Operação Policial Resulta na Apreensão de Avião e Grande Quantia em Dinheiro

0
322
Banner 300x250

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) participou, ao longo desta quinta-feira (1º/02), da Operação Hades, deflagrada nacionalmente pela Polícia Civil do Alagoas, para desmantelar organizações criminosas envolvidas com lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Como resultado, no Amazonas, altas quantias em dinheiro em espécie foram apreendidas, bem como carros, motocicletas, embarcações, aeronave, eletrônicos, cartões e munições.

Durante coletiva de imprensa na sede da Delegacia Geral, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida; o delegado-geral e e Guilherme Torres, respectivamente; o delegado Alessandro Albino,, diretor do Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ).

A operação iniciou no estado de Alagoas e acabou desdobrando no Brasil, com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e o objetivo é combater a lavagem de dinheiro ligada ao tráfico de drogas.

Houve a apreensão de uma aeronave avaliada em aproximadamente 7 milhões de reais, além da apreensão de R$ 1 milhão em espécie em Tabatinga e Benjamin Constant, e pessoas presas e veículos apreendidos em Manacapuru.

“Além disso, tivemos dinheiro e alguns veículos apreendidos em Manaus, incluindo dois presos na capital amazonense e um preso na cidade de São Paulo. Agradeço imensamente o trabalho da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar de São Paulo, que em parceria com Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ), da Polícia Civil, conseguiu localizar e efetuar a captura de um desses envolvidos no crime de lavagem de capital”, citou o delegado-geral adjunto, Bruno Fraga .

Bruno Fraga agradeceu ao secretário de Segurança Pública do Amazonas pela sensibilidade com a Polícia Civil e, também, agradeceu o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) pelo trabalho integrado no interior do Estado.

A investigação se iniciou em Alagoas e se desdobrou não só no Amazonas, mas também em outros estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Basicamente ocorreu em lugares onde empresas e logísticas eram usadas por organização criminosa, para transportar drogas para o Alto Solimões”, disse.

Em duas residências nos bairros Ponta Negra e Parque 10 de Novembro, zona oeste e centro-sul, respectivamente, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, e também em duas empresas, sendo que uma delas é uma empresa de táxi aéreo.

“Na empresa de táxi aéreo, tinha uma ordem de busca e apreensão de uma aeronave, determinada pelo Poder Judiciário de Alagoas. Também houve apreensões de veículos em Manaus e uma pessoa presa em São Paulo, durante as diligências em contato com a Rota. Cerca de 50 mil foram encontrados em um apartamento na Ponta Negra, em Benjamin Constant foram apreendidos aproximadamente 15 mil reais, e em Tabatinga, ainda está sendo feita a contagem, mas o valor apreendido pode variar de 500 mil a 1 milhão de reais”, contou o delegado Denis Pinho.

Mais de 150 mandados foram expedidos pela Justiça de Alagoas, sendo cumpridas de forma sincronizada em todo o Brasil com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em Tabatinga foram apreendidos um carro Nissan Frontier, cinco motocicletas e uma embarcação tipo frigorífico, além de joias, nove celulares, um tablete, um computador de mesa, um cofre grande, dois notebook e várias notas de pagamento e cadernos com registros.

Durante a operação, cinco mulheres e um homem foram detidos em Benjamin Constant e duas motocicletas foram apreendidas. Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), as equipes do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e DIP de Manacapuru prenderam um homem por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico, e também um carro, duas motocicletas, 12 munições, aparelhos celulares e cartões foram apreendidos.

FOTO: Erlon Rodrigues 

Relacionado

Deixe sua opinião