Varíola do macaco detectado em Dourados deixa a fronteira em alerta

0
2
Banner 300x250

A direção da XIII Região Sanitária emitiu um alerta epidemiológico em todo o departamento de Amambay após um caso positivo da varíola do macaco que foi relatado na cidade brasileira de Dourados, localizada a cerca de 100 quilômetros de Pedro Juan Caballero. Eles pedem que, quando surgirem quaisquer sintomas, dirijam-se imediatamente a um centro de saúde.

O Dr. Saúl Recalde, diretor da Décima Terceira Região de Saúde, explicou em entrevista coletiva que o paciente que testou positivo no Brasil estava em contato com pessoas de Pedro Juan Caballero, que estão sendo monitorados; no entanto, é importante que a população esteja alerta.

“A intenção não é causar pânico entre a população,
mas é fundamental que ela esteja atenta ao aparecimento de quaisquer sintomas; ou seja, , se alguém tiver alguma lesão semelhante a catapora ou vesículas na pele, erupção cutânea ou erupção cutânea, dirija-se imediatamente a um centro de saúde para fazer um diagnóstico precoce”, indicou

Varíola do macaco

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.

Relacionado

Deixe sua opinião