Início Site Página 126

🚨 Golpe das “Avaliações do Magazine Luiza” se espalha pelo WhatsApp e TelegramCriminosos prometem pagamentos por tarefas simples, mas levam vítimas a prejuízo financeiro

Uma nova modalidade de golpe está enganando milhares de pessoas pelo WhatsApp e Telegram com a falsa promessa de ganhos fáceis avaliando produtos do Magazine Luiza. A fraude, que utiliza indevidamente o nome da varejista, segue um padrão já conhecido, mas cada vez mais sofisticado.

Como funciona o golpe
Criação de grupos falsos: Os golpistas criam grupos de WhatsApp e Telegram com nomes como “Avaliações Magalu Oficial”, “Trabalho em Casa – Magazine Luiza”, entre outros, usando imagens e logotipos da empresa para simular credibilidade.

Abordagem inicial: Usuários recebem convites para participar desses grupos ou mensagens diretas dizendo que foram “selecionados para ganhar dinheiro avaliando produtos”.

Tarefas e supostos pagamentos: Após aceitar entrar no grupo, os golpistas enviam links para que a vítima “avalie produtos” em sites falsos. Inicialmente, o participante recebe pequenas quantias para ganhar confiança.

O golpe final: Em seguida, as tarefas exigem que o participante “compre um produto para completar uma missão”, com a promessa de reembolso maior. As vítimas realizam pagamentos reais, mas nunca recebem os valores prometidos de volta. Quando percebem o golpe, já é tarde.

Magazine Luiza alerta
A empresa já publicou avisos oficiais em seus canais dizendo que não realiza esse tipo de ação via grupos de mensagens e que não solicita pagamentos em troca de avaliações.

“Pedimos que os clientes desconfiem de qualquer promessa de dinheiro fácil e confirmem a veracidade de promoções e campanhas exclusivamente nos canais oficiais da empresa”, disse o Magalu em nota.

Como se proteger
Desconfie de promessas de dinheiro fácil.

Nunca faça pagamentos para “garantir uma vaga” ou “concluir uma tarefa”.

Verifique sempre se o site é oficial.

Denuncie grupos suspeitos no WhatsApp e Telegram.

O que fazer se cair no golpe
Se você já fez pagamentos ou compartilhou dados com os golpistas:

Registre um Boletim de Ocorrência.

Comunique seu banco imediatamente.

Denuncie os números e grupos nas plataformas.

Informe o Procon e o site Consumidor.gov.br.

*Shakin Nunes

Ponta Porã recebe Treinão da 3ª Corrida dos Poderes com foco em saúde, bem-estar e integração social

Corrida terá largada às 7h deste sábado no Horto Florestal de Ponta Porã

O município de Ponta Porã se prepara para receber mais uma edição do Treinão da Corrida dos Poderes, evento que já se tornou parte do calendário esportivo de Mato Grosso do Sul. A atividade acontecerá no próximo sábado, 24 de maio, a partir das 7h da manhã, no Horto Florestal, e promete movimentar a população com esporte, lazer e incentivo à saúde.
A Corrida dos Poderes é um evento promovido pelo Governo do Estado em parceria da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas, sendo que o Treinão aberto ao público neste sábado conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã.
Com o objetivo de estimular hábitos saudáveis e promover a convivência entre a comunidade, o evento contará com duas opções de percurso: Caminhada de 3 km e Corrida de 5 km, permitindo a participação de pessoas de todas as idades e níveis de preparo físico.
Além da prática esportiva, o Treinão oferecerá uma Área Kids com atividades para as crianças, além de sorteio de brindes para os participantes, tornando o evento uma ótima opção de lazer em família.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma rápida pelo link: https://forms.gle/pApqjPnpyYXSRVbLA
A organização convida toda a comunidade de Ponta Porã e região a participar, reforçando que o evento será realizado em um ambiente seguro, ao ar livre e com estrutura voltada ao bem-estar dos participantes.
Serviço:
Evento: Treinão da 3ª Corrida dos Poderes
Data: 24 de maio (sábado)
Horário: 7h (largada)
Local: Horto Florestal – Ponta Porã
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/pApqjPnpyYXSRVbLA

Ponta Porã anuncia R$ 300 milhões em investimentos nesta sexta-feira

Evento será realizado a partir das 19h no Centro Internacional de Convenções

O município de Ponta Porã receberá um expressivo pacote de investimentos no valor de R$ 300 milhões, que será anunciado nesta sexta-feira, 23 de maio, às 19h, no Centro Internacional de Convenções. A solenidade contará com a presença do prefeito Eduardo Campos, dos vereadores do município e do governador do Estado Eduardo Riedel. Também estarão presentes o ex-governador Reinaldo Azambuja, senador Nelsinho Trad, além de diversos deputados estaduais e federais, secretários de Estado e municipais.
O montante será destinado a obras de infraestrutura urbana e rural, além de projetos sociais que visam promover melhorias significativas na qualidade de vida da população pontaporanense e vai impulsionar o desenvolvimento regional. Durante o evento, serão assinados convênios entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a execução de obras e serviços em diversas áreas do município.
Segundo o prefeito Eduardo Campos, o apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para viabilizar os projetos que hoje se tornam realidade. “O governador Eduardo Riedel tem sido um grande parceiro de Ponta Porã desde o início do seu mandato. Esta visita marca o lançamento de mais um importante pacote de obras que traz desenvolvimento e qualidade de vida para nossa população. Junto com o governador, estarão parlamentares que acreditam em nossa cidade e destinam recursos fundamentais para esse avanço”, destacou.
Ação social também será destaque
Durante a solenidade acontecerá o lançamento oficial da tradicional Feijoada Solidária, promovida pelo Fundo de Apoio ao Cidadão (FAC). A ação coordenada pela primeira-dama e secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, é o carro-chefe da Campanha do Agasalho, que tem como objetivo arrecadar roupas, cobertores e agasalhos para famílias em situação de vulnerabilidade.
A Feijoada Solidária é reconhecida como uma das principais ações sociais do município, mobilizando a comunidade em prol da solidariedade e do acolhimento às pessoas que mais precisam.

Edilson José (Assessoria de Comunicação)

Conselheira tutelar é agredida com golpe de foice na cabeça

O caso aconteceu na terça-feira (20) em Bela Vista (MS) quando servidores investigavam uma violação de direitos.

A conselheira tutelar Néia Ibanes, de 37 anos, foi vítima de tentativa de homicídio na terça-feira (20) enquanto apurava uma violação de direitos em Bela Vista (MS).

Segundo a Polícia Militar, a vítima estava com outros três conselheiros no bairro da Vila Cohab, quando o suspeito perseguiu o trio pelas ruas, obrigando-os a correr e pedir ajuda a moradores.

Quando a polícia chegou ao local, descobriram que Néia tinha sido atingida por um golpe de foice na cabeça.

segundo o G1 o suspeito ainda estava no local e tentou fugir, mas foi contido pelos policiais. A foice, que estava quebrada, já sem o cabo, foi apreendida.

Ainda não foi esclarecida a motivação para o crime, nem a relação entre vítima e suspeito. Ele deve responder por tentativa de homicídio. 

Segundo o Hospital Municipal São Vicente de Paulo, a conselheira deu entrada com um corte de cerca de 10 centímetros na cabeça, estava consciente, orientada, mas ainda assustada. Ela ficou em observação e depois foi liberada para seguir para o Hospital da Cassems em Ponta Porã para fazer exames.

Clima de decisão: Campo do Vicentão será palco das semifinais da Liga Estadual de Futebol Suíço 2025

No próximo domingo, dia 25 de maio, o Campo do Vicentão, em Ponta Porã (MS), será palco das semifinais da Liga Estadual de Futebol Suíço – LEFS, uma das competições mais aguardadas do calendário esportivo regional. As partidas prometem disputas acirradas entre grandes equipes das sedes 01 e 02, que vêm se destacando ao longo do campeonato.

Confira os confrontos das semifinais:

SEDE 01

  • 1° Grupo A x 2° Grupo B: Sport Baez x Graniporã/CCAESPORTE
  • 2° Grupo A x 1° Grupo B: Sport Salame x Mooca E.C.

SEDE 02

  • 1° Grupo C x 2° Grupo D: Rodoviária F.C. x Só Capim
  • 2° Grupo C x 1° Grupo D: Resenha E.C. x Porã Motors

A Comissão Organizadora, formada por Emiliano Gonçalves tem garantido a excelência do evento com o apoio do árbitro Areco e do coordenador geral da competição, Edy Bueno. A organização faz um agradecimento especial ao prefeito Eduardo Esgaib Campos, ao secretário de Esporte e Lazer Ricardo Luís Vilaverde de Torraca e suas equipes.

Também são reconhecidos os parceiros e empresas que vêm colaborando com o campeonato. A competição não só fortalece a prática esportiva, como também promove integração, lazer e espírito de comunidade.

