Na Tribuna Livre da Câmara, Justiça anuncia mudanças nas eleições deste ano em Ponta Porã

0
1
Vereadores promoveram a primeira sessão ordinária do semestre. Retorno às atividades em Plenário ocorre de forma intensa
Banner 300x250

A Chefe do Cartório Eleitoral da 19ª Zona Eleitoral, Patícia Midori, anunciou na Tribuna da Livre da Câmara Municipal de Ponta Porã que, nas eleições deste ano, haverá uma série de mudanças para os eleitores. Segundo ela, alguns locais de votação terão que ser modificados.

“Estamos a dois meses da votação em primeiro turno, que será no dia 2 de outubro. Aqui em Ponta Porã os votos serão biométricos, ou seja, os eleitores cadastrados terão que se identificar por meio da biometria. Uma forma segura que garante a identificação da pessoa. Quem não se cadastrou poderá ser identificado pela apresentação de um documento, o RG”, afirmou.

De acordo com Patrícia, a eleição será feita em urna eletrônica, um método seguro, utilizado por várias décadas no Brasil. “Infelizmente, algumas pessoas estão questionando esta forma de votação. Entendemos que para mudar isso, ou seja, fazer votação no papel, teríamos que mudar a Constituição. E, contestar este modelo contribui para questionar inclusive a legitimidade dos mandatos de quem tem sido eleito ao longo deste tempo de uso da urna eletrônica”, declarou.

Entre as mudanças previstas para este ano estão alguns locais. “Temos escolas que sempre funcionaram como locais de votações. A Joaquim Murtinho, por exemplo, que possui mais de 4.500 eleitores, está sendo reformada. Vamos transferir para a Escola Ramiro Noronha. Os eleitores da Escola Estadual Adê Marques serão deslocados em parte para a Escola Total e para a Escola Estadual Mendes Gonçalves. Os votantes da Escola Maria Ligia serão deslocados para o CEINF Joana Franco Barrios. Tudo isso será anunciado a tempo de garantir que os eleitores se sintam seguros. Peço ajuda dos vereadores para divulgarmos estas notícias de interesse da população”, declarou Patrícia.

O Presidente da Casa de Leis, Vanderlei Avelino, garantiu que o Poder Legislativo Municipal vai, como sempre, garantir total apoio à Justiça Eleitoral. “Estamos sempre à disposição para auxiliar, especialmente na divulgação das orientações aos eleitores. A Justiça Eleitoral pode contar conosco”, assegurou Vanderlei.

A utilização da Tribuna Livre ocorreu na sessão ordinária de 2 de agosto, a primeira do semestre. O retorno, após recesso do meio do ano, ocorre num momento em que se inicia o período eleitoral. Este ano, serão eleitos o novo Presidente da República, bem como o novo Governador (a), Senador (a) e deputados federais e estaduais. O fato,

não deverá alterar o desempenho dos vereadores. “Nossos trabalhos vão continuar normalmente. Estaremos todos os dias atendendo a população e, nas terças, nas nossas sessões ordinárias, apreciando e votando matérias do interesse da sociedade. Bem como discutir problemas e apresentar soluções para garantir melhoria da qualidade de vida de todos os pontaporanenses”, garantiu o Presidente Vanderlei Avelino.

Via assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião