos de câncer de pele. “No Brasil, segundo o INCA, este ano, já foram registrados 65 mil casos de câncer no Brasil. Muitos deles em estágio avançado o que impede uma ação de cura e sim de tratamento para amenizar a situação do paciente. Isso ocorre porque muitas pessoas não vão ao médico para fazer exames preventivos”, afirmou.

Ele recomendou que os homens devem deixar medo e preconceito de lado e buscar fazer o exame médico que detecta a possibilidade de desenvolvimento de um câncer. “Hoje não existe apenas o toque retal, exame mais temido pelos homens, por uma questão cultural vigente no nosso país. Existem outras formas de detectar problemas de saúde em fase precoce, aumentando assim as chances de cura. Por isso, recomendo que todos os homens façam exames preventivos. Também às mulheres, não só a mamografia mas também vários outros exames que detectam câncer em outros órgãos do corpo. É uma doença que gera muita tristeza, luto, dor para as pessoas. Assim, importante divulgar as iniciativas de prevenção e o Outubro Rosa e o Novembro Azul são iniciativas valiosas neste sentido”, declarou Dr. Faisal que esteve na Câmara municipal a convite da vereadora Lourdes Monteiro, presidente da Rede Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer Malvina Monteiro.

Na sessão, durante a Ordem do Dia, os vereadores votaram e aprovaram em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar n° 10, que altera a Lei Complementar n° 196 que reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Ponta Porã.

VOTAÇÕES

Ainda na Ordem do Dia, os parlamentares trataram as seguintes matérias em primeira discussão e votação, o PL Nº 28/2021/CM – “Altera a denominação das ruas

01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07 do loteamento denominado Parque Residencial Bela Vista no Município de Ponta Porã-MS, e dá outras providências.” Autoria: Poder Executivo;

Também o PL Nº 33/2021/CM – “Ratifica o Protocolo de Intenções e autoriza o ingresso do Município de Ponta Porã no consórcio Multifacetário denominado Sul Fronteira e dá outras providências.” Autoria: Poder Executivo;

Outra matéria votada e aprovada foi PL Nº 42/2021/CM que dispõe sobre a denominação das unidades básicas de saúde que especifica e dá outras providências, de autoria do Poder Executivo.

Texto Nivalcir Almeida – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Ponta Porã

Fotos: Lécio Aguilera

Relacionado

Deixe sua opinião