Ministério cria Grupo de Trabalho para implantação do Aeroporto Binacional Ponta Porã–Pedro Juan Caballero

Decisão foi tomada durante reunião no Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília

Em importante passo para a integração regional entre Brasil e Paraguai, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira, dia 20, durante reunião no início da noite no Ministério em Brasília, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar um cronograma de ações com vistas à transformação do Aeroporto Internacional de Ponta Porã em Aeroporto Binacional, com operação conjunta com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.
Participaram do encontro o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, o presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Jorge Luís Medina Rivarola, o senador Nelsinho Trad e o deputado federal Dagoberto Nogueira, além de Laura Nuñez, conselheira da Embaixada do Paraguai no Brasil, e Daniel Longo da área técnica de aeroportos. O grupo defendeu a proposta como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento socioeconômico da faixa de fronteira.
O ministro Silvio Costa Filho destacou que o projeto faz parte da estratégia nacional de fortalecimento da integração com países vizinhos, em especial no contexto da rota bioceânica, que tem o objetivo de interligar os oceanos Atlântico e Pacífico por meio da infraestrutura de transporte sul-americana. “O Aeroporto Binacional de Rivera, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, servirá de modelo para a implementação técnica e jurídica do novo terminal”, afirmou o ministro.
A proposta conta com o apoio de diversos órgãos brasileiros e a partir de agora será discutida com instituições como ANAC, Receita Federal, Polícia Federal, Vigiagro e Anvisa, além de instituições paraguaias. O GT deverá articular com esses entes para viabilizar a operação conjunta e aduaneira do terminal.
A empresa Aena Brasil, atual gestora do Aeroporto de Ponta Porã, já está investindo R$ 160 milhões em reformas e demonstrou total interesse em participar do processo de binacionalização. A expectativa é que o novo formato amplie o fluxo de voos, estabeleça conexões diretas com Assunção e habilite o aeroporto para o transporte de cargas, impulsionando a economia da região.
“O projeto é um marco de desenvolvimento para a fronteira e já tem apoio do Parlamento Internacional Municipal – PARLIM, das autoridades de ambos os lados da fronteira e, agora, do governo federal brasileiro”, afirmou o prefeito Eduardo Campos. Com a instalação do Grupo de Trabalho, o governo federal dá início a um dos projetos mais promissores de integração logística e econômica da América do Sul.
O presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Pereira Lima, também reforçou a relevância da iniciativa: “A rota bioceânica é uma oportunidade histórica de integração continental, e a implantação do aeroporto binacional é um passo decisivo nesse processo. É um projeto fundamental para o desenvolvimento da fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, tanto no aspecto logístico quanto na geração de empregos e oportunidades para nossa população”, declarou Agnaldo.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Semana em MS será de tempo firme, calor e baixa umidade, com chance de pancadas isoladas

A previsão do tempo para Mato Grosso do Sul entre segunda-feira (19) e quinta-feira (22) indica predomínio de sol e poucas nuvens na maior parte do estado. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), essa condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo seco e mais quente.

As manhãs continuam com clima ameno, com mínimas previstas entre 13°C e 16°C. Ao longo do dia, as temperaturas sobem rapidamente e podem atingir até 33°C, especialmente nas regiões norte, nordeste, sudoeste e pantaneira.

Confira os destaques por região:

– Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 13°C e 17°C e máximas de 27°C a 30°C.
– Sudoeste e Pantanal: mínimas entre 19°C e 25°C e máximas de 31°C a 33°C.
– Bolsão, leste e norte: mínimas de 16°C a 20°C e máximas entre 30°C e 32°C.
– Campo Grande: mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 29°C e 31°C.

Umidade e ventos

Devido à presença do ar seco, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa, com índices entre 25% e 45%, o que requer atenção redobrada com hidratação e cuidados com a saúde, especialmente durante as tardes.

Os ventos sopram do quadrante leste, com intensidade entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas acima de 50 km/h em algumas regiões.

Possibilidade de chuva

Apesar do domínio do tempo seco, há chance de pancadas de chuva isoladas, principalmente nas regiões sul e sudoeste do estado. Essa possibilidade se deve à atuação de cavados em médios níveis da atmosfera, associados ao avanço de uma frente fria.

Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS
Foto: Saul Schramm/Secom/Arquivo

Busca ativa da Secretaria Municipal de Saúde faz aumentar 180% vacinação de grupos prioritários

Trabalho foi realizado pelos profissionais de saúde em duas regiões de Ponta Porã e aumento da vacinação aconteceu em comparativo com o Dia D

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, está utilizando a estratégia de busca ativa para aumentar o percentual de vacinação das pessoas que integram os chamados grupos prioritários. No último sábado, durante o trabalho dos profissionais de saúde foi constatado aumento de 181% de vacinados em uma região do município em comparação com o número que compareceu para tomar a vacina contra a gripe no Dia D, que aconteceu no dia 10 de maio.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a região que teve o melhor resultado no último sábado, dia 17, foi da microárea atendida pela unidade ESF Anderson Luís Monteiro Godoy, na Vila Áurea. Enquanto no Dia D apenas 38 pessoas dos grupos prioritários compareceram para tomar as doses da vacina contra o vírus influenza, na busca ativa do dia 17 foram vacinadas 107 pessoas, perfazendo um aumento de 181%.


Também foi um sucesso a busca ativa realizada pelos profissionais de saúde do ESF José Alberto Ferreira Neves, que atende a população da região do Jardim Alegrete. No Dia D, 44 pessoas dos grupos prioritários compareceram para tomar a vacina. Já com a busca ativa do último sábado foram vacinadas 119 pessoas consideradas prioritárias nesta região de Ponta Porã, representando um aumento de 170% em relação ao número atingido no Dia D.


A Secretaria Municipal de Saúde também está realizando outras ações para aplicação das doses da vacina contra a gripe que agora está liberada para todos os grupos da população. Na última sexta-feira, dia 16, no Horto Florestal, foram aplicadas 186 doses contra a gripe e 10 doses de vacinas de rotina. No sábado, dia 17, foram aplicadas 394 vacinas contra gripe e 61 doses de vacinas de rotina. Já no domingo, dia 18, foram mais 462 doses aplicadas contra gripe e 156 doses de vacinas de rotina, totalizando 1.198 doses aplicadas somente no final de semana passado.


A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. A vacinação está liberada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, basta procurar uma unidade básica de saúde.

Edilson José/Assessoria de Comunicação

Ponta Porã sediará primeira sala de situação binacional de saúde no Brasil

A cidade de Ponta Porã, localizada na faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai, será o primeiro município brasileiro a abrigar uma sala de situação binacional de saúde. Com previsão de início das operações já nos próximos trinta dias, a estrutura integra um plano estratégico do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que visa intensificar o monitoramento epidemiológico, fortalecer a resposta rápida a surtos e fomentar a integração entre os sistemas de saúde dos dois países.

Este modelo pioneiro de cooperação internacional, inédito no Brasil, será expandido em etapas para os municípios de Mundo Novo e Porto Murtinho, também na fronteira com o Paraguai. As salas funcionarão como núcleos técnicos de vigilância epidemiológica, equipadas com ferramentas avançadas de georreferenciamento, painéis integrados com dados em tempo real, e sistemas de alerta automatizados para doenças como dengue, covid-19, síndromes respiratórias e outras arboviroses.

A proposta foi formalmente apresentada durante reunião binacional no mês anterior, ocasião em que representantes do Ministério da Saúde do Brasil, autoridades sanitárias do Paraguai, organismos internacionais e gestores municipais das três cidades envolvidas alinharam estratégias para a integração dos protocolos de saúde pública.

Monitoramento conjunto e decisões compartilhadas

Segundo Larissa Castilho, superintendente de Vigilância em Saúde da SES, a iniciativa marca um avanço significativo na política de saúde pública fronteiriça. “Esta é a primeira vez que o Brasil implementa salas de situação com uma nação vizinha, o que simboliza um novo patamar de cooperação regional. A sala de situação permitirá um monitoramento mais eficaz, com decisões rápidas e coordenadas, resultando em uma resposta mais eficiente às emergências sanitárias que ocorrem nas zonas de fronteira, onde a circulação de pessoas é intensa e constante”, pontua.

Os centros contarão com profissionais técnicos brasileiros e paraguaios atuando em regime conjunto, trocando informações de forma simultânea e padronizada. Um banco de dados unificado permitirá o compartilhamento de históricos de vacinação, casos notificados e evolução de doenças. Mapas interativos com tecnologia de inteligência de dados identificarão zonas de risco, possibilitando respostas segmentadas e mais precisas.

Tecnologia a serviço da saúde pública

Marcos Espindola, coordenador de Tecnologia da Informação da SES, destaca o papel essencial da inovação tecnológica no novo modelo. “A plataforma desenvolvida fornece painéis dinâmicos e automatizados que cruzam dados georreferenciados, acionam alertas e geram relatórios em tempo real. Isso transforma a vigilância em saúde em uma ação proativa e não mais apenas reativa. Com essas ferramentas, os gestores locais terão condições de tomar decisões com base em evidências sólidas, otimizando recursos e protegendo vidas”, afirma.

