Dia do Administrador: conheça as vantagens da carreira pública

0
21
Banner 300x250

MME anuncia 30 vagas para cargo de administrador

Campo Grande, MS – setembro de 2023 – Neste sábado, 9 de setembro, é celebrado o Dia do Profissional de Administração. Dentre as mais de 40 áreas de atuação que a profissão oportuniza, os cargos na área pública estão em alta com o recente anúncio de um concurso exclusivo para contratação de administradores no Ministério das Minas e Energia (MME). Estabilidade, bom salário e aposentadoria estão entre os benefícios considerados pelos candidatos na escolha pela carreira pública. A nomeação dos aprovados deve ocorrer já no ano que vem, pois a pasta não promove concursos desde a década de 80.

“O administrador tem papel fundamental no planejamento, gestão eficiente e controle de processos, contribuindo para uma boa gestão de recursos públicos e a entrega de serviços à população com qualidade, transparência e agilidade”, destaca a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Novoeste, Maria Aparecida Canale. “A função desse profissional é imprescindível à gestão pública, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Sua atuação é ampla, pois há cargos ligados à administração em variados setores e em diversos níveis hierárquicos dentro das instituições”, complementa.

Segundo dados revelados na publicação Ramos da Administração, do Conselho Federal de Administração, o Brasil tem cerca de 5.570 municípios e a maioria não tem administradores públicos nos quadros das prefeituras. No âmbito federal, há previsão de autorização de concursos para preenchimento de até 18 mil vagas em variadas áreas, ainda em 2023. Para administradores, uma busca na internet retorna pelo menos 10 concursos abertos, com remuneração que pode chegar a R$6.738,00.

Além da compensação financeira, os candidatos buscam outras vantagens da carreira pública, tais como, estabilidade, benefícios agregados ao salário como gratificações e adicionais por tempo de serviço,  aposentadoria integral e não-exigência de experiências anteriores na maioria dos casos. Há ainda a possibilidade de promoção de cargos e salários e progressão por tempo de serviço.

Concurso MME – Publicado no último dia 1º, o edital do concurso público do Ministério de Minas e Energia (MME) anuncia 30 vagas para o cargo de administrador no quadro de pessoal permanente, com lotação na sede do ministério, em Brasília. Para assumir o cargo o candidato tem como requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em administração, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

As provas serão realizadas em Brasília com aplicação pela Cebraspe. A remuneração inicial é de R$5.488,70. As inscrições podem ser realizadas entre 8 e 29 de setembro de 2023 pelo endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/mme_23. Provas serão aplicadas em 19 de novembro de 2023.

Relacionado

Deixe sua opinião