Peixe-pênis, como o encontrado na Argentina, é cortado e comido cru na Coreia com molho picante

0
58
Banner 300x250

A aparição de centenas de “peixes-pênis” na costa da Argentina na segunda-feira (17) chamou a atenção de pescadores, banhistas e internautas, e rapidamente viralizou nas redes sociais.

No entanto, apesar de algo pouco conhecido no Brasil, esse verme em formato cilíndrico com uma cor rosada é conhecido e altamente consumido em alguns países asiáticos.

Como exemplo, o “peixe-pênis” é vendido e comido cru no Japão e na Coreia do Sul, servido com um molho apimentado a base de vinagre e gochujang ou com óleo de gergelim e sal.

Inclusive, esse alimento é considerado afrodisíaco nesses países, se assemelhando ao gosto de amêijoas, um tipo de molusco.

“Graças à sua capacidade de reter água, é possível que, quando a pessoa o morde, o verme ‘cospe’ um jato de água salgada”, explica um artigo publicado no site especializado de viagens Lonely Planet.

Conforme relatado por fontes, o “peixe-pênis” tem uma textura mastigável e um sabor bastante neutro, levemente salgado. O sabor e a textura são considerados parecidos aos do marisco.

Por fora, o corpo do animal fica cheio de muco, tornando mais difícil a missão de comê-lo com o tradicional hashi.

Além disso, o consumo do “peixe-pênis” pode ser benéfica para a saúde. Uma pesquisa publicada em 2016 determinou que a presença de peptídeos nesses vermes age contra a disfunção erétil.

(Com informações da CNN Espanhol)

Relacionado

Deixe sua opinião