Projeto faz intervenção artística para divulgar Ciência em MS

0
1
brasiguaio news
Banner 300x250

Em nova apresentação, repleta de tecnologia e bom humor, Google, Alexa e Spotify ganham vida


A equipe de divulgadores científicos do Projeto MS +Ciência estreia nesta semana uma nova intervenção artística voltada à popularização de temas e personagens ligados à ciência. 

A peça “Da Independência à Ciência brasileira” será apresentada nos dias 10 e 11 de novembro, durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ação que promove a divulgação científica em todos os estados brasileiros. Este ano, o tema central da SNCT é o Bicentenário da Independência Brasileira.

“A peça conversa com o tema central da semana de uma forma leve e bem humorada. Personagens importantes nas vidas de todos nós hoje ganham vida e mostram que a ciência é a base para a construção de uma sociedade melhor para todos. São abordados temas polêmicos que vão desde o combate às fakenews até a defesa da vacina”, explica o coordenador do projeto, o jornalista André Mazini.

Apresentada pelos atores, e jornalistas, Bruno Moser e Nicole Dichoff, a história é contada a partir de personagens que representam Alexa e Google, inteligências artificiais que entram em crise ao não conseguirem responder uma pergunta feita por um humano. Um terceiro personagem, nomeado de Spotify e interpretado pelo guitarrista Adriano Boeno, é responsável pela divertida trilha sonora que anima toda a intervenção.

Esta é quarta produção artística autoral realizada pelo Projeto, que tem apostado no teatro como ferramenta de divulgação científica voltada para crianças, adolescentes e jovens.

O coordenador do projeto, o jornalista André Mazini, detalha que o grupo já tem experiência nas intervenções, como na última Semana Nacional de C&T, de 2021, quando o grupo apresentou para mais de quatro mil estudantes de escolas públicas de MS. 

“Nossa equipe tem se desafiado na busca por soluções criativas para fazer com que as pessoas tenham mais acesso ao conhecimento científico. É mostrar que ciência não acontece só dentro das universidades, mas faz parte de todas as etapas da nossa vida”, diz Mazini.

As apresentações serão realizadas na quinta e sexta-feiras, 10 e 11 de novembro, às 13h30, na sede da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), localizada na Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155, saída para Rochedo. A entrada é gratuita.


Saiba mais: http://www.midiaciencia.com/
@midiaciencia [email protected] Contatos para entrevistas: André Mazini – (67) 99250-5521

Paulo Ricardo Gomes
Jornalista
DRT 010301/MS

Relacionado

Deixe sua opinião