Fortaleza perde para a LDU e é vice-campeão da Copa Sul-Americana 2023

0
15
Banner 300x250

Fortaleza foi derrotado pela LDU nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana 2023. A grande decisão do torneio internacional foi disputada na tarde deste sábado (28), no Estádio Domingo Burgeño Miguel, em Maldonado (URU). Após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a LDU venceu nos pênaltis por 4 a 3.

O Leão fez uma campanha histórica na competição, sendo o primeiro time nordestino a chegar em uma final de Sul-Americana, mas bateu na trave na decisão e não conseguiu conquistar o título inédito em sua história.

A partida terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. O gol da LDU foi marcado por Alzulgaray, enquanto o atacante Juan Martín Lucero marcou o único gol do Fortaleza na decisão. Nas cobranças de pênaltis, a LDU levou a melhor e conquistou o seu segundo título de Sul-Americana da história, tendo sido campeã também em 2009.

GalhardoPikachu Tinga marcaram os gols do Fortaleza nos pênaltis. RomeroPedro Augusto e Brítez desperdiçaram suas cobranças. AlzugarayMauricio MartínezJhojan Julio e Piovi marcaram os gols da LDU nos pênaltis. Guerrero Alvarado desperdiçaram suas cobranças.

PRIMEIRO TEMPO

Fortaleza começou o primeiro tempo da final da Sul-Americana melhor do que a LDU. O Tricolor do Pici teve maior posse de bola desde os minutos iniciais do confronto e tentava pressionar a defesa da equipe adversária.

A primeira boa chegada do Tricolor de Aço aconteceu logo aos oito minutos, após uma jogada ensaiada em uma cobrança de falta. Após cruzamento na área, a bola rebateu no zagueiro Titi e passou muito perto do gol defendido por Alexander Domínguez.

LDU tinha dificuldades para ter a posse de bola e quando conseguia ficar com a bola, não conseguia avançar para o campo de ataque, principalmente por uma boa atuação do sistema defensivo do Leão, com muitos desarmes no meio-campo.

Fortaleza e LDU na final da Sul-Americana
Legenda: Fortaleza e LDU na final da Sul-AmericanaFoto: Pablo PORCIUNCULA / AFP

Aos 17 minutos do primeiro tempo, Marinho construiu uma boa jogada individual pelo lado direito do ataque e entrou na área adversária. O camisa 12 do Leão segurou muito a bola e não finalizou, sendo desarmado pela defesa da LDU e desperdiçando uma boa chance.

A primeira boa chegada da LDU aconteceu apenas aos 21 minutos do primeiro tempo, após uma cabeçada do lateral-direito Quinteros. A bola passou por cima do gol defendido pelo goleiro do Fortaleza, João Ricardo.

Após isso, o ritmo do jogo caiu e as equipes alternavam a posse de bola, sem grandes chances de gol para nenhum dos lados. A partir da metade do primeiro tempo, o Fortaleza começou a cometer erros de passe no meio-campo e ceder espaços para a LDU.

Fortaleza e LDU na final da Sul-Americana
Legenda: Fortaleza e LDU na final da Sul-AmericanaFoto: Alejandro Aparicio / AFP

No terço final do primeiro tempo, o Fortaleza voltou a ter maior posse de bola, mas não conseguia penetrar na defesa adversária e levar perigo ao gol da LDU. Na reta final, o jogo permaneceu mais truncado por conta de faltas e desentendimentos entre jogadores.

A partida foi para o intervalo empatada em 0 a 0, após um primeiro tempo de certo domínio do Fortaleza, mas com poucas chances claras para os dois lados. Os goleiros João Ricardo e Alexander Domínguez praticamente não foram exigidos nos primeiros 45 minutos.

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo da partida começou frenético. Fortaleza LDU voltaram mais ligados e partiram para cima das defesas adversárias, tentando criar melhores chances do que no primeiro tempo, quando não conseguiram ser efetivos no ataque.

Logo no primeiro minuto, os jogadores do Fortaleza reclamaram de um possível pênalti sobre Marinho, mas o juiz mandou o jogo seguir. No minuto seguinte, João Ricardo fez uma grande defesa em uma chegada ao ataque do atacante Jhojan Julio.

Aos três minutos, o Fortaleza chegou ao seu primeiro gol na partida. Após boa jogada de Pochettino pelo lado direito, o camisa 7 do Tricolor do Pici cruzou a bola na área. Lucero se antecipou a defesa e chutou forte, estufando as redes e abrindo o placar. 1 x 0 Fortaleza.

Poucos minutos depois, aos 11 minutos do segundo tempo, a LDU chegou ao gol de empate. Alzulgaray, que entrou no primeiro tempo, fez boa jogada individual pelo lado direito, fintou Bruno Pacheco e acertou chute forte no canto de João Ricardo. 1 x 1.

Após os dois gols, a partida caiu de rendimento e as duas equipes não conseguiram criar grandes chances de ampliar o marcador. Aos 22 minutos, o Fortaleza voltou a pressionar e quase marcou o segundo gol em chute de Bruno Pacheco, com grande defesa da LDU.

O jogo ficou emocionante na metade final do segundo tempo, com chances para as duas equipes. O placar, no entanto, permaneceu inalterado até os 90 minutos da partida. Com o empate no placar, o jogo foi para a prorrogação.

PRORROGAÇÃO

A prorrogação do jogo foi marcada por um bom ritmo de jogo, apesar do nervosismo por parte das duas equipes. Com poucas chances claras de gol, Fortaleza e LDU alternaram a posse de bola em um jogo marcado por muita tensão e nervosismo.

Após os 30 minutos de prorrogação, o empate em 1 a 1 persistiu no placar. Com isso, a decisão da Copa Sul-Americana 2023, entre Fortaleza e LDU, foi para os pênaltis.

PÊNALTIS

Guerrero foi para a cobrança e perdeu! João Ricardo defendeu! Galhardo bateu e marcou para o Fortaleza! Alzugaray bateu e empatou. Pikachu bateu bem e fez! Mauricio Martínez bateu e fez o gol da LDU. Romero bateu e perdeu. Jhojan Julio bateu no meio e fez. Tinga bateu e fez um belo gol. Alvarado bateu e João Ricardo defendeu! Pedro Augusto bate e Domínguez defende. Piovi bateu e fez para a LDU. Brítez bateu e perdeu. A LDU é campeã da Sul-Americana.

Diário do Nordeste*

Relacionado

Deixe sua opinião