Brasil e Paraguai discutem melhorias no controle migratório

0
16
Banner 300x250

Com a integração entre as bases de dados, objetivo é dificultar a circulação de foragidos dos dois países.

Representantes dos governos de Brasil e Paraguai mantiveram, nessa quarta-feira (24), reunião de trabalho na capital paraguaia, Assunção, para discutir o reforço no controle migratório de cidadãos dos dois países nas fronteiras e aeroportos.

De acordo com o jornal La Nación, participaram do encontro o titular da Direção Geral de Migrações do Paraguai, Jorge Kronawetter, e dois emissários da Polícia Federal do Brasil, Agnaldo Mendonça Alves e Alexandre Cristóvão Mees.

Segundo Kronawetter, um dos pontos centrais da discussão é a integração entre as bases de dados dos foragidos da Justiça do Brasil e do Paraguai, de forma a impedir que indivíduos procurados trafeguem livremente entre um país e outro.

“Muitas vezes, nós registramos a entrada de uma pessoa que não tem alerta internacional de captura, sem saber se no Brasil ela tem alguma pendência ou mandado de prisão. Com a interconexão das bases de dados, vamos ter acesso a essa informação”, explicou.

Da mesma forma, a Polícia Federal brasileira poderá saber se o cidadão parado em locais como a Ponte Internacional da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, é requerido pelo Judiciário do Paraguai.

A previsão das autoridades paraguaias, segundo o La Nación, é colocar em prática o compartilhamento até o final do primeiro semestre de 2024.

Fonte: h2foz

Relacionado

Deixe sua opinião