Com pesar informamos o falecimento de Adão Bueno

0
16
Banner 300x250

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Adão Bueno nesta quarta-feira (08), pai da professor e Historiador Yhulds Bueno, por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na Fé. O velório do líder político e desportista será no Pax Primavera às 13:00.

História de vida:

Em 1963 o senhor Adão Bueno é convidado para trabalhar como locutor da rádio Sociedade Ponta Porã, locutor nessa época não tinha regalia ele fazia tudo desde sonoplastia a redator e editor do programa. Essa rádio funcionava em um dos salões da Casa Pinto Costa uma revendedora de automóveis da época, de propriedade do senhor João Pinto Costa, a mesma se localizava em frente da antiga Praça Lício Borralho, essa praça já não existe mais, no lugar, se instalaram os camelódromos e os cacilheiros, nesta radio o senhor Adão Bueno tinha o programa denominado notícias populares, buscando as mais variadas notícias e mantendo sempre informado o público fronteiriço, a mesma foi transferida para União Tênis Clube, neste mesmo ano foi inaugurada também a rádio Comercial União Brasil, esse serviço de rádio funcionava na residência do senhor Adolfo Araújo, na Rua Paraguai na faixa de fronteira, Adão Bueno foi convidado por Adolfo Araújo para ser locutor, com o programa Martelo da Justiça, sempre em busca da verdade e de matérias polêmicas para época, um período que o Brasil passara, em plena ditadura militar, as duas rádios foram lacradas e fechadas no final de 1964, por ordem do governo militar, por serem consideradas clandestinas e não passarem pelo crivo da censura, foi uma época delicada conta o senhor Adão Bueno.

No final dos anos 60 o senhor Adão Bueno lançava na fronteira um programa de auditório no antigo Cine Teatro Cruzeiro, que além de reproduzir filmes da época servia como teatro, e aos domingos para o programa de auditório, Cine Cruzeiro se localizava ao lado do edifício Cinelândia, na Avenida Brasil, hoje neste local funciona uma Igreja. O programa de auditório apresentava várias atrações, mas o grande foco era o concurso de calouros que levava a plateia presente ao delírio, torcendo por seus cantores, o maestro da época, era o musico Willian Portela e sua banda, que faziam o musical pra os calouros, tudo isso acontecia ao vivo ressalta o senhor Adão Bueno, onde o talento de quem participara era essencial, pois recursos tecnológicos nesses tempos não existiam.

O senhor Adão Bueno relembra que foi o primeiro locutor internacional, pois foi convidado pela rádio paraguaia ZP15AM em espanhol se pronuncia (ZETAP15AM), no início dos anos 70, nesta radio ele tinha o programa Adão Bueno sem fronteiras e Bola na Rede, programas considerados líderes de audiência nesses tempos. Segue vasculhando suas memórias, dentre elas relembra, que o primeiro jornal impresso em Ponta Porã foi o jornal Correio que funcionava na Casa Comercial Sacadura, que nesta época se localizava na Rua Marechal Floriano, tinha como editor o senhor Arcy Lima Marques conhecido por todos da região de fronteira como (Cuca Marques). Adão Bueno segue relembrando que atuou como repórter investigativo e fotográfico, buscando notícias inéditas da região de fronteira no jornal Correio do Povo que pertencia neste período ao senhor Byro Medeiros e Lourival Alves Silva (Nenê).

Relacionado

Deixe sua opinião