Além disso, como forma de suporte estrutural, o governo estadual entregou computadores e equipamentos às prefeituras envolvidas para viabilizar a operacionalização das salas de situação. O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, acompanhou pessoalmente a entrega dos recursos. “Queremos garantir que os municípios tenham condições técnicas para implantar e manter essa estrutura, e que ela sirva de modelo para outras regiões de fronteira”, comentou.

Planejamento escalonado e capacitação internacional

O cronograma do projeto prevê um planejamento detalhado por fases. No segundo quadrimestre de 2025, será concluído o alinhamento de protocolos e as definições da infraestrutura. A instalação física das salas está agendada para o terceiro quadrimestre do mesmo ano, e, no primeiro quadrimestre de 2026, as ações já estarão em avaliação com base em indicadores e métricas de eficácia.

Ponta Porã, no entanto, encontra-se à frente dos demais municípios. O prédio que abrigará a primeira sala de situação já está sendo equipado, com previsão de inauguração dentro de quatro semanas. A capacitação das equipes técnicas está em curso, com a participação de profissionais do Paraguai e do Brasil em cursos sobre protocolos internacionais de resposta sanitária.

Mapeamento da rede de saúde e integração transfronteiriça

A construção dessas salas de situação está ancorada em um termo de cooperação firmado entre Brasil e Paraguai, que estabeleceu como um de seus pilares o mapeamento completo da rede de saúde nas áreas de fronteira. O levantamento contempla capacidade hospitalar, estrutura física, recursos humanos e equipamentos disponíveis em municípios como Ponta Porã, Pedro Juan Caballero, Mundo Novo, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

Crhistinne Maymone, secretária-adjunta da SES, explica a importância dessa etapa diagnóstica. “O mapeamento nos permite conhecer em profundidade a realidade local. Ao cruzar dados de oferta e demanda, podemos identificar gargalos e onde os investimentos devem ser concentrados. Isso possibilita a criação de uma rede articulada, pronta para agir de maneira coordenada e eficaz diante de qualquer emergência sanitária.”

Modelo inovador deve se expandir para outras fronteiras

A experiência de Ponta Porã servirá como referência para futuras implantações em outras regiões de fronteira do Brasil. A meta do governo estadual é promover a integração progressiva entre municípios brasileiros e países vizinhos como Bolívia e Argentina, estabelecendo um padrão unificado de resposta sanitária nos principais corredores de circulação internacional.

A perspectiva é de que, com a consolidação do projeto, haja uma redução substancial no tempo de resposta a surtos e epidemias, além de uma melhoria geral na qualidade da vigilância epidemiológica. Mais do que um avanço tecnológico, trata-se de um novo paradigma de cooperação regional que valoriza a solidariedade internacional, a ciência e a proteção da vida humana.

Iniciado o 1° Campeonato Movidos/Itaipú de Futebol Terrão com equipes de Ponta Porã e Pedro Juan

No último domingo, 18 de maio, teve início o aguardado 1° Campeonato Movidos/Itaipú de Futebol Terrão, realizado na Chácara do Betão (Roberto Carlos Cunha), no bairro Itaipú, em Ponta Porã (MS). A competição reúne 16 equipes, com representantes tanto do lado brasileiro quanto do paraguaio, com destaque para times de Pedro Juan Caballero, fortalecendo a integração esportiva na fronteira.

O evento contou com a presença especial do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Ricardo Luís Vilaverde de Torraca, que foi homenageado com uma camiseta da equipe CAJI/MONZA, demonstrando o apoio institucional ao futebol de base e amador na região. A organização do campeonato está a cargo de uma dedicada comissão composta por Emiliano Gonçalves, Jones Gonçalves (Didi), Wanderley Ventura (Chico), Natália Ximenes e Ana Ximenes, com arbitragem de Victor Hugo, José Roberto e Gilmar.

A comissão organizadora agradece o importante apoio da Prefeitura de Ponta Porã, por meio do prefeito Eduardo Esgaib Campos, dos secretários Ricardo Torraca (Esporte e Lazer) e Joanilson Zeferino dos Santos (Obras e Urbanismo), além do suporte dos vereadores Reinaldo Jalasca e Carlos Bordão e empresas parceiras. A competição promete movimentar a comunidade, incentivar o esporte e fortalecer os laços entre os povos da fronteira.

Esporte é vida!
Acompanhe as próximas rodadas e fique por dentro das emoções do terrão mais animado da região!