O Governo Federal anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Este é o terceiro ano que o governo antecipa o pagamento do benefício. Em 2020, o dinheiro foi pago em abril e maio. No ano passado, foi pago em maio e junho.
De acordo com um decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), a primeira parcela do salário deve entrar na folha de pagamento de abril e a segunda na folha de maio. Vale lembrar que, por lei, as famílias que recebem o Auxílio Brasil ou outro tipo de benefício assistencial não têm direito ao décimo terceiro salário.
Tradicionalmente, os aposentados e pensionistas do INSS recebem o décimo terceiro nas competências de agosto e novembro. Nos últimos dois anos, o pagamento a aposentados e pensionistas foi antecipado devido a pandemia da Covid-19.
Segundo o governo, cerca de R$ 56,7 bilhões serão liberados. Mas, o valor do abono varia para cada cidadão, uma vez que é calculado conforme o valor do benefício recebido mensalmente e de forma proporcional à quantidade de meses em que o pagamento foi feito pelo Instituto. Portanto, existem beneficiários que receberão um salário-mínimo, bem como, aqueles que recebem até o teto do regime geral da previdência social.
Calendário da 1ª parcela da antecipação 13 salário dos aposentados
Final NIS 1: 25/abril;
Final NIS 2: 26/abril;
Final NIS 3: 27/abril;
Final NIS 4: 28/abril;
Final NIS 5: 29/abril;
Final NIS 6: 2/maio;
Final NIS 7: 3/maio;
Final NIS 8: 4/maio;
Final NIS 9: 5/maio;
Final NIS 0: 6/maio;
Calendário da 2ª parcela:
Final NIS 1: 25/maio;
Final NIS 2: 26/maio;
Final NIS 3: 27/maio;
Final NIS 4: 30/maio;
Final NIS 5: 31/maio;
Final NIS 6: 1/junho;
Final NIS 7: 2/junho;
Final NIS 8: 3/junho;
Final NIS 9: 6/junho;
Final NIS 0: 7/junho.
Fonte: Bola Vip*