Capital do MS pode receber presos transferidos do Rio Grande do Norte

0
18
Banner 300x250

Devido a atentados criminosos no Rio Grande do Norte, que têm acontecido desde a última terça-feira (14), a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) transferiu nove presos do Presídio Rogério Coutinho, localizado no Complexo de Alcaçuz, para o Sistema Penitenciário Federal (SPF).

Conforme a Senappen, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, os presos transferidos podem ficar custodiados nas cinco unidades federais, que são localizadas em Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

Por questões de segurança, não foi informado para quais locais os criminosos foram encaminhados e o quantitativo que ficará em cada unidade prisional.

Na Penitenciária Federal, os presos ficarão isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e apenas por parlatório e com rigorosos procedimentos de segurança.

A operação teve apoio dos policiais penais que atuam na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de RN.

Com esta transferência, já são 10 custodiados incluídos nas penitenciárias federais desde o início da crise.

A transferência foi a pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e do Governo local e autorizada pelo Juiz da Vara de Execução Penal. 

Os presos são acusados de comandar os crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvido em planos de fugas e ataques a patrimônios públicos e privados no Rio Grande do Norte

Ataques

Desde terça (14) foram realizados 252 ataques de criminosos no Rio Grande do Norte.

Os dados foram divulgados neste sábado (18) pela Sesed (Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social).

A pasta apontou, no entanto, que os números apresentaram redução com o passar dos dias.

Segundo a Sesed, na terça (14), dia em que foi registrada a primeira ocorrência no estado, foram contabilizados 103 atos criminosos.

Na quarta (15), este número caiu para 67 ocorrências, redução em 35%. No dia seguinte, quinta-feira (16), foram 56 ataques, queda de 16% em relação ao dia anterior.

O levantamento não inclui os atos criminosos deste sábado (18), que teriam sido sete até as 12h.

De acordo com o Ministério Público potiguar, os ataques têm relação com uma união de facções que reivindicam mudanças nas condições nos presídios do estado.

Inspeção realizada no fim do ano passado por órgão federal apontou prática de tortura física e psicológica nas unidades, com castigos e fornecimento de comida estragada.

Até o início deste sábado (18), 455 agentes de segurança pública foram cedidos por para dar apoio ao trabalho das forças estaduais.

Os reforços foram enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio da Força Nacional, da Polícia Rodoviária Federal, e dos estados do Ceará e da Paraíba.

Novos militares deverão chegar nos próximos dias.

Entre as ações realizadas, ocorreram 106 prisões, incluindo 18 presos na Operação Normandia, deflagrada pela Polícia Civil e pela Polícia Federal na sexta-feira (17).

No total foram apreendidas 31 armas, 87 artefatos explosivos, 23 galões de gasolina, além de veículos, dinheiro, drogas e munições.

Folhapress/Correio do Estado

Relacionado

Deixe sua opinião