UEMS/Ponta Porã: Mestrandos do PPGDRS fazem plantio de erva-mate no pátio da Unidade Universitária

0
47

A espécie tem importância histórica para o desenvolvimento local

Os alunos da 11ª turma do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS) da UEMS/Ponta Porã ganharam mudas de erva-mate e plantaram algumas no pátio da Unidade Universitária de Ponta Porã, no dia 26 de novembro de 2024.

A ação integrou o encerramento da disciplina de Dinâmica de Sistemas Produtivos, ministrada pelo prof. Dr. Moisés Centenaro. “Os futuros Mestres em Desenvolvimento Regional tiveram uma experiência única de levar para suas casas e de cultivar uma muda de erva-mate nos seus quintais”, informou o docente.

O professor lembra que a erva-mate foi no passado um grande agente impulsionador no desenvolvimento regional para diversos municípios na região de fronteira onde existia de forma nativa em abundância e foi capaz de alocar o desenvolvimento da região estimulando o
povoamento, com o surgimento de diversas cidades.

“Com toda modernidade e inovação tecnológica a erva-mate continua sendo como nunca, uma planta moderna, usado na fabricação de medicamentos, cosméticos, na alimentação humana, produção de doces, sorvetes, refrigerantes, cerveja, sucos, energéticos, além de ser uma espécie que pode ser usada na recomposição de florestas na região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul”, explica Centenaro.

A erva-mate é um patrimônio genético sul-americano, presente somente em três países no mundo, Brasil, Paraguai e Argentina. O docente da UEMS comenta que trata-se de uma planta que possui 192 princípios ativos já identificados e estudados, sendo considerada uma das plantas mais completas do planeta Terra, e que nós temos o privilégio de aqui no Estado de Mato Grosso do Sul.

Por: Rubens Urue

Relacionado

Deixe sua opinião